Início Atualidade “FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE QUEM NOS PROCURA”

“FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE QUEM NOS PROCURA”

0
“FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE QUEM NOS PROCURA”

Atendendo ao facto de estarmos a atravessar uma situação de pandemia global, muito do tempo despendido por parte dos profissionais de saúde tem sido dedicado exclusivamente a esta problemática. Assim, alguns tratamentos para controlar outros problemas de saúde foram suspensos. No caso do Grupo Clara Saúde, de que forma têm tentado colmatar esta questão?
A anatomia patológica foi das especialidades médicas laboratoriais que mais sentiu os efeitos desta pandemia. Depende principalmente de pedidos médicos muito específicos que se prendem com patologias potencialmente graves. Com o encerramento da maior parte dos serviços públicos e privados vimos estes exames diminuir drasticamente o que na nossa opinião prejudica gravemente os doentes que ficam sem acesso a estes diagnósticos específicos. No nosso grupo, com esta diminuição de procura canalizámos os esforços dos técnicos de anatomia para a área da biologia molecular para dar apoio à necessidade crescente dos testes de covid19 por PCR.

Já no que ao coronavírus diz respeito, o que tem sido realizado pela marca em prol da segurança e saúde comum? Internamente, existem de momento trabalhos e/ou investigações a serem concretizados quanto ao mesmo?
Foi criado um conjunto de regras internas de acordo com as normas da DGS mas principalmente foi incutido um sentido de responsabilidade e respeito pelo próximo que fez toda a diferença. A investigação em anatomia patológica, infelizmente, é realizada maioritariamente em âmbito hospitalar, quer pela disponibilidade de recursos quer pela diversidade de espécimes. Existem alguns projetos já pensados, mas que ainda estão dependentes do conhecimento real deste vírus. Perceber microscopicamente como alguns dos nossos tecidos reagem perante este ataque e como outras patologias podem ser influenciadas seria muito interessante.

O que significa para si o Grupo Clara Saúde?
É um grupo multidisciplinar de profissionais com conhecimento em várias áreas e que em conjunto criam soluções de saúde para a comunidade em que estão inseridos, mas o que nos distingue internamente é sermos um grupo de amigos que têm a sorte de trabalhar juntos e fazer aquilo que gostam: fazer a diferença na vida de quem nos procura.