Início Atualidade Lisboa vai rastrear diabetes na população mais vulnerável

Lisboa vai rastrear diabetes na população mais vulnerável

0
Lisboa vai rastrear diabetes na população mais vulnerável

Estes rastreios decorrem até ao final de dezembro de 2020, nos polos de distribuição alimentar a famílias identificadas pelas juntas de freguesia e das entidades parceiras do Programa de Apoio Alimentar da CML . O rastreio consiste numa avaliação de risco de diabetes tipo 2, feita por profissionais de saúde. Em caso de resultado de elevado risco, é feito um teste de diagnóstico de diabetes, através da recolha de uma pequena amostra de sangue por picada no dedo, no local, com resultado em minutos. Consoante os resultados obtidos, a pessoa pode ser referenciada para consulta e seguimento no Centro de Saúde da sua área ou, se necessário, encaminhada para uma primeira consulta de urgência na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

O projeto “Lisboa a mudar a Diabetes” decorre no âmbito do programa “Cities Changing Diabetes Lisboa” que tem como parceiros a Câmara Municipal de Lisboa, a APDP, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Nova Medical School, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e a Novo Nordisk Portugal (https://www.citieschangingdiabetes.com/cities/lisbon.html).

Esta iniciativa terá também uma componente de sensibilização e literacia em saúde e um questionário sociodemográfico e de avaliação da vulnerabilidade, o que somado ao apoio alimentar, permitirá um maior acompanhamento social e de saúde desta população de Lisboa.

Considerando que as pessoas com diabetes correm maior risco de sofrer complicações e ficar gravemente doentes em caso de infeção por Covid-19, torna-se crucial apoiar as populações que se encontram mais vulneráveis. Com esta iniciativa, a cidade de Lisboa, para além de intervir diretamente em casos e pessoas concretas, ficará com um conhecimento mais aprofundado sobre a vulnerabilidade desta população, tanto na componente social como na componente saúde. Para o município, o projeto representa uma oportunidade para alcançar o seu objetivo de melhorar a vida das pessoas com diabetes e de quem está em risco de desenvolver esta doença, que se estima que atinja mais de 10,5% da população da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Com esta iniciativa, a cidade de Lisboa dá também cumprimento a um dos desígnios da OMS: “Não deixar ninguém para trás”.