Início Atualidade “SOMOS ORIENTADOS PARA O CLIENTE E A SUA SATISFAÇÃO É SEMPRE A NOSSA PRIORIDADE”

“SOMOS ORIENTADOS PARA O CLIENTE E A SUA SATISFAÇÃO É SEMPRE A NOSSA PRIORIDADE”

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“SOMOS ORIENTADOS PARA O CLIENTE E A SUA SATISFAÇÃO É SEMPRE  A NOSSA PRIORIDADE”

Em atividade desde 1936, o Grupo ETE reúne um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes. Atualmente é uma referência na economia do mar em Portugal. Como nos pode descrever o percurso do Grupo até chegar a este patamar?
Fundado em 1936 e de capital 100% português, o GRUPO ETE conta com 84 anos de experiência e know-how, que coloca diariamente à disposição dos seus clientes. Com um crescimento notório da atividade, hoje estamos presentes com operações próprias em seis países (Portugal, Bélgica, Cabo Verde, Moçambique, Colômbia e Uruguai), em três continentes, empregando cerca de mil colaboradores e geramos um volume de negócios anual superior a 200 milhões de euros.
Como refere, integramos várias áreas de negócio, seis para ser mais específico – transporte marítimo, operação portuária, transporte fluvial, agentes de navegação, operação logística, engenharia e reparação naval – o que nos dá uma capacidade única de oferecer uma proposta de valor holística e integrada aos nossos clientes.
Somos um grupo que não está parado e que procura constantemente novas oportunidades. Conhecemos bem o setor onde operamos, e procuramos fazer (e bem!) o que sabemos e não nos aventuramos em “investimentos de moda”. Claro está que o mercado promove a mudança e, enquanto Grupo, somos conscientes das nossas capacidades de antecipação e de resposta, mas apostamos em áreas e oportunidades onde realmente temos know-how e esse tem sido o segredo do nosso crescimento ao longo dos anos.

Como têm vindo a promover, a crescer e a proporcionar aos clientes serviços de qualidade?
Somos orientados para o cliente e a sua satisfação é sempre a nossa prioridade. Estamos permanentemente a apostar na formação dos nossos profissionais e na qualidade do serviço que prestamos.
A dedicação, a competência e o profissionalismo dos nossos colaboradores, quer seja nos escritórios, nos terminais, nos navios ou nos armazéns, são aquilo que mais contribui para que sejamos uma referência a nível nacional e internacional, posicionando-nos junto dos nossos parceiros e clientes e tornando-nos a sua primeira escolha.

Fiabilidade, inovação, soluções à medida e eficiência são algumas das características centradas no seio do Grupo ETE. De que forma apoiam os clientes na evolução dos seus negócios nos setores onde atuam, nomeadamente na operação logística?
A operação logística do Grupo tem vindo a crescer a largos passos. Como nota introdutória e embora sejamos uma referência no setor marítimo-portuário, posicionamo-nos agora, também, como um grupo logístico, sendo inclusive nas geografias onde estamos presentes, operadores e integradores logísticos de referência. A nossa capacidade intermodal de resposta, confere-nos igualmente esta caraterística e a vantagem de sermos um facilitador da cadeia logística, para todo o tipo de cargas.
Trabalhamos com uma alargada rede de agentes a nível internacional que nos permite oferecer soluções integradas e o melhor “on-time delivery” ao cliente, seja por via marítima, rodoviária, ferroviária ou aérea.
Temos igualmente infraestruturas próprias que nos permitem entregar “door-to-door”, quer a nível nacional e internacional. Em números, contamos com mais de 50.000 m2 de armazenagem própria, incluindo valências de frio.
A junção dos nossos “assets” com as sinergias promovidas entre as diferentes áreas de negócio, e a qualidade dos serviços prestados, afirma-nos positivamente perante os vários desafios que nos são colocados quer pelos clientes quer pelo mercado em si, sobretudo numa altura de crise pandémica como a que estamos a viver. E posso assegurar-lhe que em nenhum momento o Grupo ETE, esteve parado.
Destacando ainda a qualificação dos nossos serviços, tivemos recentemente algumas operações que nos conferiram inclusive novas certificações – caso da AEO (authorizated economic operator), assim como a renovação de certificações reconhecidas pela SGS, nomeadamente: Sistemas de Gestão da Qualidade e de Segurança Alimentar HACCP.

