Início Atualidade Exportações de vestuário somam perdas em outubro

Exportações de vestuário somam perdas em outubro

0
Exportações de vestuário somam perdas em outubro

Entre janeiro e outubro as exportações de vestuário ficaram-se por 2,17 mil milhões de euros, em comparação com 2,64 mil milhões de euros no mesmo período de 2019.

Espanha regista a maior quebra, tanto em termos relativos como absolutos, com uma diminuição de 30,1%, equivalente a menos 318,6 milhões de euros.

Face aos números dos primeiros nove meses do ano, as quedas adensaram-se igualmente nos envios para os Países Baixos (-17%) e nos EUA (-15,3%), registando-se também perdas substanciais nos mercados de França (-6%), Alemanha (-3,7%), Reino Unido (-9,9%) e Itália (-7,7%).

Os números mensais providenciados pelo INE dão ainda conta de um agravamento na queda das exportações em termos mensais: -12,1% em outubro (em setembro tinha sido de -11,9%).

«A degradação da situação sanitária já se sentiu nas encomendas e, consequentemente, nas exportações de outubro, com os clientes a mostrarem-se mais receosos e a preferirem não arriscar», justifica César Araújo, presidente da ANIVEC.

«Os confinamentos e restrições que estiveram em vigor em novembro e que continuam em muitos países neste mês de dezembro deverão trazer mais más notícias para a indústria de vestuário portuguesa e a melhoria provocada pela esperança de uma solução, com as vacinas, ainda vai demorar vários meses a refletir-se no negócio», acrescenta.