Início Atualidade Tétris fecha 2020 com resultado recorde

Tétris fecha 2020 com resultado recorde

0
Tétris fecha 2020 com resultado recorde

Num dos anos mais desafiantes de sempre para a economia e o setor imobiliário, e apesar do atual contexto pandémico, a Tétris Portugal faz um balanço positivo da atividade em 2020, continuando a crescer e encerrando com uma faturação de €50 milhões – um recorde absoluto para a empresa de arquitetura e construção do grupo JLL.

A empresa esteve envolvida em cerca de 110 obras ao longo do ano passado, trabalhando a uma média de 20 obras em simultâneo por semana, de diferentes dimensões e segmentos imobiliários. Isto não obstante os enormes desafios aportados pela pandemia e todas as adaptações necessárias aos procedimentos, em especial a necessidade de garantir a segurança de todos os seus colaboradores e parceiros em obra.

A empresa continuou o seu trajeto de liderança nas áreas de retalho e de escritórios, reforçando o seu portfólio de obra com vários projetos de referência. No retalho, a Tétris participou em projetos para marcas de luxo como a Gucci, Dolce & Gabanna ou Golden Goose, mas também nas áreas da restauração, livraria, moda, decoração, cosmética e cabeleireiros. No campo dos escritórios, em 2020 a equipa da Tétris esteve envolvida em grandes projetos como as novas instalações da Natixis e Concentrix no Porto, Oracle e Crédit Agricole em Lisboa. Em Lisboa, a equipa trabalhou também para vários promotores e investidores imobiliários, transformando e adaptando vários edifícios na avenida José Malhoa, rua Castilho e avenida Casal Ribeiro, preparando-os para futuras utilizações. Nos serviços, onde tem uma presença transversal em praticamente todas as áreas, a Tétris concebeu e/ou executou também vários projetos no setor da saúde e bem-estar, nomeadamente de várias clínicas, além de assinar, pela primeira vez, a arquitetura integral com projeto chave-na-mão de um ginásio.

A Tétris reforçou também a sua aposta na área de hospitality, na qual pretende posicionar-se como líder de mercado. A empresa continuou a conquistar negócio neste segmento, com a execução e a conclusão de vários projetos em unidades de referência como Hotel Quinta da Marinha, Sofitel Lisboa, o Hotel Monte Real ou o Hotel Valverde. O ano foi ainda marcado pelo lançamento do departamento de Furniture Solutions, uma nova área dedicada ao mobiliário e soluções decorativas para os setores de escritórios, retalho e hospitality. Esta área tem já alguns projetos em carteira, incluindo os escritórios do Regus, no Porto, e a nova sede da JLL/Tétris em Lisboa.

João Marques, Hub Lead Portugal, Espanha e Itália, comenta: “Ao longo de 2020 vivemos fases de diferentes expetativas, mas, fundamentalmente, sempre tendo em mente a necessidade de garantir a continuidade do nosso trabalho nesta nova realidade, e com muita responsabilidade acrescida face aos compromissos que tínhamos com os nossos clientes e com a nossa equipa. Não poderíamos ter chegado aqui sem o apoio dos profissionais fantásticos que integram a Tétris, que assumindo riscos pessoais, garantiram que todos os nossos projetos fossem executados dentro dos parâmetros previstos antes da pandemia. Destaco também o apoio extraordinário de todos os nossos clientes que, sem exceção, desde logo, entenderam esta nova realidade de fazer obras dentro de uma pandemia”.

Congratulando os resultados obtidos por toda a equipa neste último ano, o responsável destaca ainda que “apesar de tudo, a pandemia não veio alterar o ritmo de crescimento a dois dígitos que vimos registando desde 2014. Arrancamos o ano com 28 obras em carteira que vinham de 2019 e ao longo dos meses seguintes ganhámos 80 projetos novos, não obstante o abrandamento da atividade económica que marcou boa parte do ano e que, evidentemente, também levou a um abrandamento nos processos de tomada de decisão. E é com muito orgulho que podemos afirmar que no âmbito da atividade europeia, a Tétris Portugal foi a única que ultrapassou os objetivos definidos no início de 2020, ou seja, num cenário pré-Covid”.

Em 2020, a atividade da Tétris Portugal sofreu uma reestruturação da sua cúpula diretiva, tendo Carlos Cardoso assumido o cargo de Managing Director da empresa em Portugal, (na sequência do novo cargo internacional assumido por João Marques), ficando responsável pela gestão de todo o negócio da Tétris a nível nacional. Reconhecendo o desafio que tem em mãos, Carlos Cardoso mostra-se otimista para 2021, ano que inicia com uma carteira confirmada de novos projetos no valor de €25 milhões.

“O portefólio com que iniciamos o ano permite-nos sonhar que 2021 vai voltar a ser um ano de crescimento. E é nesse sentido que estamos a desenhar toda a nossa estratégia. O nosso foco continua a ser o mesmo: ganhar! E ganhar é atingir todos os nossos objetivos, ganhar a confiança de novos clientes e manter a dos existentes e, não menos importante, manter a nossa equipa motivada e feliz, sempre com esta ambição única de conquistas”, conclui Carlos Cardoso, Managing Director da Tétris.