Início Atualidade “JUNTOS DEVEMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS, MAS SEM DESCUIDAR O NOSSO PLANETA”

“JUNTOS DEVEMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS, MAS SEM DESCUIDAR O NOSSO PLANETA”

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“JUNTOS DEVEMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS, MAS SEM DESCUIDAR O NOSSO PLANETA”

A empresa portuguesa Muse’s Soul decidiu investir em dois mercados, da saúde e do calçado. O que levou a investir em mercados tão diferentes?
A Muse’s Soul faz parte de um grupo que nasceu da paixão e projetos de diferentes pessoas, culminando num grupo que se entreajuda e partilha os seus recursos, contribuindo para um ecossistema empresarial sustentável e o que achamos ser o presente, mas também o futuro. Estamos todos motivados a trabalhar para o sucesso de todas as marcas, que se traduz numa grande dedicação e isso é palpável em todos os nossos produtos. Não queremos ser apenas mais uns, queremos ser uma referência em cada setor onde estamos inseridos.

A primeira marca lançada pela Muse’s Soul foi a Acquarell Shoes, cujo propósito passa por despertar-nos para a ideia de que somos livres de criar os sapatos perfeitos. Quais são os aspetos diferenciadores que destacam a Acquarell num mercado cada vez mais competitivo?
Na Acquarell, cada pessoa pode criar o sapato que considera perfeito para si, tornando-o único e exclusivo. Não há coleções, não seguimos tendências ou um tema. Num ritmo de consumo tão acelerado, temos de comprar mais conscientemente, preferindo qualidade a quantidade. A maior preocupação com o meio ambiente trouxe essa preferência por produtos de qualidade, intemporais, que não durem apenas uma estação e estas características traduzem-se no calçado Acquarell, feito à mão por mestres artesãos, em São João da Madeira. A nossa preocupação com a sustentabilidade levou-nos também a utilizar na nossa produção materiais reciclados, feitos a partir de plásticos extraídos do mar.

Foi essa preocupação com a sustentabilidade que vos levou a produzir as máscaras com materiais biodegradáveis. Como surgiu a ideia das máscaras Brisy?
As máscaras descartáveis são uma forma eficaz para evitar a propagação da covid-19, mas o seu uso massivo é já um problema ambiental de escala global. Estima-se um consumo de 126 biliões de máscaras descartáveis, por mês, durante 2020, uma parte destas máscaras passa do lixo para o fundo do mar, onde podem levar 450 anos para se desfazer. Cientes desta problemática e sempre alinhados com a responsabilidade social, decidimos lançar as máscaras Brisy, onde nos esforçamos para que o máximo dos materiais utilizados fossem biodegradáveis, desde a sua conceção ao próprio packaging, para minimizar o impacto ambiental negativo.

Além do uso de materiais biodegradáveis nas máscaras Brisy, que mais vantagens trazem?
Nem todas as máscaras descartáveis são iguais. As máscaras cirúrgicas são classificadas segundo as suas características, nomeadamente: a eficácia de filtragem bacteriana, a permeabilidade da máscara ao ar, a resistência aos salpicos e a limpeza microbiana. Por isso, ainda que pareçam iguais, a diferença de qualidade entre os diferentes tipos existentes no mercado, faz uma grande diferença na proteção da nossa saúde e dos nossos. As máscaras Brisy são de tipo II, com filtragem superior a 99% enquanto que as tipo I apenas têm 96% e, por isso, garantindo uma maior proteção. De salientar que as Brisy são testadas, tendo certificação CE.
As máscaras Brisy estarão disponíveis a partir de novembro nas cores azul marinho, cinza e verde água. Porque a Brisy chegou para fazer a diferença, também no estilo, mas principalmente para apoiar a ideia do cuidado ambiental global: juntos devemos cuidar uns dos outros, mas sem descuidar o nosso planeta.

Como foi lançar negócios durante a pandemia? Quais as dificuldades sentidas?
Lançar um negócio do zero, traz sempre obstáculos, então durante uma pandemia onde os padrões de consumo e de vivência foram completamente alterados, os desafios foram naturalmente acrescidos. No entanto, temos uma grande vontade de fazer diferente, de acrescentar valor e isso fez-nos não desistir numa altura que nos fez repensar todo o modelo de negócio e prevalecer a nossa responsabilidade social.

Sabemos que a Hunter Spirits, outra empresa do grupo, está a implementar de um projeto da destilaria com capacidade de produção de destilados e álcool gel. Este último já tinha sido planeado ou foi adaptado à situação atual?
A Hunter Spirits, face à situação de pandemia, fez uma reconversão na destilaria para fabricar álcool-gel, lançando a Hunter Care, que converte uma obrigação em prazer, graças aos seus agentes protetores hidratantes, que para além da máxima higienização, cuidam da pele. Irão estar brevemente disponíveis em vários aromas, graças aos seus óleos essenciais naturais, que para além do cuidado extra com a pele, oferecem ainda uma agradável sensação olfativa que nos transporta através das fragâncias naturais da nossa terra e que nos lembra da importância do cuidado global.

O que nos pode revelar sobre os destilados que estão a ser produzidos?
O gin Porties Ocean, uma das bebidas que será lançada ao mercado em breve, usa algas apanhadas nos Açores de forma sustentável e cuja escassa disponibilidade torna a produção deste produto extraordinariamente exclusivo.
O gin Porties Land, outra das bebidas que será lançada, remete-nos para a ligação às nossas raízes, à nossa terra. Bebidas que serão experiências a não perder.

Atravessamos mundialmente a pandemia COVID-19 e com ela as graves consequências na economia. Qual é o contributo das máscaras descartáveis biodegradáveis Brisy para a economia?
O impacto na economia do uso massivo de máscaras descartáveis que não sejam biodegradáveis pode ser devastador. Segundo o Instituto de Recursos Naturais, os oceanos acrescentam 2,12 triliões de euros à economia mundial anualmente, alimentando 3 biliões de pessoas e fornecendo meios de subsistência para milhões. Segundo a Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas, aproximadamente 60 milhões de pessoas vivem da pesca e da aquicultura.