Início Atualidade “É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O VIH NÃO É UM VÍRUS DO PASSADO E QUE FAZ PARTE DO PRESENTE”

“É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O VIH NÃO É UM VÍRUS DO PASSADO E QUE FAZ PARTE DO PRESENTE”

0
“É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O VIH NÃO É UM VÍRUS DO PASSADO E QUE FAZ PARTE DO PRESENTE”

A Liga Portuguesa Contra a Sida é uma instituição de solidariedade social e de utilidade pública que tem como objetivo oferecer apoio às pessoas que vivem com o VIH e SIDA e outras patologias infeciosas e a promoção e educação para a saúde. Com iniciativas e projetos em funcionamento desde 1990, completa este ano o seu 30º aniversário, sendo esta a instituição mais antiga em Portugal. Enquanto Presidente da mesma, qual é o balanço que faz de todos estes anos de dedicação ao próximo?
Um balanço positivo, tendo em conta o propósito da sua fundação. Como o próprio nome refere, a “Liga” nasceu de uma ligação entre pessoas que tinham em comum a causa que abraçamos há 30 anos, o VIH e a SIDA. A médicos, advogados e engenheiros, juntaram-se enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e sobretudo voluntários que quiseram dar o seu tempo em prol de uma pandemia causada por um vírus desconhecido para todos e que estava associado à morte. Desde cedo, a LPCS assumiu um papel essencial na promoção da saúde, numa perspetiva de continuidade e de complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovendo programas, projetos e atividades nos campos da educação para a saúde, prevenção, tratamento, reabilitação, acompanhamento e apoio psicossocial de utentes, nomeadamente no apoio a grupos mais vulneráveis, aos cuidadores, mas também ligando-se à Academia e a estudos de investigação/ação e à formação de profissionais de saúde e da população em geral, entre outros. Hoje continuamos a apostar na mensagem da prevenção e em tempos de pandemia e reflexão, a LPCS renovou a sua identidade visual, sem romper com o seu passado, mas procurando inovar e chegar aos mais jovens, dando continuidade à sua missão. Lançou ainda, uma nova campanha NA SIDA EXISTE VIDA, procurando desmistificar o estigma e a discriminação ainda hoje sentidos por quem vive com a infeção por VIH.

Inúmeros são os apoios que a Liga Portuguesa Contra a Sida disponibiliza, nomeadamente a linha de apoio SOS SIDA, que procura informar sobre diversos aspetos, recomendar medidas preventivas ou até mesmo encaminhar, quando necessário, para os serviços de saúde adequados. Quão importante significa haver na sociedade atual esta ajuda permanente? Que outros apoios são providenciados pela Liga?
Há 30 anos, as pessoas que viviam com VIH (PVVIH) e SIDA, não sofriam apenas de uma infeção ou doença, eram vítimas de um vírus social, que levava ao isolamento físico, e em muitos casos a ostracização, que contribuem ainda hoje, através do estigma e da discriminação, para o agravar do estado de saúde física e emocional destas pessoas. Foi por isso importante a criação da Linha SOS SIDA, pioneira no serviço que presta e assegurada exclusivamente por psicólogos clínicos, coordenados e supervisionados por especialistas da área da saúde mental. Em 1990, a psicologia da saúde ainda dava os seus primeiros passos em Portugal, a nível hospitalar, o acesso à intervenção psicológica era predominantemente na área da saúde mental e a SIDA era desconhecida e temida, maioritariamente por todos nós.
Concomitantemente, a LPCS tem vindo a desenvolver determinadas atividades de apoio social, psicológico, para que exista uma melhor adaptação ao diagnóstico e uma boa adesão à terapêutica, mas também através do apoio nutricional, porque a alimentação é tratamento e do apoio jurídico, tendo em causa, os casos que nos continuam a chegar. Estas são algumas das atividades que pretendem abranger áreas prioritárias na problemática do VIH e da SIDA, incluindo outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), promovendo o desenvolvimento de programas básicos de informação e promoção da saúde e prevenção da doença, com vista a contribuir para a redução da transmissão destas infeções e assegurar os apoios necessários a quem deles necessitam, através dos Centros de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI), localizados em Lisboa, Loures e Odivelas.

