“ESTAMOS SEMPRE A INOVAR E A SER CONSIDERADOS OS PRIMEIROS, OS MELHORES… SEMPRE”

A quantidade de prémios e reconhecimentos que a Rainbow Portugal alcançou ao longo dos tempos, desde que chegou a Portugal em 1993, revela e bem os padrões de excelência e qualidade pelas quais a marca se rege, tudo para servir os seus clientes de uma forma profissional, transparente e rigorosa. Fernanda Alves, Presidente e CEO da Rainbow Portugal, é o rosto do sucesso da marca e, em entrevista à Revista Pontos de Vista, assegurou que este é um negócio de pessoas, sendo que o foco principal é cuidar dos clientes e das equipas da marca, garantindo algo essencial, “que oferecemos qualidade e que estamos sempre a inovar e a ser considerados os Primeiros, os Melhores… Sempre".

2331

A Fénix Lusitana é o importador exclusivo e representante da marca Rainbow Portugal desde 1993. Contando já com largos anos de uma sequência de inúmeras conquistas e vitórias, como nos pode descrever a evolução da mesma ao longo do tempo?
Desde que a Rainbow chegou a Portugal em 1993 tem vindo a construir a sua reputação como produto e empresa líder no mercado. Vinte e sete anos depois, a Rainbow Portugal orgulha-se de representar um produto de excelência com 80 anos de história, de ser a família profissional de mais de 500 agentes autorizados e mais de 200 colaboradores, de ser uma empresa de gerações em constante crescimento e de continuar a ser uma referência de qualidade e confiança para os nossos mais de 325 mil clientes em Portugal.
A nossa dedicação e paixão pelo que fazemos e representamos levou-nos à conquista de 70 prémios da Rexair como organização nº 1 no mundo entre mais de 80 países e a deter o recorde de ganhar consecutivamente 13 desses prémios.
Ao longo dos anos fomos também premiados Escolha do Consumidor por quatro anos consecutivos, Produto 5 Estrelas em 2015 e 2016 e Produto do Ano em 2014 e 2020.
Somos recomendados pela Fundação Portuguesa do Pulmão e mantivemos os nossos certificados da Fundação Americana de Asma e Alergias, da Associação Americana de Fabricantes de Eletrodomésticos que certifica a Rainbow como um aparelho de higienização do ar comprovado, e do Instituto das Carpetes e Tapetes por satisfazer os padrões da indústria de alcatifas no que respeita à eliminação de sujidade, redução do pó e aparência da alcatifa.
Tudo aquilo que temos vindo a atingir é fruto de uma equipa unida, que partilha a mesma missão, visão e valores. Somos reconhecidos por pensarmos sempre em novas formas de inovarmos e reinventarmos para sermos os primeiros.
Atualmente, a Rainbow conta com 21 escritórios ativos em Portugal e investe continuamente no crescimento pessoal e profissional da equipa para dar continuidade à missão de proporcionar ambientes saudáveis e limpos às famílias portuguesas.

Exemplo concreto desse sucesso – e mais recentemente -, a Rainbow foi considerada Escolha do Consumidor 2020 e o seu modelo SRX foi eleito Produto do Ano 2020. Qual é a razão deste êxito? Qual tem sido o elemento-chave?
O novo modelo Rainbow SRX surgiu em Portugal em novembro de 2019 e, olhando para trás, foi como se os engenheiros da Rexair tivessem previsto os desafios que iriamos enfrentar ao nível da saúde neste ano de 2020 e os benefícios que este modelo inovador da Rainbow iria trazer às famílias de todo o mundo. A Rainbow é, sem dúvida, o reflexo de uma genuína preocupação com a saúde e o bem-estar das pessoas, o que levou o governo dos EUA a considerar recentemente o equipamento Rainbow e os seus escritórios um produto e serviço essenciais por estar certificado para a limpeza do ar.
Termos sido premiados a marca Escolha do Consumidor 2020 na categoria de Sistemas de Higienização e o modelo SRX ter sido eleito Produto do Ano 2020 apenas prova a responsabilidade que a minha equipa tem em prestar um serviço digno e honesto e a importância que os portugueses dão à saúde e, consequentemente, à limpeza das suas casas, exigindo como aliado não um aspirador convencional mas um sistema de limpeza que apresente resultados eficazes, notórios e duradouros, combinando praticabilidade e inovação. Quando os portugueses decidem melhorar a saúde das suas famílias, encontram todas estas caraterísticas na Rainbow, o que a torna sempre a primeira opção.