Apostar na prestação de serviços desenhados à medida das necessidades de cada cliente, num modelo de verdadeira parceria, contribuindo para o seu elevado nível de satisfação e fidelização, tem sido a chave do sucesso do Grupo ETE?
Acredito que muitos têm sido os fatores que têm contribuído para o sucesso do Grupo ETE. Somos focados nos nossos clientes e, portanto, mantemo-nos atentos para conseguirmos responder de forma eficiente a todas as suas solicitações. Esta proximidade faz, naturalmente, com que estabeleçamos uma relação de confiança que vai evoluindo com o tempo e se vai solidificando. E nesta relação mantêm-se igualmente presentes muitos dos nossos valores, sobretudo a capacidade de inovar e antecipar soluções, bem como a excelência no serviço que prestamos. E isso só conseguimos, porque uma vez mais, apostamos em ter as pessoas certas nos lugares certos – temos equipas especializadas – que independentemente da geografia onde tenhamos de atuar, acompanham o cliente de forma permanente.

O ano de 2020 ficará marcado na história do mundo, como aquele que trouxe até às nossas vidas uma pandemia cujas consequências têm sido complexas a vários níveis. Como tem conseguido o GRUPO ETE contribuir ativamente para o desenvolvimento da economia portuguesa, elevando a economia do mar?
Somos vitais para o funcionamento da economia, nomeadamente no que concerne às regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, e também a nível internacional no abastecimento da maioria dos produtos oriundos da Europa que abastecem Cabo Verde. Logicamente que a pandemia nos trouxe novos desafios, sobretudo nestas áreas, contudo reorganizámos serviços e ajustámos procedimentos por forma a mantermo-nos totalmente operacionais.
Mais uma vez, ter as pessoas certas no lugar certo, algo que defendemos e que aplicamos, fez toda a diferença. Fomos responsáveis, numa sinergia entre a Transinsular (também empresa do Grupo ETE) e da ETE Logística de Cabo Verde, em conjunto com os Correios de Cabo Verde, de operacionalizar, em plena pandemia, a entrega de toda a correspondência postal, quer a nível internacional, quer internamente em Cabo Verde. Algo que não seria possível com a mesma capacidade de resposta, se não detivéssemos estas duas áreas de negócio – transporte marítimo e logística.
Os momentos de grandes mudanças são sempre momentos de grandes oportunidades para aqueles que tiverem mais capacidade de os interpretarem e de responderam aos novos desafios. Esse foi o caso do Grupo ETE.

Muitas empresas tiveram obrigatoriamente de reajustar a sua comunicação organizacional como estratégia face à pandemia. Acredita que este ano de 2020 também ficará marcado como o ano de mudança para o futuro da comunicação organizacional?
Privilegiamos a comunicação organizacional e somos ativos na comunicação interna e externa, contudo e como para qualquer negócio, agimos naturalmente em função do que é a estratégia de comunicação definida para o Grupo. A pandemia trouxe-nos a distância, porque muitos postos de trabalho se tornaram remotos, mas manteve-se a nossa capacidade e a nossa vontade de continuarmos a comunicar e a motivar as nossas equipas. A proximidade e a comunicação foram fundamentais. Semanalmente, como habitual, fazemos um balanço e destacamos as operações e os feitos importantes para o Grupo. Se tivermos de identificar temas, a importância e a consistência das mensagens enquanto grupo – do foro motivacional e de agradecimento a todos pela sua resiliência – foram uma preocupação corporativa e da própria Administração do Grupo. Mantermos os colaboradores motivados foi essencial para que se mantivesse o foco nos objetivos. E esses, podemos dizer que foram cumpridos.

A um passo do próximo ano, que ambições pretende ver cumpridas para que o sucesso contínuo do Grupo ETE permaneça?
Que, sejamos capazes de fazer uma correta gestão da pandemia e que sejamos capazes de controlar os seus efeitos, do ponto de vista económico e social. Que, sejamos capazes de voltar a poder relançar a economia, criando condições sustentáveis e de desenvolvimento para todos. E isto não será apenas o Grupo ETE, mas o tecido empresarial no seu todo.