Início Atualidade “OS CLIENTES SENTEM QUE FAZEMOS PARTE DA SUA EQUIPA”

“OS CLIENTES SENTEM QUE FAZEMOS PARTE DA SUA EQUIPA”

0
“OS CLIENTES SENTEM QUE FAZEMOS PARTE DA SUA EQUIPA”

A Sebastião & Santos foi constituída em 1993, tendo por isso largos anos de experiência enquanto sociedade de Revisores Oficias de Contas. O que os motiva na prestação de excelência nos serviços é o apoio que fornecem aos clientes e consequentemente ao crescimento dos seus negócios e a serem bem-sucedidos. De que forma estas características têm marcado a evolução da sociedade no mercado?
A larga experiência e presença no mercado é de facto um fator muito importante nesta área e que importa ao cliente na hora de escolher o seu parceiro. A Sebastião e Santos, tem sofrido nos últimos anos reestruturações que têm permitido acompanhar todas as evoluções na profissão, mas a relação próxima com os clientes e a presença de quem fundou a Sociedade é uma constante diária e que é muito valorizada.

Garantem que podem fazer a diferença pela forma de gestão e envolvimento de cada um dos profissionais na realização dos trabalhos. Num mercado cada vez mais competitivo, como é que essa mesma gestão diferencia a Sebastião & Santos das restantes?
A Sebastião e Santos trabalha diariamente lado-a-lado com o cliente, quer isto dizer que não somos vistos como “os auditores que servem para emitir um documento”, os clientes sentem que fazemos parte da sua equipa. Atualmente essa imagem faz a diferença, porque o cliente necessita que sejamos um parceiro e que possamos ajudar a melhorar os seus procedimentos internos e sejamos capazes de antecipar os problemas e acima de tudo que possamos fazer parte do seu crescimento.

A equipa da Sebastião & Santos é composta por profissionais empenhados, motivados e cada vez mais líderes bem-sucedidos na profissão de ROC. Internamente, a abordagem da sociedade à responsabilidade corporativa é positiva, podendo por isso afirmar que também têm tido atenção a questões como a diversidade e a inclusão de colaboradores?
Sem dúvida. A Sociedade sofreu nos últimos anos algumas mudanças para que esteja posicionada no mercado de forma mais competitiva e sejamos vistos como uma sociedade líder. Toda esta estratégia de visão só é atingida com uma equipa empenhada, motivada e com grandes ambições.
A Sociedade conta com quem a fundou desde sempre, mas também com elementos com vasta experiência nesta área que apostam constantemente na formação dos mais jovens. Gostamos, e tentamos que assim seja, que os mais jovens possam aprender e crescer com os elementos com mais experiência.

Sabe-se que o seio da profissão de ROC é maioritariamente masculina, tendo em conta um estudo divulgado recentemente e que revelou que o número de mulheres na área corresponde a menos de um terço. Na sua opinião, qual é o papel das mulheres na Classe e que condicionantes têm fomentado esta discrepância no atual acesso à profissão?
Verdade. Na minha opinião esta é uma profissão muito exigente a nível de tempo. Somos obrigados muitas vezes a disponibilizar muito tempo não só para a execução do trabalho, mas também para a nossa formação. Trata-se de uma área em constante atualização em termos de legislação e matérias que nos obrigam a estar atualizados ao dia para conseguirmos cumprir as regras da profissão em si e conseguirmos de facto ser o braço direito do nosso cliente.
Na nossa Sociedade, o tempo pessoal, na sua maioria, é abdicado pelo homem o que faz com que as mulheres tenham em determinada altura de abdicar da carreira e procurar uma profissão mais calma para despenderem de tempo para a família.

Também os jovens têm tido baixo interesse quanto ao acesso à profissão. Quão importante é ter jovens profissionais no universo das empresas e, especificamente, na sociedade Sebastão & Santos?
Há muitos fatores importantes que justificam esta problemática. Mas na minha opinião o mais importante é o que falava acima, relativamente ao tempo, cada vez é mais valorizado pelos jovens. Cada vez se sai mais cedo da faculdade, e os jovens não estão dispostos a abdicar de tempo na vida pessoal em prol da sua carreira profissional.
Nos últimos anos notou-se uma grande mudança da mentalidade das pessoas mais novas e isso também por vezes é um fator que sentimos quando recrutamos pessoas mais novas e queremos que cresçam connosco. Sentimos que quando os jovens saem da área e desistem da carreira de auditoria, procuram profissões que lhes traga menos preocupações/responsabilidades.
Esta é uma área sem dúvida caraterizada pelo ganho exponencial de responsabilidade mas é a melhor escola que um gestor, economista ou outro profissional da área pode ter.

A terminar, para o futuro a filosofia da Sebastião & Santos continuará a assentar na aplicação de metodologias de alto nível por uma equipa reforçada com elementos experientes? Que novos projetos nos pode confidenciar?
A Sebastião e Santos tem alguns parceiros em diversas áreas que complementam o trabalho de revisão / certificação, pelo que estamos sempre envolvidos em vários projetos e desafios que nos fazem crescer. O caminho e o foco da Sebastião e Santos é o crescimento, assente sempre na prudência, qualidade, competência e zelo profissional.