Que vantagens este modelo Rainbow SRX traz à vida das pessoas? Quais são os seus aspetos diferenciadores?
A ideia de um sistema de limpeza doméstico nasceu com a Rainbow em 1922. O novo modelo SRX é o ponto de partida para uma nova era na limpeza da casa e o resultado de décadas de inovação, pesquisa, desenvolvimento e de constantes melhorias para que seja um sistema de confiança, que dure e que seja eficaz. É um modelo revolucionário que se distingue pelas mais de 20 novas funções e melhoramentos em relação aos modelos anteriores, oferece uma tecnologia mais recente e um design inovador capaz de garantir mais poder e eficácia, botões de controlo digital, um motor com quatro velocidades, novos encaixes, mais poder de sucção, um temporizador, maior durabilidade, uma nova tecnologia de levantamento automático e dez anos de garantia no motor e controlador.
Com mais de 80 anos de experiência como o principal fabricante de sistemas de limpeza a água, a Rexair fez do novo modelo Rainbow um sistema de higiene doméstico ainda mais forte, mais leve e mais fácil de usar na limpeza da casa em prol da melhoria do ar que respiramos e da nossa qualidade de vida.

A Rainbow foi certificada pela Fundação Portuguesa do Pulmão como um aparelho de limpeza e purificação do ar. Acredita que o facto de aliarem a tecnologia à saúde é uma mais-valia num mercado cada vez mais competitivo?
A Rainbow é recomendada pela Fundação Portuguesa do Pulmão desde 2014 e esta é uma das razões que nos deixa tão felizes por levarmos até aos portugueses aquele que é considerado o melhor equipamento de higiene e saúde do mundo. Ter a tecnologia aliada à saúde é, claro, uma mais-valia porque quando os nossos clientes escolhem o equipamento Rainbow, escolhem um equipamento com um filtro HEPA de alta eficiência que impede as finas partículas de pó e as bactérias de voltarem a ser lançadas para o ar que respiram. Escolhem um equipamento capaz de eliminar os ácaros, que limpa, lava e desodoriza ao mesmo tempo que faz a aspiração da sujidade. Escolhem um equipamento que aromatiza ao mesmo tempo lhes devolve um ar mais puro para respirarem.
Desde o início da pandemia, a Rainbow tornou-se numa das protagonistas na luta contra o COVID-19 e os nossos clientes ficaram gratos por conseguirem garantir um maior cuidado na higienização das suas casas. No contexto atual vimo-nos obrigados a adaptar-nos a novas rotinas, passamos mais tempo em casa em teletrabalho e a cuidar da família, onde por vezes o ar é mais perigoso para a nossa saúde, sendo a ventilação da mesma essencial. A Rainbow é conhecida por eliminar 99,9% das partículas do ar graças ao seu sistema de filtragem e essa eficácia torna-se ainda mais completa quando é utilizada a nossa solução concentrada Fresh Air, uma poderosa bactericida que possui propriedades terapêuticas, elimina fungos, bactérias e odores desagradáveis. Como a Rainbow é fundamental na prevenção de problemas respiratórios, nos últimos meses tivemos também uma participação ativa em ações de solidariedade através da disponibilização de equipamentos a lares da terceira idade e às unidades hoteleiras que acolhem doentes COVID-19, para suporte aos profissionais de saúde ao serviço no combate ao vírus.

Mudanças efetivas não são só parte integrante de qualquer empresa como são necessárias para uma readaptação a novas necessidades, tal como pede a sociedade. Assim, o que trará a mudança para as novas instalações em Alfragide nas práticas da marca e que outras serão ainda implementadas?
Quando conversei com a minha equipa sobre a mudança para as instalações de Alfragide, o objetivo sempre foi darmos continuidade ao trabalho de excelência a que os nossos clientes e distribuidores estão habituados. Esta mudança traz-nos mais visibilidade, aproxima-nos de outras grandes empresas e deu-nos também a oportunidade de aumentar a nossa equipa e de termos um espaço dedicado exclusivamente aos nossos clientes.

