Início Atualidade Exportações de vestuário perdem mais de 500 milhões

Exportações de vestuário perdem mais de 500 milhões

0
Exportações de vestuário perdem mais de 500 milhões

Entre janeiro e novembro, as exportações de vestuário ficaram-se por 2,39 mil milhões de euros, em comparação com cerca de 2,9 mil milhões de euros no mesmo período de 2019.

Entre os 10 principais mercados, apenas a Dinamarca registou uma evolução positiva, com mais 6,2%. Espanha, o principal mercado, somou, nos primeiros 11 meses do ano, uma descida de 29,9%, equivalente a menos 345 milhões de euros. As quebras agravaram-se ainda em França (-6,7%) e em Itália (-9%).

Em termos mensais, os números do INE revelam uma descida de 14,4% em novembro em comparação com o mesmo mês do ano passado, acentuando a tendência de queda que se verifica desde setembro (-11,9% em setembro e -12,1% em outubro).

«A queda era já esperada, face ao agravamento da pandemia na Europa, que continua a ser o grande mercado da indústria portuguesa de vestuário», sustenta César Araújo, presidente da ANIVEC.

«Os números de infetados continuam a subir, os governos estão a tomar medidas mais rigorosas em relação às deslocações das pessoas e ao comércio e é provável que este início de ano seja igualmente difícil para a atividade desta indústria. É, por isso, fundamental continuar a apoiar estas empresas, sob risco de vermos desaparecer parte importante deste sector que representa cerca de 90 mil postos de trabalho», salienta.