“TER ORGULHO NO QUE SE FAZ É UM MOTOR IMPORTANTÍSSIMO PARA A MOTIVAÇÃO E SUCESSO”

“Tudo se resolve e “nunca se desiste” são as máximas que Célia Crato, HR & Quality Manager do Wyndham Grand Algarve, aplica no seu dia a dia laboral e enquanto membro da managing team de uma equipa que, segundo a própria, é um dos pontos fortes desta unidade hoteleira.

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Além de pertencer àquela que é a maior empresa de franchise de hotéis do mundo, quais são os pontos diferenciadores do Wyndham Grand Algarve – o primeiro Wyndham Grand na Península Ibérica -, tendo a região do sul de Portugal um mercado hoteleiro competitivo dado à procura constante de turistas?
O Wyndham Grand Algarve localiza-se numa das mais bonitas zonas da região do Algarve: no coração da Quinta do Lago, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, onde os valores paisagísticos e ambientais são inestimáveis e dispensam apresentações. A par da localização, o WGA possui condições únicas que o tornam num espaço fantástico. As suas 132 suites, espaçosas e bem equipadas foram recentemente renovadas, possuindo agora uma decoração bastante atual que as tornam ainda mais atrativas. Os restaurantes e espaços comuns vão também passar por este processo de renovação, o que nos permitirá tirar o máximo proveito dos espaços já existentes, atualizando-os e elevando-os em concordância com o nível de serviço que queremos prestar aos nossos clientes, já a partir de janeiro de 2021, altura em que se prevê que estes trabalhos estejam e mês durante o qual o Wyndham Grand Algarve planeia a sua soft opening.
Salas de conferências, piscinas, ginásio e spa vêm complementar a oferta e dotar o Wyndham Grand Algarve de fatores competitivos interessantes e diferenciadores em relação ao existente nas proximidades, constituindo motivos de seleção por parte dos clientes.
Mas não poderia terminar sem referir as pessoas que aqui trabalham como um dos principais fatores diferenciadores. Pessoas que todos os dias dão o melhor de si para ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes, mesmo em tempos difíceis como os que atravessamos.

Falemos da Célia Crato. Sendo Diretora de RH, como se cruzou a sua vida profissional com o turismo e como chegou ao Wyndham Grand Algarve?
Em janeiro de 2000 comecei a trabalhar na Marina de Vilamoura, S.A., empresa que na altura fazia parte do Grupo André Jordan (grupo que reunia, entre outras, as empresas responsáveis pela gestão dos campos de golfe e por toda a gestão urbanística e desenvolvimento imobiliário de Vilamoura). Recém-licenciada em engenharia do ambiente, pela Universidade Nova de Lisboa, comecei a exercer gestão ambiental primeiro na marina e mais tarde nas restantes áreas de negócio do grupo. Desde essa época, desenvolvi sempre a minha atividade profissional na área do turismo. Mas foi em 2007 que, ao juntar-me à equipa do Monte da Quinta Resort (anterior nome desta unidade hoteleira), iniciei a minha atividade em hotelaria, inicialmente nas áreas de gestão ambiental e da qualidade e desenvolvimento organizacional e, desde 2014, como gestora de RH. Em janeiro deste ano, após a venda do hotel e alteração da entidade gestora, o Monte da Quinta Resort deu origem ao atual Wyndham Grand Algarve. É caso para se afirmar que foi o Wyndham Grand Algarve que chegou até mim e não eu que cheguei ao Wyndham Grand Algarve.
Como líder, o que acha que a diferencia, que a faz ser reconhecida internamente e o que os seus RH’s seguem como uma linha condutora no dia a dia laboral?
Bem, não sei se é o que me diferencia, talvez seja mais o que caracteriza. Tenho um enorme respeito por todos os colaboradores e que é idêntico, independentemente do cargo que ocupam ou grau de responsabilidade das respetivas funções. Tratar todos com respeito e dignidade durante o seu ciclo de vida na empresa, desde o recrutamento à saída, é um dos meus princípios. Sou uma pessoa muito determinada e resiliente e quem trabalha comigo sabe que aplico as máximas “tudo se resolve” e “nunca se desiste”. Interesso-me genuinamente pelo bem-estar de todos, por poder contribuir para que tenham as melhores condições para poderem dar o seu máximo contributo para a empresa e para que se sintam orgulhosos por isso. Ter orgulho no que se faz é um motor importantíssimo para a motivação e sucesso!
Penso que seja isto, mas a resposta mais acertada a esta questão seria a dada pelas pessoas que comigo trabalham.

Sentiu na pele ao longo da sua carreira algum desconforto ou entrave por ser Mulher e, ao mesmo tempo atualmente como DRH?
Aqui, tenho de confessar que não. Talvez seja a exceção que, infelizmente, ainda confirma a regra. Mas a verdade é que sempre me senti tratada com respeito, reconhecida pelo meu desempenho e nunca experienciei qualquer tipo de desconforto, entrave ou injustiça que possa atribuir ao facto de ser Mulher.