Também os rastreios promovidos pela Liga Portuguesa Contra a Sida, têm desde sempre, ganho força e importância para que, junto da sociedade, se entenda que um diagnóstico precoce está de braço dado com tratamentos eficazes e efeitos secundários mais leves. Considera que nos dias de hoje existe ainda algum estigma por se marcar uma simples presença no rastreio? A discriminação ainda é um tema que tem, efetivamente, peso na decisão de ir ou não se prestar ao mesmo?
O projeto “Saúde + Perto” foi pioneiro e inovador na medida em que a conceptualização de um projeto de intervenção numa Unidade Móvel de Rastreios (UMR) relaciona-se com a acessibilidade dos cidadãos, com a possibilidade de proporcionar aconselhamento em novas oportunidades de contacto e de intervir em contextos sociais e culturais específicos, facilitando o acesso das populações mais vulneráveis e com um risco mais elevado de exposição às IST. A nível mundial, as IST permanecem um desafio para a Saúde Pública quer devido à sua elevada prevalência e aumento progressivo da incidência, quer pela dificuldade de implementação de estratégias de diagnóstico precoce, o que representa inúmeras consequências económicas e sociais. Em paralelo, a realização destes rastreios nestes contextos, permite-nos realizar a psico-educação junto de populações mais vulneráveis, disponibilizando não só informação atualizada e adaptada, mas também preservativos femininos, masculinos e géis. De facto, ainda hoje assistimos ao estigma percepcionado, ou auto-estigma, por parte de algumas pessoas que referem terem receio de serem (re)conhecidas e associadas a “grupos de risco” ou a comportamentos socialmente criticados, segundo as mesmas. Nestas situações, estas pessoas preferem deslocar-se a outros locais diferentes da sua zona de residência ou laboral, de forma a realizar o(s) rastreio(s). Cabe à LPCS, desmistificar e alertar para a importância do diagnostico precoce.

No passado dia 1 de dezembro de 2020, assinalou-se o Dia Mundial da Luta Contra a Sida e, passado três décadas do aparecimento do VIH, há quem defenda que existe ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao conhecimento e preocupação social quanto ao mesmo. Concorda com esta afirmação? Como nos pode descrever a evolução da doença até aos dias de hoje?
Atualmente, existe já um grande conhecimento na população portuguesa relativamente à transmissão do VIH e as pessoas estão, como não estavam há 30 anos, mais despertas para os comportamentos de risco e como evitá-los. Mas isto, não significa que não tenhamos de continuar a investir na prevenção e na literacia em saúde. Independentemente da evolução e do sucesso da terapêutica para o tratamento do VIH, das novas profilaxias, como a PrEP e a PPE, e de os estudos indicarem que se uma pessoa portadora do VIH, apresentar uma carga viral indetetável e que esta não transmitirá o vírus a uma pessoa seronegativa, ainda existe um caminho para percorrer nomeadamente no que se refere à eliminação do estigma e da discriminação associados à infeção.

