Início Atualidade “COBRIMOS VÁRIAS ÁREAS TERAPÊUTICAS, TANTO NA ÁREA DE ADULTOS, COMO NA ÁREA INFANTIL”

“COBRIMOS VÁRIAS ÁREAS TERAPÊUTICAS, TANTO NA ÁREA DE ADULTOS, COMO NA ÁREA INFANTIL”

0
“COBRIMOS VÁRIAS ÁREAS TERAPÊUTICAS, TANTO NA ÁREA DE ADULTOS, COMO NA ÁREA INFANTIL”

A Danone Nutricia Portugal é uma unidade especializada no Grupo Danone, pioneira no desenvolvimento e investigação da nutrição entérica, que ajuda as pessoas a viverem vidas mais longas e mais saudáveis, ampliando e completando a missão da Danone – levar saúde através da alimentação a um maior número de pessoas. Enquanto responsável pela marca em Portugal, qual tem vindo a ser a contribuição da mesma para uma sociedade mais saudável?
Esta nova divisão, Danone Nutricia, focada na Nutrição Especializada, permite a entrega de uma nova missão: Nutrir Todas as Fases da Vida, estando aptos a desenvolver soluções para as populações mais sensíveis de todas as idades e passando a ter no portefólio produtos como Leites Infantis da marca Aptamil e Alimentos para Fins Medicinais Específicos, como o Fortimel, que pode ser indicado em casos de má nutrição, derivado por exemplo do tratamento de doenças oncológicas.

A vasta gama de produtos e serviços Nutricia oferecem benefícios comprovados e melhores resultados clínicos, trabalhando diretamente com médicos e profissionais de saúde para proporcionar o melhor cuidado a quem mais precisa. Para melhor entender, como nos pode descrever estas soluções?
O nosso portefólio abrange várias categorias que deverão ser vistas muito além do “simples alimento”- Alguns exemplos:
– Nutrição Clínica Oral, usada para garantir a correta nutrição em pessoas com necessidades de suplementação nutricional, frequente em pessoas mais velhas e/ou que apresentam determinada condição ou doença. Por exemplo, num doente oncológico é muito importante o uso deste tipo de alimentos, desde uma fase precoce da doença, para prevenir a perda de peso resultante do estado catabólico em que se encontra o organismo. Ao reforçarem o seu estado nutricional numa fase precoce da doença, os doentes vão conseguir suportar melhor os tratamentos, como a quimioterapia e radioterapia, impactando assim positivamente na sobrevivência destas pessoas. Nesta categoria temos a Marca Fortimel, talvez mais conhecida agora dos Portugueses, desde que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa revelou ser um consumidor de suplemento nutricional oral.
– Alimentação adaptada a bebés com alergia à proteína do leite de vaca, que têm de consumir leites adaptados, como é o caso do Leite Neocate, recentemente comparticipado a 100% pelo Estado Português,, e Aptamil PEPTI.
– Nutrição Infantil, essencial para o desenvolvimento de crianças saudáveis, no seu momento mais crítico com a marca de Leites Infantis Aptamil, com nutrientes que ajudam ao sistema imunitário e Bledina, que aposta na Agricultura Regenerativa: tipo da agricultura que a nível de critérios cobre áreas críticas para a sustentabilidade do planeta e promove a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares para as gerações vindouras.
– Nutrição Clínica para doentes diagnosticados com Epilepsia e doenças Metabólicas raras, de que é exemplo Lophlex, e de que são exemplos pacientes intolerantes a determinado nível de proteína, cujo as consequências incluem a intoxicação. Muitas crianças são diagnosticadas aquando do “teste do pezinho”.

“A ciência é o cerno dos nossos produtos, e a saúde o nosso compromisso”, é o lema que a Danone Nutricia Portugal tem tido em conta, a cada passo dado. A focar todo o seu conhecimento e recursos no desenvolvimento de soluções adequadas, que áreas terapêuticas são aqui consideradas?
Cobrimos várias áreas terapêuticas, tanto na área de adultos, como na área infantil: ADULTOS – Oncologia, Neurologia, Gastroenterologia, Disfagia, Epilepsia e Recuperação/Manutenção funcional de mobilidade em idosos e pacientes de outras doenças agudas/crónicas.P EDIÁTRICOS – Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), Doenças Metabólicas, Epilepsia, Cólicas e Obstipação e Regurgitação.

É legítimo afirmar que a Danone Nutricia Portugal vem também colmatar certas lacunas na sociedade face às necessidades nutricionais de diversas patologias e condições clínicas?
Sim. Somos a única Marca a disponibilizar:
– um produto reembolsado para alergia à proteína do leite de vaca severa (Neocate);
– a única gama de nutrição por sonda para Cuidados Intensivos com proteína intacta, de acordo com as recomendações das Guidelines Mundiais (Nutrisson Protein Intense);
– o único suplemento oral nutricional do mercado validado por pacientes de oncologia, no que diz respeito a alterações de paladar, comuns em 70% dos doentes (Fortimel Compact Protein).

