Além disso, com esta otimização do packaging, a DS Smith conseguiu reduzir o número de transportes necessários para a entrega de produtos, eliminando mais de 2 milhões de viagens das estradas urbanas de todo o mundo e alcançando assim uma redução de cerca de 32.000 toneladas de CO2e.
Alex Manisty, Head of Strategy do Grupo, afirma: “Na DS Smith, estamos empenhados em contribuir para a economia circular, e para impulsioná-la utilizamos o nosso expertise em inovação do packaging. A nossa capacidade de proporcionar os mais altos níveis de desempenho, através de um melhor desenvolvimento, resultou num impacto ambiental tangível. Quer se trate de reduzir as emissões de carbono das cadeias de fornecimento ou de proporcionar processos de reciclagem de circuito fechado, continuaremos a desenvolver soluções circulares adequadas ao mundo em constante mudança no qual vivemos”.
Este sistema de trabalho focado na otimização é agora ainda mais relevante, ao aproximar-se o período natalício, época alta do e-commerce. Para além do habitual aumento do consumo associado às compras de Natal, este ano somam-se as precauções a ter em termos de mobilidade devido à pandemia. Estudos recentes mostram que 89% dos adultos continuarão a fazer compras online ao mesmo nível, ou até mais, após o confinamento. Neste contexto, e graças às novas medidas da DS Smith, os clientes que optarem por packaging sustentável assistirão a uma redução das emissões de CO2 nas suas cadeias de fornecimento.
Design Circular, onde começa o caminho em direção à sustentabilidade
O processo de otimização do packaging começa com a aplicação dos Princípios de Design Circular da DS Smith, desenvolvidos em conjunto com a Fundação Ellen MacArthur e centrados não só em facilitar a reciclagem, como também em evitar a produção de resíduos, prolongar a vida útil dos produtos e materiais e contribuir para a proteção do ambiente.
Além disso, a otimização dos processos de fabrico significa um melhor desempenho em toda a produção de packaging da DS Smith, que totaliza 17 mil milhões de caixas por ano. O desempenho continua a ser um requisito fundamental na cadeia de fornecimento do e-commerce. Assim, através do processo de testes da DS Smith DISCS™ – que reproduz as quedas, impactos, choques, esmagamentos e abanões do transporte – o packaging otimizado demonstra oferecer os mesmos níveis de proteção, ou até mesmo superiores, do que o standard.
Como parte da sua estratégia de sustentabilidade ‘Now and Next’, lançada recentemente, a DS Smith comprometeu-se a proteger os recursos naturais tirando o máximo proveito de cada fibra e reduzindo os resíduos e a poluição através de soluções circulares, o que inclui retirar 250.000 camiões das estradas.