Início Atualidade “O/a meu/minha filho/a não aceita a diabetes. O que posso fazer?”

“O/a meu/minha filho/a não aceita a diabetes. O que posso fazer?”

0
“O/a meu/minha filho/a não aceita a diabetes. O que posso fazer?”

Esta iniciativa é realizada pelo Núcleo Jovem APDP Diabetes e procura criar um espaço de partilha de experiências entre pais e cuidadores, dando-lhes um espaço e um momento onde falam abertamente entre si e do que sentem.

“Os encontros realizados através do Núcleo Jovem APDP (NJA) são fundamentais para fortalecer o apoio às pessoas com diabetes tipo 1 e seus familiares. Falamos de crianças e jovens que vivem um diagnóstico que pode ser assustador e traumatizante, de uma doença de longa duração. É preciso derrubar preconceitos e ajudar a que tenham uma vida normal, bem inseridos na comunidade, tendo os cuidados necessários. Afinal, na juventude, o contexto familiar e social afeta, talvez ainda mais, a forma como o jovem se vê a si próprio, gere a sua doença e se relaciona com os pares e a própria família” afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP.

O evento será totalmente online e contará com a moderação de uma mãe de uma jovem adulta com diabetes tipo 1, membros do NJA com diabetes tipo 1, uma pediatra e uma psicóloga. Uma sessão gratuita que tem como objetivo ajudar na transição para a aceitação da doença.

“As mudanças sociais, ocupacionais, familiares e emocionais na vida dos jovens com diabetes tipo 1 podem afetar a adesão ao tratamento e a sua qualidade de vida. Uma das ferramentas mais úteis, e que poderá constituir uma importante mais-valia para ultrapassar estas dificuldades, é a educação terapêutica providenciada pelos pais e educadores que acompanham os jovens. É graças à existência de uma equipa multidisciplinar dedicada e altamente especializada que a APDP faz o acompanhamento de crianças e jovens com Diabetes tipo 1 e procura educar os adultos cuidadores”, explica João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

A inscrição é obrigatória até dia 14 de janeiro, às 16h00, através do e-mail cursos@apdp.pt . Para participar na sessão, além do nome, é fundamental referir a idade da criança/jovem com diabetes tipo 1 e há quanto tempo foi feito o diagnóstico.