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Desportos de inverno com as cores da LIQUI MOLY

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Desportos de inverno com as cores da LIQUI MOLY

O período anterior ao Natal é altura de embrulhar os presentes. A LIQUI MOLY preparou um embrulho gigante com medidas de grande dimensão. O especialista alemão em óleos para motores e aditivos aposta vários milhões de euros em publicidade nos eventos de desportos de inverno. “Isto leva a nossa marca para as salas de estar de todo o mundo, nomeadamente até às pessoas que até agora não conheciam a LIQUI MOLY”, afirma o CEO, Ernst Prost. Um dos pontos altos é o sucesso televisivo da semana entre o Natal e o Ano Novo: o Torneio Four Hills.

A boa notícia é que o Torneio Four Hills se vai realizar na viragem do ano. A má notícia é que as restrições causadas pela pandemia fazem com que, pela primeira vez em 68 anos, não possa haver espectadores a assistir ao vivo à competição. “Claro que isto é uma pena. Mas a competição vai na mesma acontecer. Muitos outros eventos desportivos já foram cancelados”, declara Ernst Prost. O mais importante para a empresa é a presença nos meios de comunicação social.

Como nos dois anos anteriores, a LIQUI MOLY é o patrocinador principal do tão tradicional Torneio Four Hills. O logótipo da marca estará quase omnipresente nos eventos em Oberstdorf, Garmisch-Partenkirchen, Innsbruck e Bischofshofen. Aparecerá em painéis publicitários, na área de aquecimento, na linha de partida e na parede de fundo da área destinada à imprensa. Durante a prova final de saltos em Bischofshofen, a LIQUI MOLY ornamentará também as camisolas dos desportistas, assim como na zona de entrevistas e no pódio. “Isto dá uma enorme visibilidade à nossa marca – não só na Alemanha, como também em todo o mundo”, sublinha Ernst Prost.

O Torneio Four Hills não é o único evento de grandes dimensões onde a LIQUI MOLY está presente. A marca patrocina o Campeonato Mundial FIS de Esqui Alpino, o Campeonato Mundial FIS de Combinado Nórdico, o Campeonato Mundial FIS de Saltos de Esqui, o Campeonato Mundial FIS de Esqui Alpino, o Campeonato Mundial de Esqui Nórdico, o Campeonato Mundial de Bobsleigh e Skeleton, o Campeonato Mundial IBSF e o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo. “Esta grande diversidade garante que há algo adequado para cada espectador”, realça Ernst Prost. Até maio, a LIQUI MOLY estará continuamente presente.

“Devido à pandemia, as competições não serão iguais, nem este ano nem certamente em 2021”, afirma, convictamente, Ernst Prost. É muito mais difícil organizar eventos em pavilhões do que ao ar livre. Por isso é que o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo deste ano e a Champions Hockey League foram cancelados. A LIQUI MOLY teria sido patrocinadora de ambos os eventos. Tem também um contrato para o Mundial de 2021, mas ainda não se sabe se os “caçadores de discos” vão poder disputar esta taça em 2021. Apesar da Covid-19, o fabricante de lubrificantes respeita todos os seus compromissos em termos de patrocínio. “Somos um parceiro para o que der e vier. Além disso, encaramos estas dificuldades como uma oportunidade. Por isso, desde abril, alargámos significativamente as nossas ações de marketing, jogando na ofensiva em vez de na defensiva”, explica o diretor. Estamos a trabalhar mais e a contratar mais colaboradores. Até ao início de dezembro, foram 101. “É como no desporto. Quando o adversário fraqueja, há que usar isso em benefício próprio. É precisamente isso que fazemos.” Especificamente no mercado ibérico decorre neste momento uma campanha televisiva sem precedentes que coloca a LIQUI MOLY de forma massiva junto dos consumidores.

A LIQUI MOLY considera os desportos de inverno como um elemento importante do seu marketing e como um complemento excecional ao compromisso com os desportos motorizados. Desta forma, a marca mantém-se visível mesmo depois de a temporada do desporto motorizado acabar. Segundo Ernst Prost, “sempre tivemos uma excelente cobertura televisiva nos compromissos que fizemos até agora nos desportos de inverno. Estamos novamente a contar com isso nesta temporada”.

O CEO explica a importância para a LIQUI MOLY da cobertura nos meios de comunicação social: “Os nossos produtos estão disponíveis em mais de 150 países. Os eventos isolados que acontecem localmente podem ajudar a aumentar a visibilidade da marca, mas apenas de forma limitada. Conseguimos um impacto significativamente mais abrangente e mais atenção com eventos que são transmitidos para todo o mundo. Afinal, em estradas largas e compridas, também não se usa uma pá para afastar a neve, mas sim um imponente limpa-neves”.

A LIQUI MOLY está sempre atenta aos locais onde as competições de desportos de inverno se realizam. Em França, a empresa fundou recentemente a sua própria filial. Em Itália, este passo foi dado um pouco antes. Para Ernst Prost, “com as competições que acontecem nesses países, temos um enorme potencial de sucesso em termos de estabelecimento e desenvolvimento da marca.” As competições que se realizam no Lake Louise, no Canadá, servem o mercado norte-americano. A filial norte-americana, que também é responsável pelo negócio no Canadá, está a desenvolver-se rapidamente e tem o potencial de ultrapassar o maior mercado de exportação, a Rússia. Na Escandinávia, a empresa de Ulm também já se encontra há muito tempo numa trajetória de sucesso. “A Dinamarca, a Noruega, a Finlândia e a Suécia são grandes entusiastas dos desportos de inverno. Temos isso em conta com as competições de saltos de esqui e slalom na Finlândia”, afirma Ernst Prost. No mercado ibérico os desportos de inverno têm também uma cobertura televisiva contínua, através do Eurosport, garantindo uma ampla visibilidade e cada vez mais fãs deste tipo de desporto.

Para o CEO, Ernst Prost, o enorme esforço financeiro não é um fim em si, mas ajuda os parceiros nos respetivos países e regiões. “Se aumentarmos as vendas porque os muitos adeptos dos desportos de inverno passam a conhecer a LIQUI MOLY, significa que fizemos o que estava certo”.