Início Atualidade PROJETO EUROKNOWLEDGE PORTUGAL: “O CONTINENTE ESTÁ À NOSSA ESPERA”

PROJETO EUROKNOWLEDGE PORTUGAL: “O CONTINENTE ESTÁ À NOSSA ESPERA”

0
PROJETO EUROKNOWLEDGE PORTUGAL: “O CONTINENTE ESTÁ À NOSSA ESPERA”

Ana Albuquerque, Diretora do projeto EuroKnowledge Portugal e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, em entrevista à Revista Pontos de Vista, promoveram as vantagens do evento para ambos os segmentos.
O grande interesse do projeto passa em impulsionar a boa governação, as obras humanitárias e a liderança em todo o mundo, através da criação de plataformas a fim de originar um continente estável e amigo do investimento. Assim, porquê Viana do Castelo? Rapidamente, Ana Albuquerque, responsável pelo evento revelou que nenhuma localidade seria tão indicada como aquela que é encarada como a cidade criativa, de cultura e do futuro.
O Presidente José Maria Costa, afirma que desde logo abraçou com entusiasmo o projeto uma vez que vem alavancar aquele que tem vindo a ser o objetivo primordial – a internacionalização de Viana do Castelo. “A cidade tem vindo a posicionar-se nos últimos anos no segmento do turismo de eventos e congressos. Desenhamos uma estratégia, e esta mesma estratégia passa pela sua internacionalização”, afirma convictamente. Certo é, sendo a cidade atlântica mais ao norte de Portugal, tem vindo a ganhar passo a passo uma extrema visibilidade pelos feitos concretizados e pelos seus recursos e frutos naturais. Um dos exemplos das inúmeras iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que levam a cabo o seu (cada vez melhor) posicionamento e que José Maria Costa fez questão de mencionar, “a empresa Enercon – um gigante alemão no setor da energia eólica – expandiu as suas instalações fabris na cidade através de um investimento de cerca de 20 milhões de euros, podendo assim empregar mais de 500 trabalhadores”.
Também Viana do Castelo tem estado na linha da frente quanto ao desenvolvimento das energias renováveis – sendo este um dos motivos pela qual a EuroKnowledge Portugal optou por fruir da mesma, enquanto braço direito, estanto totalmente alinhado com os temas a serem debatidos no evento a realizar-se no próximo mês de abril. Contudo, apesar de faltarem ainda meses para a sua realização, foram organizados ao todo três Webinars: o primeiro, aconteceu no dia 20 de janeiro e teve como tema base a “Economia do Mar” – assunto sobre o qual Viana do Castelo tem estado 100 por cento dedicada; o segundo, a acontecer no dia 19 de fevereiro, terá como tema “Energias renováveis / Energias convencionais”; a 26 de março está previsto o último Webinar, tendo como matéria a “Importância da internacionalização na retoma da economia mundial”, onde se pretende promover uma reflexão relativamente aos novos desafios, os constrangimentos e os reptos que se colocam à economia, numa fase pós-pandemia.

O EVENTO: AS VANTAGENS DA CONFERÊNCIA E DA LIDERANÇA FILANTRÓPICA
A EuroKnowledge Portugal irá realizar-se no Teatro Sá de Miranda nos dias 22 e 23 de abril, no mesmo ano em que este completa 135 anos de existência. Com capacidade para 400 lugares, o seu palco já pertenceu aos mais prestigiados nomes nacionais e internacionais.
Numa altura em que a pandemia da COVID-19 se afirma como a nova realidade, apenas serão ocupados 140 lugares para salvaguardar a segurança pública. Porém, segundo Ana Albuquerque tal não será impedimento, uma vez que “todos os empresários que assim o desejem, poderão participar via zoom”.
Primeiramente, no que ao evento diz respeito, interessa apresentar a todos os convidados a verdadeira essência de Viana do Castelo. “Os empresários podem certamente encontrar pontos de referência de desenvolvimento económico bem como parcerias. Além destes assuntos, pretendemos ajudar a abrir caminhos para o desenvolvimento, alterar a perceção de filantropia para que esta passe a ser o eixo essencial entre os EUA, Portugal e África e criar postos de trabalho”, afirma a Diretora do projeto, acrescentando ainda que
“queremos trazer também um pouco de esperança, mostrar que existe caminho após a pandemia, salientar sobretudo que o continente está à nossa espera”.
Ainda no evento, serão entregues prémios nas mais diversas categorias referentes à área empresarial e de filantropia. A quem pertencerá o prémio “Filantropo do Ano?” Deixamos a dúvida na certeza de que são inúmeras as possibilidades.
As expetativas de Ana Albuquerque e de José Maria Costa para a concretização do EuroKnowledge Portugal são as mais positivas, tendo a convicção de que este será o primeiro de muitos eventos a assegurar o futuro dos empresários e filantropos visionários dispostos e capazes de assumir um papel preponderante no desenvolvimento da economia sustentável.