Acredita que existem investimentos adequados e suficientes, que permitam implementar programas sistematizados junto dos jovens, por exemplo, sensibilizando-os para a adoção de comportamentos promotores da redução do risco contra a infeção pelo VIH?
O que sabemos é que em 1999, foi promulgada nova legislação no âmbito da Educação Sexual (ES), a Lei n.º120/1999 de 11 de agosto, que pretendeu garantir o direito à saúde reprodutiva, abordando temas tais como a promoção da ES e saúde reprodutiva, a prevenção de IST, métodos contraceptivos, planeamento familiar e Interrupção Voluntaria da Gravidez. Esta Lei reforçou a necessidade de se desenvolver um programa de ES no ensino básico e secundário. Em outubro de 2000, a Lei foi regulamentada através do Decreto-Lei n.º 259/2000 de 17 de outubro, que estabeleceu que cada escola deveria integrar no seu projecto educativo uma componente de ES. Consequentemente a LPCS, deu continuidade à Promoção e Educação para a Saúde, sendo muitas vezes solicitados os seus serviços, pelas instituições escolares e universitárias, que através dos seus técnicos e profissionais de saúde, voluntariamente se disponibilizam para (in)formar os jovens. Os temas mais solicitados pelos próprios jovens abordam a saúde sexual, os comportamentos mais seguros e saudáveis a adotar, nomeadamente em relação ao álcool e ao uso de drogas, o uso (consistente) do(s) preservativo(s), a importância de realizar o teste ao VIH, as Hepatites entre outras IST, a identidade de género e a orientação sexual através de aceitar e respeitar a diferença.

Atendendo ao facto de estarmos a atravessar uma situação de pandemia global provocada pelo novo coronavírus, muito do tempo despendido por parte dos profissionais de saúde tem sido dedicado exclusivamente a esta problemática. Assim, alguns tratamentos para controlar outras doenças e/ou problemas de saúde, foram suspensos. Como se encontram as respostas necessárias por parte destes serviços para com os tratamentos contra a Sida – tratamentos esses que requerem continuidade?
Ao longo da história, todas as pandemias e epidemias deixaram-nos aprendizagens importantes e, por conseguinte, a pandemia por COVID-19, fez também com que toda a sociedade tivesse de se ajustar e adaptar às novas necessidades e de forma solidária desenvolver e criar respostas e serviços. Também aqui a LPCS teve e tem tido um papel preponderante e complementar ao do SNS. Enquanto Associação de Defesa de Utentes de Saúde, alertamos os órgãos de soberania para o que sentimos e o que ouvimos por parte dos nossos principais destinatários e quando foi necessário contámos com o envolvimento de outras organizações e dos órgãos de comunicação social. De facto, em tempos diferentes, são precisas atitudes também diferentes e a LPCS sempre privilegiou a relação que temos com os médicos infeciologistas de norte a sul de Portugal e é por isso importante salientar que todos os utentes reativos e positivos, foram referenciados e aceites nos hospitais de referência. A COVID-19 destaca-se pelo seu impacto socioeconómico e consequente mediatismo e por isso, as pessoas precisam de ter sobretudo confiança nos serviços e saber que, apesar da sobrecarga do SNS, a LPCS está presente nas suas vidas. Foi por isso, que desde Março de 2020, alargámos o horário da Linha SOS SIDA (800201040) das 10h30 às 22h30, que demos continuidade ao levantamento e posterior entrega da medicação aos utentes, que angariamos bens de primeira necessidade, distribuindo pelos mais necessitados, que na impossibilidade de se dirigirem às suas consultas presenciais nos CAAI, em Lisboa, Odivelas e Loures, hoje estamos disponíveis com teleconsultas, e que continuamos no terreno a realizar rastreios, porque acreditamos que temos a prioridade de evitar a transmissão pela COVID-19 e controlar o risco de infeção desta e de outras infeções.

Gostaria de deixar uma mensagem aos nossos leitores e (re)lembrar assim a forte presença da Liga Portuguesa Contra a Sida na sociedade e a sua permanente missão?
É importante lembrar que o VIH não é um vírus do passado e que faz parte do presente. É fundamental chegar a mais pessoas, continuar a testar para diagnosticar, para que estas não cheguem aos hospitais com diagnósticos tardios. E porque a LPCS tem apenas uma unidade movel e porque estamos no mês da Solidariedade, não poderíamos deixar de fazer um apelo a todos os vossos leitores, para que através de um simples gesto solidário façam uma transferência de um donativo no valor que queiram doar ou por MB WAY para o 911500072 ou para o nib 001800003547540700182 porque NA SIDA EXISTE VIDA.