“ESTAMOS NUM NEGÓCIO DE PESSOAS E O NOSSO LEMA É, «EU AMO O MEU TRABALHO» PORQUE REALMENTE O AMAMOS”

A vida é preenchida com páginas repletas de histórias, imagens e palavras. O que fazemos dela concerne a cada um de nós, sendo que o fundamental é ser feliz. A Revista Pontos de Vista foi conhecer a Rainbow Portugal, e conversou com Fernanda Alves, CEO da marca, que, além de nos ter revelado, entre outras coisas, o segredo para o sucesso da marca que lidera, abriu um pouco o baú da sua privacidade e abordou como tem sido esta sua aventura e como esta empreendedora, filantropa, investidora, autora, oradora, modelo, líder, amiga, filha, mãe, tem sabido lidar com todos os desafios que fazem parte do seu quotidiano, assegurando que hoje pode olhar para trás e sentir-se orgulhosa pelo trajeto percorrido, sendo grata pelos caminhos que a trouxeram até aos dias de hoje. Mas saiba mais de uma entrevistada que «abriu a porta» a histórias pessoais, a desejos íntimos e a vontades próprias de uma Mulher Líder, e que nunca diz que não a um bom desafio.

486

A Fernanda Alves é um exemplo perfeito de resiliência, empreendedorismo e determinação. Características essas que justificam o sucesso da Rainbow Portugal, empresa da qual é a CEO. Recuando uns anos, e para contextualizar os nossos leitores, interessa conhecer mais profundamente a sua história enquanto pessoa, mulher e profissional. O que nos pode confidenciar?
É raro contar a minha história porque sou uma pessoa discreta e o que faço, faço incondicionalmente e não espero nada em troca, exceto a realização que isso me traz. Decidi aceitar este convite antes de mais para agradecer ao meu círculo íntimo por estar sempre ao meu lado e por ser o mês da mulher, apesar de a minha mensagem ser também para os homens, por isso espero que toque e inspire pelo menos uma pessoa a lutar pelos seus sonhos.
Há um provérbio sábio em que acredito: “antes de ser um excelente profissional, seja um bom ser humano”.
Quem é Fernanda Alves… Antes dos títulos pessoais e profissionais, antes das coroas, há muito mais… há uma pessoa que aos 44 anos aprendeu muito com a vida e que acredita que ainda tem muito para aprender. Uma pessoa que é empreendedora, filantropa, investidora, autora, oradora, modelo, líder, amiga, filha, mãe, mas para ser tudo isso há uma mulher. Uma mulher que tem uma fé inabalável, que ainda acredita no bem e faz os possíveis para fazer a sua parte nesta vida, com a qual foi abençoada. Uma mulher que sabe que o seu verdadeiro propósito é amar e realizar os outros e, poder fazê-lo, traz-lhe uma sensação de realização enorme. Há uma mulher que abraça os tempos modernos e que tem a coragem de alcançar as estrelas, enquanto mantém os pés no chão sendo fiel às tradições, à cultura, às suas raízes, à sua educação, ao nome de família. Há uma mulher que vê sempre o lado positivo, que adora ver os outros vencerem, uma mulher que acredita em valores e princípios e que tem um grande coração e uma alma velha. Uma mulher que acredita na abundância, porque há mais do que o suficiente para todos. É empática, justa e apaixonada. Acredita no amor e no romance. Acredita no trabalho em equipa porque o que criou e construiu foi feito com coragem, muito trabalho e ao rodear-se de pessoas em quem acredita e em quem confia. Acredita em milagres, em magia e num bem maior. Ama o que faz e tudo o que faz é incondicional. É uma mulher que quer deixar um legado para os seus filhos e que ainda acredita na humanidade. E sim, títulos e coroas foram conquistados, sucessos foram alcançados e mais virão, mas sem esta forma de ser nada seria possível, porque ela acredita que o que está dentro de nós determina o nosso mundo exterior. Está focada em permanecer fiel a quem ela é, investindo a sua energia e tempo no que realmente importa. Acredita que temos de ser exatamente quem somos e que quando o nosso coração está no lugar certo, o universo define as nossas bênçãos.
