Início Atualidade KCS IT INTERNACIONAL comemora 5 anos com projeto NATO

KCS IT INTERNACIONAL comemora 5 anos com projeto NATO

0
KCS IT INTERNACIONAL comemora 5 anos com projeto NATO

A KCS Internacional celebra 5 anos neste mês de janeiro, com um crescimento e uma implementação assinalável em países como Bélgica e Luxemburgo. Esta é a unidade da KCS iT que trabalha sobretudo em Instituições Europeias e de Segurança, desenvolvendo projetos no setor privado nas áreas da banca, pagamentos, transportes e indústria.

Em junho de 2020 a KCS internacional passou a trabalhar diretamente com a NATO, num projeto de Transformação Digital estimado de 3 anos e pelo qual a empresa recebeu o mais alto grau de certificação de segurança “NATO Secret & Secret E.U. certified”. Esta é uma certificação garantida pelo Gabinete Nacional de Segurança em Portugal.

A NATO encontra-se a atravessar uma transformação fundamental na forma como desempenha a sua missão, explorando de forma mais eficaz as Tecnologias de Informação e procurando uma reformulação dos seus processos corporativos. O sucesso da NATO e das suas operações militares dependem de uma infraestrutura de IT segura e resiliente e de aplicações de software eficientes. Qualquer ameaça a esta infraestrutura é considerada tão perigosa para a Aliança como um ataque militar convencional.

A NATO Communications and Information Agency (NCIA) está no centro desta transformação digital. É responsável por adquirir, implementar e proteger os sistemas de comunicações da NATO, estando na linha de frente contra quaisquer ataques cibernéticos: fornecendo, mantendo e defendendo uma infraestrutura tecnológica necessária à defesa coletiva dos vários membros da Aliança; disponibilizando ferramentas e know-how para a gestão e comunicação dos dados de informação da operação; integrando a Inteligência Artificial e o Machine Learning na proteção e gestão dos ativos de informação da NATO; aconselhando e implementando técnicas e práticas de transformação para obter o máximo de benefícios do investimento em IT.

O SMC – a área de Service Management and Control – cobre todo o ciclo de vida dos serviços de suporte da NCIA (estratégia, design, transição, operação e melhoria contínua) na prestação de serviços e implementa e realiza a manutenção da plataforma corporativa de gestão de serviços, definindo os standards da forma de trabalhar e de colaborar em toda a NATO, incluindo a salvaguarda e gestão de toda a rede de comunicações, cibersegurança e estabilidade da infraestrutura tecnológica da organização.

Graças ao governance do SMC todas as unidades organizacionais conseguem trabalhar em conjunto, seguindo uma abordagem única suportada por ferramentas e processos que visam aumentar a eficiência e criar estabilidade e segurança tecnológica em toda a rede da NATO.

Para Tiago Farinha, Diretor Geral da KCS IT, “a expansão alcançada pela unidade KCS Internacional em cinco anos é a constatação de uma estratégia eficaz de procura de crescimento sustentado que temos vindo a desenvolver relativamente a esta vertente do negócio da KCS iT. O facto de integrarmos a equipa que tem como missão e responsabilidade garantir que todas as transformações relacionadas com os sistemas, infraestruturas e aplicações tecnológicas utilizadas pela NATO estão em condições para serem utilizadas e operarem num ambiente estável, seguro e à prova de qualquer ameaça cibernética valida o conhecimento e soluções que temos para oferecer. Acreditamos que vamos continuar a trazer inovação aos nossos Clientes, tornando as suas operações mais eficazes e seguras num ambiente mais complexo”.

Os objetivos para esta unidade 2021 passam pela aposta em determinadas geografias, mantendo e crescendo o negócio na Bélgica, impulsionando o crescimento no Luxemburgo e solidificando ações na Escandinávia, Reino Unido e Irlanda. As oportunidades e estímulos internacionais originados pela pandemia fizeram a KCS iT reforçar a aposta na área Nearshore com o lançamento da nova oferta.