Documentário da Netflix sobre redes sociais está a dar que falar

O documentário procura explicar como os algoritmos e motores de busca funcionam, de forma a manter os utilizadores a interagir.

203

O projeto do realizador Jeff Orlowski “The Social Dilemma”, ou “O Dilema das Redes Sociais”, em português, estreou na Netflix há poucos dias mas não tem deixado ninguém indiferente.
Numa sociedade em que as redes sociais imperam e são consideradas parte do nosso dia-a-dia, interessa perceber o que está por detrás daquilo que aparenta. E é exatamente isso que este famoso documentário explica: de que forma os nossos dados são monetizados, sem nos apercebermos.

Muitos são os pontos negativos que o documentário de Jeff Orlowski aponta às redes sociais, mas também são mencionados alguns benefícios, sem descurar da ideia de que os seus algoritmos deveriam ser redesenhados com maior nível de responsabilidade.

“The Social Dilemma” conta com participações de personalidades conhecidas como o co-inventor do botão “Gosto”, Justin Rosenstein e o antigo presidente do Pinterest e ex-Diretor de Moneterização do Facebook, Tim Kendall.