Início Atualidade “ACREDITO QUE O QUE ME TRAZ BRILHO AOS OLHOS, É VER PARA ALÉM DE SÓ OLHAR”

“ACREDITO QUE O QUE ME TRAZ BRILHO AOS OLHOS, É VER PARA ALÉM DE SÓ OLHAR”

0
“ACREDITO QUE O QUE ME TRAZ BRILHO AOS OLHOS, É VER PARA ALÉM DE SÓ OLHAR”

A bagagem da Vanessa Oliveira conta com um vasto percurso que determinou quem é atualmente enquanto pessoa, mulher e profissional. Assim, interessa conhecer mais profundamente a sua história. O que nos pode contar?
Diria que todos os caminhos que fui trilhando assentaram na curiosidade e atração pelo “mistério” bem como no interesse genuíno pelo ser humano. Estudei psicologia e enveredei pela área organizacional, onde ganhei ampla experiência nos vários domínios dos RH, coordenei equipas e desenvolvi um olhar rico sobre a gestão ao ter estado frequentemente na fase de criação e estruturação das empresas. Continuei a estudar, a atualizar-me, e a abrir horizontes através de viagens e da escuta atenta das pessoas ao meu lado. Mais tarde, encontrei o “lugar certo” desde onde acompanhar outros e rendi-me ao apelo da psicoterapia.

Inúmeras são as características com que a equipa da Escola Transpessoal a descreve, nomeadamente “a montanha” que sustenta a mesma. De que forma surgiu este sonho e como tem sido desenvolvido ao longo dos anos?
Este sonho nasce após me ter inscrito no curso de Terapia Transpessoal em Espanha e ter sentido na própria pele o impacto e a transformação da experiência. Não me deparei com um espaço árido onde se debitavam informações, mas com um espaço fértil, real, onde podíamos descobrir-nos a nós mesmos e relacionarmo-nos de forma mais significativa com tudo. Fui convidada a expandir a escola para a língua portuguesa, e ainda que isso não estivesse nos meus planos, acho que esse sonho se atravessou no meu caminho e me pediu para o materializar. Continuámos a sonhar e a crescer e fomos diversificando a formação e construindo programas corporate. Tudo isto é resultado não da existência de uma montanha, mas daquilo que somos juntos – uma verdadeira “cordilheira”.

O termo “transpessoal” significa “mais além” ou “através” do pessoal e refere-se a tudo o que está para além da personalidade, circunstâncias e história pessoal que nos permite experimentar uma realidade mais ampla, mais significativa e com mais sentido. Com base nesta definição, como nos pode descrever a missão da Escola?
De uma forma muito simples, estamos todos os dias a aprender e a partilhar esta experiência que é Ser-se Humano. Buscamos a profundidade, exploramos o que está “para além de”, aquilo que são as raízes dos nossos conflitos, das nossas limitações, e também aquilo que nos une e que em nós clama por nascer para o mundo. Quando vamos mais além das personagens que construímos e deixamos de ver a vida de forma superficial e literal, abrimo-nos aos milagres do dia-a-dia. Mais além de idealismos e perfeccionismos castradores, abraçamos a vida e quem somos, de forma inteira, com luzes e com sombras.

Sendo que o propósito é a transformação, todas as atividades da Escola Transpessoal passam por oferecer experiências impactantes, que desafiem, que apoiem e que aportem significado e sentido à história de cada um. Para melhor entender, de que experiências estamos a falar?
Estamos a falar de experiências que nos fazem olhar para nós, para o outro, para o mundo e para a vida, de uma outra forma. Essa mudança de perspetiva reescreve a nossa história passada, permite-nos estar verdadeiramente presentes aqui-e-agora, e abre-nos espaço para um futuro pleno de sentido, mais próximo de quem realmente Somos.

Todos nós somos movidos diariamente por algo que nos faz “brilhar os olhos”, no caso da Vanessa Oliveira, podemos assegurar que é a compaixão pelas pessoas? Qual tem vindo a ser o estímulo diário e a inspiração ao longo dos anos?
Acredito que o que me traz brilho aos olhos, é ver para além de só olhar. Nesse atravessar da superfície consigo encontrar a beleza das coisas, comover-me, inspirar-me, suster-me, e perceber a dimensão de tudo. A compaixão é “ouro”, mas como tudo o que vale a pena, é como uma planta selvagem, que brota onde quer, e que não se sujeita ao nosso desejo. Todos os dias me preparo, como quem prepara a terra, para que ela queira nascer aqui, em mim.

Gostaria de deixar uma mensagem aos nossos leitores em prol do projeto que é a Escola Transpessoal e toda a sabedoria que se pode adquirir no mesmo?
Todos nós já intuímos a existência de algo mais. Não me refiro à religião, nem a crenças ou filosofias. Falo de ir ao encontro de nós mesmos e de, a partir dessa intimidade e profundidade, fazermos da nossa vida um hino a esse algo que temos dentro. Quem quiser percorrer esse caminho, tem aqui uma porta aberta.