A minha história começou na África do Sul, onde cresci e estudei, com um Pai Português e Mãe Sul Africana. Não nasci numa família rica, mas tínhamos tudo o que precisávamos. Tudo o que tenho foi conquistado com muito trabalho. Morar na África do Sul deixou-me ciente das duras condições de vida, especialmente para as crianças, então desde muito cedo soube qual era o meu propósito. Queria viver uma vida com significado, contribuindo e fazendo a diferença na vida de outras pessoas. Percebi que tudo o que tinha naquele momento para dar era o meu tempo e amor, mas isso não foi impedimento e hoje continuo a acreditar que não devemos esperar pelo momento perfeito, ou para quando tivermos muito para dar ou estivermos prontos, o importante é que façamos o que falamos, que comecemos por dar e fazer o que podemos, porque juntos podemos fazer uma diferença ainda maior. Desde muito jovem que fui voluntária em várias instituições, especialmente ajudando crianças menos afortunadas ou limitadas e esse foi o início de minha jornada humanitária e filantrópica que ainda continua aos dias de hoje. Estou ligada a várias organizações sem fins lucrativos, nomear apenas uma seria a Sharing to Learn, através da qual em 2010 tornámos um sonho em realidade com as pessoas da vila Makuleke em África ao construirmos bibliotecas e poços para ajudar as crianças e famílias a terem mais opções, oportunidades e sonhos (assim como eu tive). Há uma famosa frase de Nelson Mandela que eu adoro: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Aos 19 anos mudei-me sozinha para Portugal, onde pude partilhar parte da minha vida adulta com a minha avó paterna (que posso dizer com orgulho ser uma das minhas mentoras e a minha homónima) e com ela aprender e guardar até hoje as memórias do nosso forte amor, os seus sábios ensinamentos, a sua força interior e doçura na relação com os outros. Uma das minhas lembranças mais antigas é a de ouvir os meus pais dizerem que eu poderia ser o que eu quisesse e que nunca deveria permitir que alguém limitasse o meu sucesso ou o que queria fazer na vida.
Dos seis aos vinte e três anos tive uma carreira de modelo e há vinte e cinco anos que tenho uma carreira empresarial ao representar a Rainbow em Portugal. Ambas são os veículos com os quais me comprometi e que usei para me mover em direção ao meu propósito de vida. Deram-me a oportunidade de crescer, de ter mais opções, de viajar, de encontrar as pessoas certas na hora certa, de perceber quem são os meus mentores e de fazer a diferença todos os dias, como por exemplo, a plantar árvores com a organização Plantar Uma Árvore (a natureza ensina-nos que o que plantamos e cuidamos, colheremos) ou a ajudar e proteger os animais e pessoas, principalmente na África do Sul, América e Portugal. O meu amor por aprender levou-me a assistir a mais de 30 das melhores conferências do mundo que me ajudou a ser quem sou. Ainda hoje tenho um grande amor por compartilhar e aprender e acredito que é muito importante trabalharmos constantemente para o nosso crescimento pessoal e a importância de ter bons hábitos. Quanto mais trabalhamos em nós mesmos, mais e melhor vamos ter para dar aos outros. Num dos livros de Oprah Winfreys, aprendi que meu legado é cada vida que eu toquei, é o que faço todos os dias, é como uso a minha vida para ser uma luz na vida de outra pessoa.
Hoje posso olhar para trás e sentir-me orgulhosa e, ainda assim, esperar muito mais que ainda está por vir. Sei quais são minhas prioridades e em que ordem… Deus, a minha família, o meu círculo íntimo, a minha vida profissional. O meu amor pela minha família, pelo meu crescimento pessoal, pelo meu propósito, pelo meu círculo intimo, pelos animais, pelas viagens, pelos livros, por fazer a diferença, vão sempre fazer-me seguir em frente e agarrar-me ao que é querido para mim. Diariamente olho para o céu e digo OBRIGADA.

