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A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA NAS EMPRESAS

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A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA NAS EMPRESAS

Temática sempre atual é a da Comunicação, que vai ganhando relevância com a evolução dos tempos e, também, mudanças no paradigma social e económico, que vamos vivendo.
Considerada uma ferramenta chave para a gestão de um negócio, concertada com uma liderança forte e em linha com a visão e missão da empresa, a comunicação atua como uma alavanca para o seu crescimento.
Tendo como base as suas vivências e experiência profissional um grupo de quatro amigos, networkers e empresários, que se complementam nas suas áreas de atuação, organizaram um Webinar sob o tema LEAD&COM. Vamos saber qual o propósito, objetivos e benefícios que estes quatro empresários se predispõe a partilhar numa sessão online e interativa, que será totalmente gratuita. Em abordagem estarão os temas da Liderança, Comunicação Interna, Reputação Corporativa e Branding.

MARIA JOÃO DE FIGUEIREDO, CEO DA CIPHRA – CONTABILIDADE, GESTÃO E RH, E AS QUESTÕES RELACIONADAS COM A LIDERANÇA NO SUCESSO DE EQUIPAS E EMPRESAS:  “O SUCESSO PASSA PELAS EQUIPAS E PELAS PESSOAS”
A sua participação neste Webinar advém da sua experiência como uma Líder e/ou Gestora de pessoas? Como se vê neste papel?
Desde sempre que me revejo no papel de líder e desde muito nova, que o meu pai, na altura empresário, comentava: “Se fosses homem darias um bom líder, mas és mulher…”.
Embora esta avaliação tenha uma conotação associada ao género, típica dos anos 70, a verdade é que o meu perfil estava identificado, e o meu percurso acabou sempre por estar ligado à gestão de pessoas e à liderança de equipas e projetos. Posso, assim, assumir que me identifico com esta missão que é motivar, gerir e inspirar pessoas.

Acha que o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a gestão das equipas? Ou acredita que um bom serviço/produto fala por si?
Podemos ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas se não tivermos as pessoas certas para o trabalhar, de nada nos vai valer.
O grande desafio é conseguir juntar as pessoas certas, retirar de cada uma delas o que de melhor têm, e motivá-las para trabalharem em equipa, de forma a dar a resposta mais eficaz e eficiente ao cliente.E quanto mais experiência tenho no contacto com o mundo empresarial, mais acredito que o sucesso passa pelas equipas e pelas pessoas que nos rodeiam.

LUÍS SIMÃO, OWNER E COACH EXECUTIVO DA GREAT BOOM, REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA LIDERANÇA: “A COMUNICAÇÃO É TUDO”
Da sua experiência como Coach, como classifica a importância na comunicação interna entre chefias e equipas?
A comunicação é tudo! É a mola propulsora para uma liderança que transforma. É a chave mestra que auxilia a liderança, não só ao colocar todos no mesmo ‘patamar’, mas, principalmente, a mudar crenças, cultivar o entendimento e alinhamento, e ainda criar sentimento de pertença nas equipas. Independentemente da estrutura hierárquica dentro de cada empresa, a forma como a comunicação é passada tem um efeito enorme, e este pode ser positivo ou negativo. Uma comunicação efetiva é uma comunicação bem-sucedida, aquela em que os líderes estabelecem conexão e ganham suporte incondicional da organização, independentemente das possíveis barreiras, e isso só é facilitado e possível através da comunicação. Para garantirmos a melhor comunicação interna possível é importante escolhermos a melhor forma como comunicar – o melhor momento e a melhor estratégia, para cada situação e individuo. Ah claro, e nunca esquecer que temos vários tipos de comunicação, verbal e não verbal, e a congruência entre ambas deve ser perfeita.

Uma comunicação interna disfuncional pode impactar o crescimento de uma empresa?
Na minha opinião uma comunicação interna disfuncional pode gerar consequências bastante graves para uma empresa. A nível hierárquico pode, inclusivamente, destruir equipas e pessoas, criando desmotivação e demais conflitos que, consequentemente, provocam um decréscimo na qualidade do trabalho, ou mesmo o abandono da empresa. Entre colegas pode provocar desentendimentos, quebras de confiança e de produtividade no trabalho de equipa. Esta insatisfação vai, invariavelmente, refletir-se no desempenho profissional da empresa, passando uma imagem negativa para o mercado e stakeholders. Esta perceção vai limitar o crescimento da empresa, obrigando a uma transformação.