Atualmente as pessoas têm procurado ainda mais os vossos produtos. O que vos distingue no processo de relacionamento com o mercado e os clientes?
Não precisamos de anunciar ou vender o nosso produto. Somos a única empresa que paga um bónus aos nossos agentes apenas por mostrarem o nosso produto profissionalmente (independentemente do resultado). As pessoas veem o valor do equipamento e decidem comprá-lo e recomendá-lo… contamos sempre com a confiança e o “passar a palavra” dos nossos clientes para a continuidade da nossa empresa.

É legítimo afirmar que a pandemia provocada pela COVID-19, veio demonstrar, ainda mais, que o vosso produto é importante, principalmente num momento em que vivemos mais um confinamento?
Agora com a Covid notámos um aumento de recomendações do nosso produto por parte dos médicos e um aumento de pessoas a entrarem em contacto connosco porque estão interessadas em ter o nosso produto em casa para cuidar de suas famílias. Muitos dizem “devíamos tê-lo tido na nossa casa antes do confinamento”. As pessoas perceberam ainda mais que é uma necessidade numa casa. E há muitas pessoas qualificadas a quererem juntar-se à nossa empresa para melhorar suas vidas e a saúde de seus entes queridos e ao mesmo tempo agarraram a oportunidade que a Rainbow lhes dá de recuperarem o investimento do equipamento.

O que é ser líder de mercado no vosso segmento?
Ser líder no mercado é uma grande responsabilidade que levamos muito a sério. Estamos num negócio de pessoas, então o nosso foco principal é cuidar de nossos clientes e das nossas equipas e ao mesmo tempo garantir que oferecemos qualidade e que estamos sempre a inovar e a ser considerados os Primeiros, os Melhores… Sempre.

Enquanto Presidente e CEO da Rainbow Portugal, a que patamares pretende elevar a empresa? Qual é o próximo passo rumo a um futuro radiante?
Enquanto a minha responsabilidade e motivação permanecem com o mesmo peso e medida, o meu foco é manter a organização com uma estrutura sólida, estável, com consistência e um crescimento saudável. O nosso segredo é sermos mais do que uma máquina de limpeza, é fazer a diferença ao partilhar uma oportunidade sem limites, mudar vidas, acreditar e alcançar, ter uma fé inabalável e superar desafios. Na Rainbow aprendemos, crescemos, cuidamos e cumprimos sonhos e objetivos. Temos a ambição de nos tornarmos melhores para podermos ajudar outros a tornarem-se melhores e construirmos juntos a equipa de vendas diretas mais bem-sucedida do mundo. Pessoas melhores criam melhores pessoas, melhores famílias, melhores amigos, melhores clientes e melhores profissionais. Estamos num negócio de pessoas e entender essa responsabilidade leva-nos a um propósito ainda maior.
Em 2019, cerca de 1.300 pessoas que procuravam uma vida melhor viram na Rainbow Portugal a esperança de a encontrarem ao tornarem-se agentes autorizados Rainbow. Ao dia de hoje a Rainbow continua a demonstrar um crescimento notável na área da saúde, pela necessidade de um equipamento eficaz na limpeza doméstica, e no recrutamento dado à situação do aumento das despesas e do desemprego que Portugal atravessa. Ao representarmos um produto de excelência o meu objetivo é elevar ainda mais o nível de desempenho da empresa em tudo o que fazemos e eu sei que tenho a equipa perfeita para o fazer a todos os níveis. Os desafios que superámos tornaram-nos ainda mais unidos, fortes e dedicados em ter sempre a Rainbow nos nossos corações.
Planeio manter a Rainbow Portugal entre as três melhores organizações do mundo, apoiar os meus 19 distribuidores, abrir os novos escritórios em Évora e na Guarda com a ambição de conseguirmos ter um escritório em cada distrito de Portugal a dar ainda mais apoio aos nossos mais de 325 mil clientes, aumentar ainda mais a nossa equipa nacional de mais de 500 agentes autorizados, haver uma Rainbow em cada casa portuguesa, continuarmos a ser distinguidos como PME Excelência e manter a Rainbow Portugal unida, forte, confiante e apaixonada.