A Rainbow Portugal tem sido ao longo dos anos uma marca de referência no mercado nacional, pela qualidade que apresenta em todos os seus equipamentos e pela constante inovação que tão bem a determina. A que se deve esta notoriedade e (merecido) reconhecimento?
Não acredito na sorte, nem em coincidências. Acredito que tudo acontece por uma razão, em ter uma visão, uma missão, preparação, trabalho árduo, ter uma atitude positiva, rodearmo-nos das pessoas certas e ter uma fé inabalável.
Desde que a Rainbow chegou a Portugal em 1993 tem vindo a construir a sua reputação como produto e empresa líder no mercado. Vinte e sete anos depois, a Rainbow Portugal orgulha-se de representar um produto de excelência com 85 anos de história, de ser a família profissional de mais de 500 agentes autorizados e mais de 200 colaboradores, de ser uma empresa de gerações em constante crescimento e de continuar a ser uma referência de qualidade e confiança para os nossos mais de 325 mil clientes em Portugal.
A nossa dedicação e paixão pelo que fazemos e representamos levou-nos à conquista de 70 prémios da Rexair como organização nº 1 no mundo entre mais de 80 países e a deter o recorde de ganhar consecutivamente 13 desses prémios.
Ao longo dos anos fomos também premiados Escolha do Consumidor por cinco anos consecutivos, Produto 5 Estrelas em 2015 e 2016 e Produto do Ano em 2014 e 2020.
Somos recomendados pela Fundação Portuguesa do Pulmão e mantivemos os nossos certificados da Fundação Americana de Asma e Alergias, da Associação Americana de Fabricantes de Eletrodomésticos que certifica a Rainbow como um aparelho de higienização do ar comprovado, e do Instituto das Carpetes e Tapetes por satisfazer os padrões da indústria de alcatifas no que respeita à eliminação de sujidade, redução do pó e aparência da alcatifa.
Tudo aquilo que temos vindo a atingir é fruto de uma equipa unida, que partilha a mesma missão, visão e valores. Somos reconhecidos por pensarmos sempre em novas formas de inovarmos, reinventarmos e sermos melhores do que ontem para continuarmos a ser os primeiros.
Atualmente, a Rainbow conta com 21 escritórios ativos em Portugal e investe continuamente no crescimento pessoal e profissional da equipa, o que ajuda em todas as áreas de sua vida e dá continuidade à missão de proporcionarmos ambientes saudáveis e limpos às famílias portuguesas.

Num universo em constante mudança, as empresas e organizações têm de adaptar os seus produtos às necessidades dos clientes – também elas em transformação diária. Sabemos que a Rainbow Portugal continua a estabelecer e a superar cada desafio a que se propõe desenhando eficazmente máquinas que, além de serem um facilitador de tarefas domésticas, são um auxiliar para tornar o lar num lugar mais saudável. De facto, é legítimo afirmar que, em todas as suas invenções nada fica ao acaso? Tem sido o fio condutor para as tornar distintas?
Com o lançamento do mais recente modelo Rainbow no final de 2019, o SRX, diria que parecia que estávamos a preparar-nos para aquilo que agora, em tempos de pandemia, chamamos o “novo normal”. Para nós, o normal foi sempre priorizar a limpeza profunda através de uma higienização e purificação do ar eficazes nas casas portuguesas, com a ajuda do nosso sistema de higiene e saúde Rainbow. O “novo normal”, para além de ter intensificado a necessidade imprescindível e complementar na melhoria da nossa saúde que a máquina Rainbow proporciona, aumentou ainda mais a responsabilidade do trabalho da nossa equipa, especialmente depois do governo dos EUA ter certificado o nosso produto e o trabalho dos nossos agentes como essenciais durante estes tempos difíceis.
O respeito que temos por esta responsabilidade levou-nos a reunir as nossas equipas com o intuito de garantir que todos entendiam a importância do seu trabalho e ajustar o que era necessário para que todos estivessem preparados para fazer demonstrações num ambiente seguro, seguindo as regras da DGS, e para que internamente a organização apoiasse os agentes e clientes de forma ainda mais próxima e eficiente do que antes. A preparação psicológica e emocional dos nossos agentes para enfrentar estes tempos mais desafiantes é o resultado de formações constantes que os formam não só como profissionais, mas também como seres humanos, e é o que faz com que a Rainbow Portugal seja reconhecida por desenvolver continuamente a melhor equipa comercial no mercado.

