Comecemos por falar sobre a Andrea Cardoso. Quem é enquanto pessoa e profissional? O que nos pode contar sobre o seu percurso?
Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que gosta de desafios. Acredito sinceramente que é a capacidade de sairmos da nossa zona de conforto e arriscarmos que define os nossos progressos.
Sou uma pessoa dinâmica, gosto de fazer várias coisas ao mesmo tempo, em diferentes áreas. Adoro viajar, sou curiosa, competitiva (acima de tudo comigo própria!) e quando me envolvo em alguma coisa, gosto de fazer bem feito. Sempre fui assim, desde pequena.
Adoro transformar ideias e projetos em realidade, sou uma pessoa criativa e boa observadora, o que me permite por vezes captar insights e explorar pormenores que fazem a diferença nos resultados.
Tenho 41 anos, duas filhas pequenas e sou de Ílhavo, de onde saí com 18 anos para estudar Economia na Universidade Nova de Lisboa (Actual Nova SBE). Tenho uma pós-graduação em Direitos Humanos e Democracia na Faculdade de Direito de Coimbra, uma especialização em Finanças Internacionais pela Univ. Erasmus (Roterdão) e um MBA em Gestão pela Faculdade de Economia da Univ. de Coimbra. Na minha experiência profissional incluem-se um estágio no Ministério das Finanças e grandes empresas como a Sumol, a Diageo ou a Refriango, em Angola.
Apesar de ter trabalhado toda a minha vida em empresas FMCG nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Vendas, nunca tive a ambição de criar uma empresa, foi algo que surgiu naturalmente, após o meu regresso de Angola, impulsionado também pelo carácter fortemente empreendedor do meu marido.
Sentia falta de ter uma função que me permitisse, por um lado, explorar o meu lado mais criativo e por outro, assumir as rédeas de um negócio, moldando-o à minha medida.
Durante o ano de 2019, decidi transformar um hobbie que já tinha, a remodelação e decoração, em algo mais sério, fazendo formação e certificando-me como Decoradora de Interiores. No final desse ano, decidimos criar a empresa Unstoppable World, lda e iniciar, agora de forma formal, os trabalhos nas Áreas da Remodelação de Imóveis e Decoração de Interiores.
Na sua formação académica e percurso profissional passou por experiências quer a nível nacional quer internacional. Considera que foi, enquanto a profissional que é hoje, uma mais-valia reunir conhecimentos diversos de diferentes países?
Considero que todas as viagens que fiz e todas as experiências internacionais que tive, para além do facto de ter trabalhado em empresas de cariz multinacional, onde o contacto com pessoas de outros países faz parte do dia-a-dia, me moldaram enquanto pessoa e profissional.
Contactar com outras realidades, conhecer diferentes formas de viver, diferentes culturas e valores, foi algo que sempre valorizei imenso e que ainda hoje me motiva e entusiasma. É sem dúvida algo que abre os nossos horizontes, torna-nos pessoas mais tolerantes, mais abertas, estimula a nossa criatividade, aumenta a nossa capacidade de adaptação e autonomia, e capacidade de ultrapassar desafios.
Sair da nossa zona de conforto e ter este tipo de experiência dá-nos uma perspectiva muito mais alargada sobre a vida e o mundo.
Do ponto de vista do trabalho de decoração propriamente dito, muita da inspiração que tenho e ponho nos meus trabalhos vem das memórias que transporto comigo das viagens e experiências que tive. Viajar é na minha opinião, das experiências mais enriquecedoras que existem.
Mas não é só ir para o estrangeiro que conta. Conhecer bem o nosso país é fundamental! Ao longo da minha experiência profissional, tive a oportunidade de trabalhar em várias zonas do país: Porto, Aveiro, e muitos anos em Lisboa, o que me permitiu contactar com muitas pessoas, conhecer diferentes realidades sociais e empresariais. Temos um país fantástico e que apesar de pequeno tem uma enorme diversidade cultural, que deve e merece ser explorada.
