Início Atualidade PORTUGAL E EUA INTERLIGADOS PELA AMCHAM

PORTUGAL E EUA INTERLIGADOS PELA AMCHAM

0
PORTUGAL E EUA INTERLIGADOS PELA AMCHAM

A AmCham Portugal é uma associação empresarial privada, independente e sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é desenvolver e facilitar as relações económicas e comerciais entre Portugal e os EUA, numa base de mútuo interesse. No seu 70º Aniversário, quais são aqueles que pode considerar terem sido os marcos mais importantes no percurso da empresa?
Em primeiro lugar, a fundação da própria Câmara, em 1951, num contexto pós- segunda guerra mundial, tendo sido um importante sinal da vontade de investimento empresarial americano em Portugal, como forma de reforçar as relações entre os dois países.
Também o facto de, um pouco mais tarde, a AMCHAM ter passado a promover uma relação nos dois sentidos, com empresas portuguesas interessadas em exportar ou investir nos EUA.
E o lançamento de iniciativas regulares mais visíveis, como: o AMCHAM Tributes, que já vai na sua sexta edição, destinado a premiar empresas e personalidades que se destacam na relação Portugal-EUA; o This is America, com três edições, que é um evento social e familiar de demonstração e partilha do American Way of Life; e o Barómetro das Empresas Americanas em Portugal, do qual foi recentemente lançada a segunda edição.

A missão tem sido apoiar as empresas americanas sediadas em Portugal, e as empresas portuguesas que queiram desenvolver a sua atividade no mercado americano independentemente da sua dimensão ou setor de atividade. Para melhor entender, de que forma realizam este apoio? Onde começa e acaba o trabalho da AmCham Portugal e que valor aporta aos negócios dos clientes?
Temos várias formas de apoiar essas empresas. Seja pela organização e incentivo à participação em eventos de divulgação e informação sobre o mercado americano, seja pelo apoio na definição da melhor estratégia de abordagem de mercado, tendo em consideração questões de natureza legal, regulatória, fiscal ou outras, que se colocam em cada caso concreto.
Ajudamos também as empresas a contactarem com entidades públicas e privadas, por forma a que tenham o melhor desenvolvimento nos seus projectos.
Desenvolvemos, ainda, programas globais ou específicos para levar as empresas portuguesas em missões empresariais aos EUA.
Todos estes serviços são normalmente prestados pela estrutura da própria AMCHAM, mas também com o suporte de empresas especializadas, sócias da Câmara.

Desde sempre contribuiu para a divulgação de boas práticas empresariais e para a importância da excelência e de uma cultura empreendedora e inovadora. Quão importante é apoiar a promoção da competitividade, da produtividade e da internacionalização das economias das empresas portuguesas?
É sabido que os modelos empresariais americanos têm sido a referência para o desenvolvimento das actividades económicas a nível mundial. De facto, temas tão importantes como o funcionamento dos mercados de capitais, a regulação independente, a definição do propósito empresarial e dos modelos de governance mais robustos, o foco na criação de valor para todos os Stakeholders, as boas práticas ESG – ambiental, de responsabilidade social e governance – a ética coporativa, a gestão de risco, a compliance e auditoria, entre outros, cujas reflexões se iniciaram maioritariamente nos EUA, estão hoje bem presentes na forma moderna de gerir empresas. Há que sublinhar também aqui o papel das Business Schools americanas na disseminação desses estudos e investigações.
A incorporação destes temas na forma de fazer negócios é um factor crítico de sucesso na definição da estratégia das empresas que querem crescer e expandir-se. Permite-lhes serem mais eficazes e eficientes, ganhando competitividade e capacidade de internacionalização em mercados tão desenvolvidos e diversificados como o dos EUA.
A AMCHAM tem sido um actor atento e promotor da divulgação deste tipo de reflexões.

Como se encontra atualmente a relação entre estes dois países? Acredita que a AmCham Portugal tem sido uma alavanca para a sua forte consolidação?
Convém recordar que a relação histórica entre Portugal e os EUA vem desde a independência deste último, em 1776. De facto, Portugal foi o primeiro país a reconhecer essa independência, indo mesmo nessa matéria contra o seu mais antigo aliado, o Reino Unido. A pertença de ambos os países à NATO, como elementos fundadores, e a presença de uma forte e bem sucedida comunidade de origem portuguesa nos EUA, são igualmente pontos de reforço do bom relacionamento entre as duas nações.
Do ponto de vista económico, os EUA são neste momento o quinto maior destino de exportações portuguesas (e primeiro fora da EU), com cerca de 6 mil milhões de euros, e foram o maior investidor estrangeiro em Portugal em 2019, com particular incidência nas áreas da tecnologia e sistemas de informação. Hoje há quase 1.000 empresas americanas a operar no nosso país, que empregam cerca de 50.000 trabalhadores e que geram, em vendas, 4,5% do PIB nacional. Estes e outros números, que falam por si, podem ser consultados no Barómetro Empresarial, recentemente lançado pela AMCHAM, em parceria com a PWC, e com o apoio da Embaixada Americana e da FLAD.

De forma a celebrar a amizade histórica entre Portugal e os EUA, sabemos que, ao longo deste 2021, vão desenvolver um programa ambicioso e em função dos tempos incertos que vivemos. O que mais nos pode confidenciar?
Com todos os condicionamentos da crise pandémica que vivemos, não queremos deixar de celebrar um momento tão especial como este. Por isso, dividimos o nosso plano em três momentos. O primeiro, com um conjunto de cinco webinars temáticos, realizados no primeiro semestre, em colaboração com a nossa congénere AMCHAM EU, sobre temas que impactam a economia e as empresas, numa óptica tridimensional EUA, União Europeia e Portugal, associando-nos dessa forma à Presidência Portuguesa da UE.
O segundo será uma grande conferência sobre relações interatlânticas – Transatlantic Business Summit –, a realizar possivelmente em Julho, sobre as perspectivas do relacionamento geo-estratégico e económico entre Europa e EUA, no contexto do mundo actual.
Por último, a realização do jantar de gala, no último trimestre, com a entrega dos AMCHAM Tributes, que será um momento alto de celebração, presidido ao mais alto nível.

Por fim, que mensagem gostaria de deixar em torno deste 70º Aniversário, aos sócios, parceiros e amigos da AmCham Portugal?
Estamos cá há 70 anos e esperamos estar, pelo menos, outros 70. O que foi até agora conseguido, e todos os projectos presentes e futuros, são fruto do trabalho de uma equipa dedicada e da valiosa participação dos sócios e patrocinadores.
Os sócios são a razão de existir da Câmara e a eles caberá sempre a definição daquilo que consideram ser o valor acrescentado que a AMCHAM deverá continuar a dar aos seus associados.
Orgulhamo-nos de contribuir, dia a dia, para a consolidação das relações entre os nosso dois tão importantes países.