Início Atualidade CASTELO MELHOR E A RIQUEZA DA SUA HISTÓRIA

CASTELO MELHOR E A RIQUEZA DA SUA HISTÓRIA

0
CASTELO MELHOR E A RIQUEZA DA SUA HISTÓRIA

No interior de Portugal podemos encontrar as mais encantadoras aldeias e que, também elas dão nome ao país pelas suas riquezas escondidas.
Situada numa zona de grande beleza natural está Castelo Melhor, uma Freguesia que pertence ao concelho de Vila Nova de Foz Côa e que apresenta um sem fim de tradições, típicas ruas de casario, paz de espírito e a tranquilidade que dificilmente se encontra. Em Castelo Melhor habitam aproximadamente 80 pessoas e já quase não existe juventude, contudo existe uma história rica por contar.
Todos os anos milhares de visitantes que por ali passam, não escondem a surpresa que é poder visitar nos dias de hoje aquela que foi, num passado longínquo, uma vila medieval. Castelo Melhor evidencia um património incomparável de gravuras rupestres, de grande interesse e importância, nomeadamente nos núcleos da Broeira, da Fonte Frieira, de Meijapão, de Penascosa, do Vale dos Namorados, da Canada da Moreira e da Canada do Amendoal.
A região apresenta vestígios de ocupação humana destes tempos remotos, tanto nas gravuras rupestres como nas mostras de gentes da Idade do Cobre ou do Bronze, após o período de ocupação Romana. Suevos, Visigodos e Mouros também terão deixado a sua marca nesta região.
Além destas características serem alvo de grande atração turística, não nos podemos esquecer das quintas com uma imensidão de vinhas, oliveiras e amendoeiras – e que, à data, são o cenário fotográfico de tantos portugueses (e não só), que anseiam retratar esta paisagem.
Podem-se visitar ainda monumentos como a Igreja Matriz, a Capela de Santa Bárbara ou o Miradouro de Arcanjo de São Gabriel – cuja vista é impagável.
Quem nos confirmou todos estes detalhes tão especiais foi José Paulo, Presidente da Junta que, apesar de estar já no seu último mandato não esconde o apego e o afeto que nutre por aquela que é – e para sempre – a sua casa.
Algo que não poderia deixar por fazer aquando do fim do seu mandato, sendo este um dos seus mais recentes projetos, é a iluminação do Arcanjo São Gabriel. Com dois focos à frente e dois atrás, esta iniciativa irá passar a ser produzida por painéis solares e – apesar de dispendiosa – é de tamanha relevância, uma vez que irá proporcionar aos turistas e até mesmo aos habitantes uma melhor perceção daquela que é uma das Igrejas mais bonitas de Castelo Melhor. Para o efeito, e para que nada falte, o Presidente José Paulo adquiriu ainda baterias como reserva de eletricidade.

ESPERANÇA, UNIÃO E DEDICAÇÃO
Tal como a nível nacional, também Castelo Melhor, teve de reforçar adequadamente as suas estruturas para combater a pandemia que assoberbou o mundo inteiro.
A primeira e mais significativa preocupação de José Paulo foi a sua população, população essa maioritariamente idosa. Todos os cuidados especiais e todas as suas medidas excecionais foram ao encontro do bem estar e segurança daqueles que mais necessitavam.
Assim, e a um passo de 2021, o Presidente irá continuar a dedicar a sua atenção a este segmento. É com um sentimento de tristeza, mas também de dever cumprido que nos confessa aquela que é, de momento, a sua maior apreensão. “Tenho pena de o meu mandato estar a terminar, de ter de deixar a família que construí na Junta de Freguesia de Castelo Melhor. Espero que a pessoa que me venha substituir faça melhor do que e que estime sobretudo os idosos. Gostava, muito sinceramente, que tratasse esta população tão bem ou melhor do que eu”.
Também no próximo ano tenciona providenciar à Capela de Santa Bárbara a mesma iluminação com painéis solares. Um projeto cujo objetivo se centra, de igual forma, na melhor visualização da mesma.
É com a expectativa positiva que José Paulo deixa uma mensagem especial nesta época festiva, a todos os fregueses que, desde o início o acompanharam ao longo do seu percurso. “Quero desejar um Feliz Natal a todos os que comigo caminharam e continuam a caminhar em direção a um futuro melhor, com mais qualidade e maior esperança. Ambiciono ainda que os habitantes de Castelo Melhor e Orgal tenham um excelente 2021. Tudo farei para estar presente”.