Acredito que essa mobilidade e capacidade de adaptação que sempre me caracterizaram, foram essenciais para chegar onde cheguei hoje.
É ainda co-fundadora da Unstoppable World, uma empresa que se dedica a projetos de remodelação e decoração de interiores e que faz em dezembro apenas um ano de existência. De que forma a marca tem trilhado o seu caminho, de maneira a consolidar-se num mercado altamente competitivo? Quais são os principais fatores que a diferenciam das restantes?
A empresa Unstoppable World, Lda, destina-se à construção, remodelação e decoração de interiores, assim como projetos de consultoria na área da engenharia e arquitetura, design e marketing.
O nosso foco tem sido a área da remodelação e decoração de interiores, que tem sido alavancado através da marca Decoração by Andrea Cardoso, presente nas redes sociais. Penso que apesar da empresa ser muito nova, tínhamos desde o início bastante claro o nosso objetivo, o nosso target e forma de trabalhar.
Acabámos por surgir num contexto que obrigou as pessoas a repensar o papel das suas casas, daquilo que entendem ser um lar, um local onde passam agora mais tempo do que aquele a que estavam habituados. O teletrabalho e a necessidade de criar espaços de trabalho vs espaços de lazer, a necessidade do reforço do conforto, da organização e da funcionalidade das casas levou a que existisse agora uma maior atenção a estas áreas da remodelação e decoração de interiores, o que para nós constituiu uma oportunidade.
O nosso objetivo sempre foi crescer de forma sustentada, com fornecedores e parceiros de confiança e qualidade, de forma a podermos prestar o melhor serviço possível aos nossos clientes.
A grande mais-valia de que dispomos prende-se com o facto de podermos fornecer um serviço chave-na-mão, desde a parte da remodelação até ao mais pequeno pormenor da decoração de interiores e também ao facto de olharmos para os espaços como um todo, fazendo uma análise cuidada daquilo que achamos serem as alterações necessárias para uma optimização dos espaços e o reforço do seu conforto e funcionalidade, reflectindo ao mesmo tempo, os gostos e personalidade dos nossos clientes.
Qual a razão para a escolha da marca DeCoração by Andrea Cardoso?
“DeCoração by Andrea Cardoso” foi um nome que surgiu através de uma pessoa amiga e que fez de imediato sentido. Desde logo, porque sentimos que a humanização da marca faz todo o sentido no contexto atual e cria uma maior confiança e proximidade com o target.
Por outro lado, porque sentimos que “DeCoração” é também uma forma de encarar o trabalho, este grande desafio que é entrar na casa das pessoas e ajudá-las a encontrar, através da decoração, um espaço que reflita as suas personalidades, essência e lhes transmita ao mesmo tempo tranquilidade, conforto, bem-estar e boas energias.
Sabemos que a ideia de remodelar uma casa ou uma divisão pode ser um pesadelo para a maioria das pessoas. Na Unstoppable World, acreditamos que faz a diferença o facto de encararmos cada projecto “De Coração”, procurando conhecer as pessoas por detrás de cada email ou mensagem que recebemos, sabendo quem são, as suas necessidades, motivações e gostos, porque só assim conseguiremos prestar um serviço que vai de encontro às suas expetativas e que seja visto como um investimento nas suas vidas e não um custo.
Mais do que impor modas ou seguir tendências, a base do nosso trabalho assenta na confiança que queremos gerar junto dos nossos clientes e na excelência no serviço prestado.
Temos como grande objetivo, deixar os nossos clientes com um brilho no olhar, e uma vontade enorme de dar a volta à chave e entrar na sua casa, ou naquela divisão que há tanto tempo precisava de ajuda!