Exemplo de que realmente nada fica por pensar – e numa altura em que se dá cada vez mais valor à higienização e purificação do ar – a Rainbow utiliza o elemento mais poderoso da natureza (a água) para remover a sujidade, odores e trazer ao ambiente doméstico ar limpo e lavado. Falando do Rainbow SRX, que outras vantagens traz este equipamento à vida das pessoas?
O equipamento Rainbow é muito mais do que apenas um produto que vendemos, é uma necessidade urgente nas casas e para a proteção da saúde das famílias. Os nossos clientes encontram na Rainbow a vantagem de terem várias funções num só equipamento cada vez mais prático e fácil de usar, conseguindo por exemplo limpar a sujidade de tapetes e estofos, do chão e de todo o mobiliário, lavar em profundidade, purificar e desinfetar o ar ao eliminar 99,9% das partículas prejudiciais à nossa saúde, eliminar maus cheiros e aromatizar e limpar o pelo dos animais de estimação, ao mesmo tempo que vão estar a proteger os oceanos da poluição doméstica graças a um novo filtro criado pela Rainbow. O novo modelo Rainbow SRX é um equipamento revolucionário pelas mais de 20 novas funções e melhoramentos em relação aos modelos anteriores, oferece uma tecnologia mais recente e um design inovador com mais poder e eficácia, botões de controlo digital, um motor com 4 velocidades, novos encaixes, mais poder de sucção, um temporizador, maior durabilidade, uma nova tecnologia de levantamento automático e 10 anos de garantia no motor e controlador, características que o fizerem ganhar o prémio de “Produto do Ano 2020”.

“Um ar limpo e uma casa limpa já não é apenas uma questão de conforto, é também essencial para a nossa saúde”. Assim, de acordo com esta afirmação, num relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Das Doenças, é recomendada a utilização de equipamentos com filtro HEPA para a desinfeção de ambientes potencialmente contaminados com o vírus da COVID-19. No contexto atual que vivemos, mais uma vez, a Rainbow possui um papel essencial no controlo da pandemia. Que mais tem concretizado neste sentido?
A Rainbow é recomendada pela Fundação Portuguesa do Pulmão desde 2014 e esta é uma das razões que nos deixa tão felizes por levarmos aos portugueses aquele que é o melhor equipamento de higiene e saúde do mundo. Ter a tecnologia aliada à saúde é, claro, uma mais-valia porque quando os nossos clientes escolhem o equipamento Rainbow, escolhem um equipamento com um filtro HEPA de alta eficiência que impede as finas partículas de pó e as bactérias de voltarem a ser lançadas para o ar que respiram. Escolhem um equipamento capaz de eliminar os ácaros, que limpa, lava e desodoriza ao mesmo tempo que faz a aspiração da sujidade. Escolhem um equipamento que aromatiza ao mesmo tempo lhes devolve um ar mais puro para respirarem.
Desde o início da pandemia, a Rainbow tornou-se numa das protagonistas na luta contra o COVID-19 e os nossos clientes ficaram gratos por conseguirem garantir um maior cuidado na higienização das suas casas. No contexto atual vimo-nos obrigados a adaptar-nos a novas rotinas, passamos mais tempo em casa em teletrabalho e a cuidar da família, onde por vezes o ar é mais perigoso para a nossa saúde, sendo a ventilação da mesma essencial. A Rainbow é conhecida por eliminar 99,9% das partículas do ar graças ao seu sistema de filtragem e essa eficácia torna-se ainda mais completa quando é utilizada a nossa solução concentrada Fresh Air, uma poderosa bactericida que possui propriedades terapêuticas, elimina fungos, bactérias e odores desagradáveis. Como a Rainbow é fundamental na prevenção de problemas respiratórios, nos últimos meses tivemos também uma participação ativa em ações de solidariedade através da disponibilização de equipamentos a lares da terceira idade, às unidades hoteleiras, hospitais e quartéis de bombeiros que acolhem doentes COVID-19, para suporte aos profissionais de saúde ao serviço no combate ao vírus.