Comparativamente a outros países, como considera que estão os acessos comparticipados à nutrição clínica em Portugal, para que os doentes possam beneficiar do melhor tratamento disponível?
Num país onde apenas 8% dos doentes com risco de malnutrição estão em tratamento ou onde apenas 10% dos bebés com alergia à proteína de leite de vaca estão a tomar a fórmula infantil mais indicada, é urgente facilitar o acesso a uma correta terapia. Em Portugal muitos destes produtos não são comparticipados pelo estado fora dos hospitais, o que acontece maioritariamente em outros países, como em França e no Reino Unido, o que tem um impacto alto no diagnóstico da malnutrição, na prescrição e aderência à terapia.
Estes produtos acabam por estar apenas disponíveis para quem tem capacidade financeira para os adquirir, deixando de fora precisamente os mais vulneráveis, os idosos, que têm reformas baixas e carências alimentares. A falta de equidade no acesso à suplementação nutricional especializada faz com que haja vários doentes que não estejam a beneficiar do melhor tratamento para a sua condição clínica. A comparticipação destes produtos viria colmatar a equidade no acesso aos mesmos, impactar positivamente os resultados clínicos dos doentes e, contribuir para a redução dos custos do nosso sistema de saúde, uma vez que a malnutrição devido à doença, impacta muitas vezes o tempo de recuperação e leva a readmissões hospitalares, que poderiam ser evitadas.
Nos últimos meses temos verificados excelentes avanços:
– O orçamento de estado de 2020 trouxe uma boa notícia para alguns dos pais: os leites adaptados para os casos mais severos de Alergia à Proteína do Leite de Vaca passaram a ser comparticipados desde Setembro, o que inclui a marca Neocate;
– Foi também em Setembro de 2020 que foi publicada a norma da Direção Geral de Saúde que formaliza a “Implementação da nutrição entérica e parentérica em ambulatório e domicílio em idade adulta”, o que inclui produtos como Fortimel. Falta agora a publicação do decreto de lei, que efetivará esta comparticipação.

Algo que pode não ajudar no combate Portugal a essas mesmas lacunas que falamos é a atual situação pandémica que vivemos. Qual tem vindo a ser o impacto desta problemática na Danone Nutricia?
A pandemia veio agravar ainda mais a malnutrição entre pacientes admitidos nos hospitais. “Todos os doentes que permaneçam mais de 48h nas Unidades de Cuidados Intensivos devem ser considerados como doentes em risco nutricional. A terapia nutricional precoce individualizada apresenta benefício no prognostico destes doentes” (Orientação DGS para Terapia Nutricional does Doentes com COVID-19).
Desde o início da pandemia já doámos por exemplo 50.000 unidades de Nutricia Fortimel e Nutilis a Unidades de Cuidados Intensivos, Institutos de Oncologia, Hospitais de Dia e Centros de Reabilitação. Estamos cientes das dificuldades que muitos atravessam e por isso estamos a tentar ajudar, na medida do possível, os doentes e as suas famílias. Além disso, disponibilizamos no mercado em tempo record, um produto de nutrição em sonda, específico para doentes em cuidados intensivos: Nutrisson Protein Intense.

Sabemos que as ações de sensibilização por parte da Danone Nutricia Portugal são regulares. Tendo em conta o contexto de incertezas, é agora – e mais do que nunca – importante organizar iniciativas que promovam a nutrição?
Sim, o impacto da Malnutrição em Portugal ainda é pouco conhecido pela maioria dos profissionais de saúde, entidades governamentais e pacientes. Privilegiamos comunicação e suporte/parceria direta com os profissionais de saúde nos cuidados primários e secundários, promovendo a formação, esclarecimento e interpretação e ajuste de protocolos, na área da nutrição clinica, de forma a impactar positivamente os resultados clínicos dos doentes e, contribuir para a redução dos custos do nosso sistema de saúde, uma vez que a malnutrição devido à doença, impacta muitas vezes o tempo de recuperação e leva a readmissões hospitalares, que poderiam ser evitadas.
Ainda este mês lançamos uma campanha de sensibilização para os sintomas da Alergia à Proteína do Leite Severa junto dos profissionais de saúde e pais.

Para terminar, qual continuará a ser o papel da Danone Nutricia Portugal na sociedade, perante a missão a que se propõe diariamente?
Contribuir para que haja cada vezes menos Portugueses impactados pela malnutrição, ou por falta de acesso a nutrição especializada, com impacto positivo na qualidade de vida, resultados clínicos e custos de saúde para o Estado.