PARA PAULO SIMÃO, PARTNER E DESIGNER NA DSC DESIGN E COMUNICAÇÃO, A IDENTIDADE VISUAL NÃO PODE SER DESCURADA, POIS REVELA O POSICIONAMENTO DA MARCA NO MERCADO: “A IDENTIFICAÇÃO CRIADA NO CONSUMIDOR É O PROPÓSITO DE UMA MARCA FORTE”
A identidade visual de uma marca diz muito sobre os seus serviços/produtos, concorda? Qual o impacto para o mercado?
A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de, o que é a empresa, quais são os seus valores e de que forma se posiciona no mercado e na sociedade. No conjunto de todas as características que constituem a empresa, a identidade visual pretende realçar aquelas pelas quais queremos ser lembrados e que nos diferenciam dos demais. Para que uma marca seja reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso no seu mercado, é preciso defini-la e destacar as suas melhores qualidades. Este é um trabalho de extrema importância porque todos nós queremos que a nossa marca seja única e atrativa.
De forma subjetiva, a identidade visual é responsável por gerar um sentimento forte de identificação, confiança, ligação e pertença em relação às marcas e é fundamental para as empresas crescerem e gerarem negócios.

Na escolha de um produto/serviço a imagem da marca é fator diferencial?
A marca de um produto/serviço também vulgarmente chamada de logotipo é a sua representação visual e da forma como se posiciona no mercado. Existem logotipos mais tradicionais, modernos, mais ousados ou conservadores, e todas as suas características dizem muito sobre a empresa em questão.
Os logotipos estão em todo o lado e até parece que nos seguem fazendo parte da nossa cultura e estilo de vida. Eles influenciam de forma determinante as nossas decisões estando muitas vezes repletos de significados. Esta identificação criada no consumidor é o principal propósito da existência de uma marca forte porque nunca vai desaparecer da sua memória.

MAFALDA FLORES, CEO & FOUNDER DA BLOOD.COM COMUNICAÇÃO & PR, REVELA A IMPORTÂNCIA DE UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA ONDE A REPUTAÇÃO É VANTAGEM COMPETITIVA: “A REPUTAÇÃO DE UMA EMPRESA ANDA DE MÃOS DADAS COM A CREDIBILIDADE”
Como relaciona o nível de Reputação com o possível sucesso da empresa? Pode haver desvalorização da marca?
A reputação de uma empresa anda de mãos dadas com a credibilidade e, está diretamente conotada com a sua imagem, ações e seus representantes. Daí a relevância de existir um alinhamento entre a visão, missão e uma comunicação efetiva de dentro para fora.
Costumo referir muitas vezes aos meus clientes que uma imagem vale mais do que 1000 palavras, mas se a palavra (dita mensagem) não for coerente com o propósito da empresa, o impacto é nulo ou até mesmo negativo. E isso provoca uma desvalorização da marca. Por outro lado, havendo coerência nas ações e uma liderança forte, onde as práticas internas se refletem nos serviços/produtos oferecidos pela empresa, tornam-se uma vantagem competitiva, o que naturalmente leva ao sucesso do negócio. O objetivo de prender a atenção é criar uma relação de credibilidade, na qual estranhos se transformem em seguidores e, por fim, em clientes.

Reputação vs notoriedade, qual a diferença? Que importância tem a reputação num mercado altamente competitivo?
São dois fatores complementares, que corretamente trabalhados revelam-se vantagem competitiva para o negócio.
Associada à coerência está a necessidade de uma comunicação eficaz sobre o que as empresas fazem e o que as marcas representam, garantindo que o que for comunicado se converte naquilo que os clientes pensam realmente sobre as marcas e as empresas. Isto é Reputação.
Já a notoriedade mede-se pelo reconhecimento que se tem sobre a existência uma marca, produto ou serviço. Daí a necessidade de as empresas darem elevada importância a este aspeto, uma vez que ter notoriedade leva não só a empresa a ser lembrada, como ajuda a potenciar uma relação de confiança com o consumidor, ter os seus produtos desejados e ter maior visibilidade. Num mercado competitivo assumir uma estratégia de comunicação integrada onde a reputação potencia a notoriedade, pode ser uma alavanca para o crescimento da empresa, uma vez que as perceções dos clientes correspondem à realidade comunicada.