Início Atualidade Universidade Portucalense participa na NATO Policy Hackathon

Universidade Portucalense participa na NATO Policy Hackathon

0
Universidade Portucalense participa na NATO Policy Hackathon

Com o título “Novas Ideias para a NATO 2030”, o evento vai reunir jovens líderes e nove universidades selecionadas no âmbito dos 30 Estados-Membros da Aliança.

“Muito mais do que representar Portugal, trata-se de uma oportunidade única para interagir com um conjunto de peritos de alto nível da NATO e com o grupo de 14 jovens líderes da NATO”, salienta André Pereira Matos, docente do Departamento de Direito e investigador do Instituto Jurídico da UPT.

O evento divide-se em três dias com reuniões “brainstorming” através do uso de plataformas digitais, e que ao término terá uma apresentação pública para exposição das idéias, que contará com a participação do Secretário Geral da NATO, o norueguês Jens Stoltenberg.

A equipa da UPT terá nove estudantes de Licenciatura em Relações Internacionais (RI) e Mestrado em RI e Diplomacia, acompanhados pelos docentes André Pereira Matos e Bruno Sousa, que serão responsáveis pela interação com peritos da NATO, de “Think Tanks” internacionais, stakeholders da sociedade civil e do setor privado, assim como peritos, facilitadores, e jovens líderes da organização.

Os estudantes que apresentarem a melhor proposta serão convidados a aprofundarem a ideia e a apresenta-la na cimeira da NATO deste ano.

“Esta é uma oportunidade singular para aprofundar conhecimentos de ‘networking’ e de construção do perfil curricular a nível nacional e europeu”, afirma o professor André Pereira Matos.

Além da Universidade Portucalense, as outras oito universidades que participam na NATO Policy Hackton, são: Harvard University (Estados Unidos da América), Freie Universität (Alemanha), King‘s College London (Reino Unido), Charles University Prague (República Checa), The Johns Hopkins University (Estados Unidos da América), SciencePo Paris (França), University of Tromso (Noruega) e University of Vilnius (Lituânia).