Início Atualidade Vestuário perde 435 milhões de euros até setembro

Vestuário perde 435 milhões de euros até setembro

0
Vestuário perde 435 milhões de euros até setembro

No total, entre janeiro e setembro as exportações de vestuário atingiram 1,91 mil milhões de euros, em comparação 2,35 mil milhões de euros no mesmo período do ano passado.

As vendas para Espanha baixaram 31,4%, para 645 milhões de euros, face a 940 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019. As quedas são generalizadas no top 10 de principais destinos do vestuário português, incluindo, por ordem decrescente de importância, França (-6,4%), Alemanha (-5,5%), Reino Unido (-10,7%), Itália (-7,7%) e EUA (-14,8%).

Tendo em conta apenas o valor mensal, a quebra agravou-se (em agosto tinha sido de 5,2%) e as exportações baixaram 11,9% em comparação com setembro de 2019.

«A indústria de vestuário encontra-se numa situação difícil desde o início da pandemia e os números das exportações de setembro vêm comprovar que a recuperação está longe de acontecer», afirma César Araújo, presidente da ANIVEC.

«Aliás, convém sublinhar que estes dados ainda não refletem o impacto da segunda vaga de Covid-19 que está a afetar toda a Europa e que vai, com certeza, pesar sobre este sector, que é o segundo mais afetado a seguir ao turismo. O confinamento que está já a ser implementado nos diferentes países vai prejudicar enormemente o negócio e não há qualquer vislumbre de recuperação no horizonte», acrescenta.