Início Atualidade Novo modelo de carta de condução já disponível

Novo modelo de carta de condução já disponível

0
Novo modelo de carta de condução já disponível

Este design resulta em técnicas conjugadas de impressão offset e serigrafia, combinando um aspeto visual do fundo mais harmonioso com motivos anti-cópia – guilhoches, microtextos e linhas de espessura variável-, impossíveis de reproduzir por meios convencionais. Outro elemento que agora reveste maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento. Neste novo modelo vai ser ainda possível incluir, no verso, a habilitação de conduzir veículos agrícolas representado através de um trator.

Este novo modelo de carta prepara o caminho do mundo físico para o digital, através da introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT – online.

Produzida na Imprensa Nacional – Casa da Moeda desde a década de 60, a carta de condução é um documento que conta, até aos dias de hoje, com inúmeras alterações. Desde o material aos sistemas de segurança como os hologramas, passando por mudanças na informação apresentada, como foi o caso do desaparecimento da morada do condutor no documento. Os inúmeros elementos que a compõem têm sido ao longo dos anos renovados de forma a garantir a segurança do documento e dos dados numa área tão relevante.

Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, adianta que “com a evolução da carta de condução a INCM inscreve mais uma vez a tradição de inovar na carteira de muitos cidadãos portugueses. Incluir a inovação em todos os documentos que produzimos nesta fábrica centenária tem sido um caminho que temos feito a grande velocidade, acompanhando sempre as normas nacionais e europeias, e assegurando a segurança de todos os que confiam na instituição. Estou certo de que prosseguiremos esta viagem com os melhores parceiros e com soluções cada vez mais inovadoras”.

Eduardo Feio, Presidente do Conselho Diretivo do IMT salienta “a importância do novo modelo de carta de condução europeu como um documento que pelas características de segurança implementadas garante um reforço da autenticidade da informação disponibilizada no documento. Este novo modelo enquadra-se no trabalho desenvolvido pelo IMT nos últimos anos, desde o lançamento da plataforma IMT-online, no sentido da desmaterialização da carta de condução, de acordo com normas de certificação internacionais. O IMT mantém o compromisso de uma melhoria continua dos serviços disponibilizados aos cidadãos e às empresas”.

De referir ainda que está a ser desenvolvido pelo IMT, em colaboração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, entidade responsável pela produção das cartas de condução, o projeto da emissão da “Carta na Hora” que permite a entrega ao cidadão de uma carta de condução, após personalização, na hora.

Vídeo de apresentação da nova carta de condução: https://www.youtube.com/watch?v=2kx4hPVyAdM&feature=youtu.be