“HÁ AINDA MUITO TRABALHO PARA AS MULHERES FAZEREM E O MEU ÚNICO CONSELHO É: FAÇAM-NO!”

Considera-se uma mulher privilegiada, mas desengane-se quem pensa que alguma coisa lhe foi dada de mão beijada, pois teve sempre, ao longo da sua carreira, de ultrapassar e alcançar desafios para chegar onde chegou hoje. Falamos de Márcia Martins, CEO & Diretora Clínica do Albufeira Health Institute ® by Clínica Dentária Dr. Cris Piessens, Lda., que nos deu a conhecer o seu lado profissional e pessoal, e deixou um lembrete às mulheres, “Há ainda muito trabalho para as mulheres fazerem e o meu único conselho é: façam-no”.

55

Comecemos pelo início, o nascimento deste novo projeto de saúde no Algarve. Porquê a escolha da região, de Albufeira, e as mais valias que trará à saúde dentária dos cidadãos.
Este é, acima de tudo, um projeto de continuidade de uma clínica que já opera em Albufeira desde 1994 e da qual já é esperado um padrão de qualidade elevado, que em 2018 nos valeu um prémio de melhor clínica dentária. Aliada à filosofia de trabalho em que os nossos pacientes já confiam há 26 anos, a nova marca acrescenta um novo foco na especialização das diferentes áreas da Medicina Dentária com um corpo clínico de renome.

Esta é uma marca que nasce num ano completamente atípico e que decerto não estaria na vossa mente quando tudo começou a acontecer. Sentiram de alguma forma o impacto?
Não sendo o ano ideal para novas apostas sentimos que a natural evolução da clínica, nomeadamente no sentido da especialização da sua oferta, era inevitável, com ou sem os constrangimentos que 2020 impôs por todo o Mundo.

O que tem realizado a Clínica neste contexto de Covid-19 para proteger e assegurar as melhores condições de segurança e qualidade sanitária dos trabalhadores e seus utentes?
Para além de todas as regulamentações obrigatórias que, entre outros, incluem a redução do número de pessoas na sala de espera, o uso obrigatório de máscaras pelos pacientes e de EPI completos e descartáveis pela equipa clínica, instituímos várias outras medidas como a redução do número de consultas em simultâneo, o recurso a teleconsultas, a rotação das salas de trabalho para mais eficiente arejamento das mesmas, registo da temperatura de todos os funcionários e pacientes, entre outros.

Passemos à Márcia Martins. O que acha que a diferencia, que a faz ser reconhecida internamente na equipa e o porquê de ser dentista e de ter aceitado o desafio de assumir a direção e continuidade da clínica?
Não serei a melhor pessoa para fazer esse juízo, contudo, devo frisar que aposto no trabalho de equipa. Não só pela interdisciplinaridade promovida entre os clínicos das várias áreas, mas também pelo reconhecimento da importância que todos os colaboradores têm no sucesso da clínica. Aceitei o desafio de assumir uma estrutura desta envergadura pois ao fim de quase uma década a trabalhar ao lado de todas estas pessoas é realmente um privilégio poder crescer com elas.
A paixão pela Medicina Dentária começou cedo, aliando o meu gosto pela construção artística e pela saúde, é uma profissão de desafios diários e de extrema exigência.

Sentiu na pele ao longo da sua carreira algum desconforto ou entrave por ser Mulher e, ao mesmo tempo atualmente, como Diretora Clínica?
Considero-me uma Mulher bastante privilegiada e com a sorte de poucos entraves terem sido colocados graças ao meu género. Posso dizer que no início alguns pacientes julgaram uma Mulher ser porventura demasiado delicada e preferiram consultar a “mão masculina” do Dr. Cris Piessens, anterior Diretor Clínico. Contudo ao longo dos anos os pacientes vieram a reconhecer o meu trabalho e dedicação diária, pelo que a transição para Diretora Clínica em 2020 foi já vista com naturalidade por todos, atualmente não sendo notória qualquer evasão dos pacientes a serem tratados por uma Médica Dentista.

Que desafios podemos esperar no futuro da Albufeira Health Institute, algum reforço das áreas de saúde ou será apenas e só uma marca especializada no âmbito da saúde dentária?
Atualmente o nosso foco é na oferta de tratamentos de saúde dentária especializados e de qualidade, sendo nossa pretensão a permanente evolução nesse sentido embora não seja inconcebível uma expansão da nossa filosofia de trabalho a outras áreas da saúde.

No âmbito do empoderamento e liderança empresarial, que conselho dá às mulheres que estão no mercado em vários setores de atividade, para seguirem o seu bom exemplo?
Passaram já 33 anos desde que Simone de Beauvoir escreveu que “É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separa do homem”, mas há ainda muito trabalho para as mulheres fazerem e o meu único conselho é: façam-no.

Finalmente aos Algarvios, o que lhes têm a dizer sobre o projeto/marca e que conselhos/referências lhes deixa no que concerne à v/ atividade/espaço?
Aos milhares de pessoas que já nos conhecem: podem continuar a procurar-nos no mesmo espaço onde vão encontrar o atendimento e padrões de qualidade a que se habituaram, agora com uma maior variedade de serviços aliados às mais recentes tecnologias permitindo maior conforto e previsibilidade nos tratamentos. A todas as outras pessoas que morem ou estejam “de passagem” pelo Algarve: caso pretenda reestabelecer e/ou manter a sua Saúde Oral pode vir conhecer um staff experiente, dedicado e multilingue no Albufeira Health Institute.