Que desafios podemos esperar no futuro da Wyndham Grand Algarve e que fatores diferenciam trabalhar nesta unidade hoteleira de outras?
O Wyndham Grand Algarve partilhará desafios semelhantes em relação aos seus concorrentes e empresas ligadas ao setor. Do ponto de vista operacional, e a braços com o imprevisto pandémico, o desafio será o de proporcionar estadias únicas e experiências memoráveis, não obstando as medidas e regras sanitárias restritas seguidas pelo hotel.
Do ponto de vista estratégico, o desafio atual e futuro será o de estimular a procura e aumentar a quota de mercado. Cingindo-nos apenas às variáveis que conseguimos controlar, o Wyndham Grand Algarve aposta e apostará sempre em aumentar o nível de serviço, através da crescente formação dos seus colaboradores e da criação de ofertas que acrescentem valor e proporcionem experiências únicas ao hóspede. Neste sentido, novas parcerias serão estabelecidas e o suporte da marca Wyndham será crucial nesta nova fase.
O facto de pertencermos a um dos grupos hoteleiros de referência a nível internacional, do hotel estar a passar por uma profunda renovação que irá deixar todos os espaços (interiores e exteriores) mais atuais e ainda mais agradáveis e a equipa que aqui trabalha são, em minha opinião, os principais fatores diferenciadores.
Fazer parte de uma cadeia internacional permite ter acesso a formações e conhecimento que constituem uma mais valia-importante para quem pretende desenvolver a sua carreira nesta área. Trabalhar num hotel, totalmente renovado, numa localização fantástica como a nossa, é algo que nos enche de orgulho e esse orgulho, como já referi, é um importante fator de motivação e de atração de novos membros para a equipa ou talentos, se quisermos utilizar uma expressão mais atual.
Enquanto equipa, temos uma ligação muito forte e um grande espírito de entreajuda. Temos gosto em receber, como não poderia deixar de ser nesta área de atividade, e acolhemos muito bem os novos team members, sejam eles colaboradores ou estagiários, profissionais ou estudantes. Temos uma equipa que se motiva com projetos agregadores e que tem um forte sentido de compromisso e uma ligação fortíssima ao hotel.
O desafio que se coloca atualmente é, precisamente, manter esta essência nestes tempos em que somos obrigados a tomar decisões difíceis, mas necessárias.

O que tem realizado o v/ Grupo Hoteleiro neste contexto de Covid-19 para proteger e assegurar as melhores condições de segurança e qualidade sanitária dos trabalhadores?
Desde o primeiro momento que seguimos as diretrizes que foram sendo publicadas e revistas pela autoridade de saúde. Assim como as orientações da Direção Geral da Saúde, também as nossas medidas foram sendo revistas e ajustadas, sempre com o objetivo de salvaguardar a saúde dos nossos colaboradores, dos nossos hóspedes e restantes stakeholders que interagem connosco. Disponibilização de soluções para desinfeção de mãos e de máscaras de proteção (as quais são de utilização obrigatória em espaços comuns e sempre que não é possível assegurar o distanciamento físico), medição de temperatura corporal à entrada do local de trabalho, estabelecimento de capacidade máxima na utilização de espaços comuns, como o refeitório ou os balneários, e no transporte providenciado pela empresa são algumas das medidas implementadas. Para além destas, promovemos sessões de esclarecimento e divulgamos várias informações que têm como objetivo manter os nossos colaboradores consciencializados para a importância da prevenção e para o impacto desta doença nas nossas vidas, no nosso hotel. Por último, gostaria de destacar e, na sequência das diretrizes recebidas por parte da Wyndham, a nomeação da nossa Hygiene Hero: colaboradora que tem como missão garantir que todas as medidas definidas estão a ser efetivamente implementadas no terreno, trabalhando de perto com todos os colaboradores, reforçando a consciencialização para esta temática, esclarecendo dúvidas e ajudando a rever metodologias de trabalho, entre outros.

Que mensagem deixa ao nosso leitor e ao público em geral num momento tão conturbado em que todos vivemos e às mulheres no âmbito do empoderamento e liderança empresarial?
Temos que ser inteligentes e tirar o melhor partido de tudo o que nos acontece. O contexto de desaceleração ou, até mesmo, de paragem que vivemos é o momento indicado para fazermos a pausa, que nunca tivemos tempo, e para fazer um balanço das nossas vidas. E na sequência do resultado desse balanço deveremos agir. Agir para alterar o que não gostamos, para encontramos soluções criativas e inovadoras para os nossos desafios, para reforçar a nossa rede de contactos e as nossas relações pessoais, para aumentarmos as nossas competências, para dedicarmos tempo àquilo que nos dá prazer e nos faz falta, para sermos melhores pessoas, melhores profissionais. Temos a obrigação de sair melhores e mais fortes de tudo isto, com uma capacidade redobrada para resolver desafios e ultrapassar obstáculos.