É um facto que o mundo está em constante mudança, e com ele as necessidades e até os gostos da população. No que à remodelação e decoração diz respeito, também esta questão requer um conhecimento permanente das últimas tendências por parte dos profissionais da área. Como se tem adaptado e reajustado a Unstoppable World às tendências? Que estratégias têm predominado neste âmbito?
Existem dois vetores que na nossa opinião são fundamentais. Por um lado, é essencial estarmos atentos aos desenvolvimentos tecnológicos e evolução ao nível dos materiais e soluções utilizadas nestas áreas, de forma a podermos trazer aos nossos clientes a melhor relação custo/benefício possível e sempre que possível, uma aposta em materiais mais sustentáveis e ecológicos.
Por outro lado, este mundo imparável em que vivemos, requer uma constante adequação e cuidado na forma como comunicamos com o nosso target. O marketing digital será uma forte aposta da nossa empresa em 2021, até porque nesta área, o facto de as pessoas não se sentirem confortáveis com a visita de terceiros às suas casas, irá implicar provavelmente o aparecimento de serviços mais ajustados a esta nova realidade.
Este tempo incerto que se vive derivado à pandemia tem sido, para a Unstoppable World, de alguma forma, um momento de superação? Como perspetiva o futuro da empresa?
Para qualquer empresa este é sem dúvida um período altamente desafiante. No caso de uma nova empresa, sem histórico e que pretende afirmar-se no mercado este é um período que exige bastante resiliência, dedicação, capacidade de adaptação e sintonia entre os seus fundadores. Estamos muito gratos por todos os clientes que nos selecionaram até à data e consideramos que o nosso 2020, apesar de todos os constrangimentos, foi positivo. Acreditamos que apesar da pandemia existe uma oportunidade nesta área e que se soubermos ter o posicionamento certo e uma estratégia adequada, conseguiremos superar esta fase e sair reforçados da pandemia.
Qual a recomendação que gostaria de dar a outras mulheres que gostariam de “mudar de vida” e ser empreendedoras?
Esta é uma pergunta que me é feita com frequência.
Acima de tudo é importante ter tempo para refletir e não tomar decisões impulsivas ou precipitadas. Muitas mulheres, excelentes profissionais e mães que temos neste país, estão cansadas e fartas dos seus trabalhos mas resignam-se à vida que têm por não saber qual o caminho a seguir, ou receio de falhar, ou até mesmo por pressão social.
Não existem fórmulas mágicas, nem muito menos mudanças que se operam da noite para o dia. “Mudar de vida”, de área ou de profissão, requer uma forte persistência, confiança e capacidade para trabalhar e acreditar no processo.
Costumo dizer, em tom de brincadeira, mas sem brincar, que não sabendo o que se quer do futuro, o importante será refletir sobre o que não se quer, elencar os aspetos da nossa vida que não queremos perpetuar, ou que se tornaram nocivos à nossa felicidade ou bem-estar físico e mental.
Por outro lado, é importante procurar identificar aquilo que gostamos de fazer, que traz algum significado especial ou uma energia acrescida. Pode ser sinal de que por aí há um caminho a percorrer. A partir daí, definir objectivos mensuráveis e desenvolver um plano acionável e realista. Agir, começar, é essencial.
Assumir ser uma mulher empreendedora, é extremamente desafiador, sobretudo para as mulheres que também são mães. Ter uma estrutura familiar que apoia de forma construtiva esse passo, é muito importante para o sucesso.
Mas acima de tudo, é fundamental não ter medo de falhar. Existem vários estudos que demonstram que as mulheres têm a tendência para ser mais perfecionistas que os homens (hábitos incutidos durante a infância) e por consequência, se sentem constrangidas a agir até que todas as condições ideais estejam reunidas. É importante desmantelar esta crença, e é fundamental inspirar as mulheres a serem donas do seu destino e a assumirem que falhar, é apenas uma parte do processo de crescimento e do desenvolvimento de qualquer negócio e não algo que as define.
“Sometimes you win, sometimes you learn”.