Início Atualidade Empresas portuguesas não cumprem prazos de pagamentos

Empresas portuguesas não cumprem prazos de pagamentos

0
Empresas portuguesas não cumprem prazos de pagamentos

Este número coloca as empresas portuguesas entre aquelas que mais tempo demoram para realizar os pagamentos na Europa, junto a países como Itália (18,17 dias), Espanha (14,12 dias) e o Reino Unido (13,40 dias), muito abaixo da média europeia (13,17 dias).

No entanto, em comparação com os restantes países analisados no relatório, Portugal é dos poucos países europeus onde o Atraso Médio de Pagamento diminuiu, passando de 31,01 dias – valor registado no último trimestre de 2018 – para 29,69 dias – valor registado no mesmo período de 2019.

Ao longo de 2020, prevê-se que os pagamentos em atraso tenham aumento significativo e que esta tendência continue a verificar-se em 2021. Estima-se também que os atrasos nos pagamentos tenham ascendido a valores próximos de 60% em 2020.

Faturação eletrónica permite acesso a novos canais de financiamento
Com o objetivo de reduzir o Atraso Médio de Pagamento, a SERES oferece a possibilidade de financiar faturas, permitindo o seu pagamento antecipado, para que as empresas possam financiar a sua atividade de forma imediata e melhorar a sua liquidez. Um prestador de serviços no campo da faturação eletrónica tem um conhecimento preciso do estado de cada fatura, o que permite este financiamento, excluindo qualquer processo burocrático. Além das suas vantagens, o serviço destaca-se pela sua rapidez, com respostas imediatas.

“A automatização traz eficiência aos processos que envolvam tarefas repetitivas, devendo estas ser, no entanto, muito precisas: contabilidade, valores a receber e outros processos financeiros. A solução da Fatura Eletrónica da SERES unifica, no mesmo ambiente, todos os serviços e ferramentas necessárias para facilitar a partilha das faturas, transformando progressivamente e ao ritmo de cada negócio e seus parceiros, o trabalho de receber as faturas em papel, substituindo-as por uma via eletrónica”, explica Alberto Redondo, diretor de marketing de SERES.