O ano ainda agora começou, contudo, a Rainbow Portugal já foi considerada “Escolha do Consumidor 2021” – a marca número um em Portugal na categoria Sistemas de Higienização pelo 5º ano consecutivo. Em plena pandemia, a empresa continua a distanciar-se das concorrentes alcançando prémios merecidos. Para fazer jus ao reconhecimento, surgem já planos e projetos para continuar a fazer a diferença nos próximos meses?
Termos sido considerados “Escolha do Consumidor” novamente este ano relembra-nos que somos uma marca privilegiada por termos clientes que se orgulham de terem em casa um equipamento certificado e único na missão de melhorar a saúde das suas famílias. Quem faz parte da “família Rainbow” sabe que representa o melhor sistema de higiene e saúde do mercado a nível mundial e que, em 27 anos que estamos em Portugal, o valor do nosso equipamento fala sempre por si quando demonstrado de forma profissional e honesta. O percurso da Rainbow ao longo de todos estes anos distingue-se de qualquer outra marca no mercado, o que faz dela incomparável. É, na verdade, um elogio continuarmos a ser uma referência para aqueles que tentam assemelhar-se à nossa marca e que ambicionam representar um produto de confiança e credível como o nosso. A Rainbow já ganhou vários prémios e cada vez que acrescentamos mais um à nossa coleção ficamos ainda mais orgulhosos do nosso produto.
É com um enorme orgulho que sou CEO da Fénix Lusitana, empresa importadora e distribuidora exclusiva do Sistema de Limpeza Rainbow em Portugal. Nos últimos 25 anos, juntamente com a minha equipa de mais de 500 colaboradores, mantivemo-nos no Top 3 entre mais de 80 países no mundo que representam esta organização. Estamos num negócio de pessoas e o nosso lema é Eu amo o meu trabalho` porque realmente o amamos! Acredito que essa é a única forma verdadeira de ter sucesso, temos de amar o que fazemos. Outra frase africana muito importante é a que diz que “sozinhos podemos ir rápido, mas juntos podemos ir longe” e com a equipa que me rodeia temos feito a diferença na vida de muitas famílias em Portugal. Quero agradecer à equipa Rainbow Portugal (Distribuidores, Staff e Agentes) pela sua dedicação, empenho, apoio, resiliência, trabalho árduo, vontade de representar a nossa empresa com dignidade e orgulho e, por fim, agradecer aos nossos mais de 325 mil clientes em Portugal porque eles são os responsáveis pelo nosso sucesso final. Construímos uma empresa, uma marca, uma equipa, uma reputação que nos rendeu um nível diferente. Através da nossa equipa, mostrámos mais uma vez que Portugal não é quantidade, mas sim qualidade, que continua a ganhar prémios, troféus, mas, principalmente, uma reputação de confiança e qualidade. É isso que faz a diferença e juntos vamos continuar a crescer, a melhorar, a divertir-nos, a criar memórias e a ajudar as famílias, contribuindo para sua saúde e independência financeira, alcançando objetivos e realizando sonhos.

Certo é, com o crescimento da empresa, interessa que os Recursos Humanos acompanhem esse mesmo crescimento para continuar a dar a melhor resposta aos consumidores. Com mais de 500 profissionais a pertencer à equipa líder de mercado, a Rainbow Portugal está sempre à procura de novos colaboradores. Gostaria de deixar um convite a quem, com entusiasmo, se proponha a visitar as Casas Abertas Rainbow?
Estamos num negócio das pessoas! Estamos aqui para contribuir para a saúde de todos os lares portugueses. Estamos aqui para ajudar as pessoas a melhorar as suas vidas, não apenas financeiramente, mas também como seres humanos. Para mostrar que é possível crescer e sonhar e fazer acontecer, ajudando os outros da mesma forma. Afinal, se algo é tão bom para mim, então porquê manter isso só para mim…esse não é o caminho da Rainbow. O caminho da Rainbow é compartilhar e não ter limites. O caminho da Rainbow prova que há mais do que suficiente para todos, que o que recebe ou ganha depende de si. O caminho da Rainbow dá-lhe a oportunidade de viver uma vida com qualidade para que, não só atinja seus objetivos e os da sua família, mas também tenha tempo para fazer o que é importante para si, ao mesmo tempo que a Rainbow se torna sua segunda casa e faz amigos para a vida toda. Compartilhar e vivenciar momentos incríveis juntos. Este é um negócio onde todos ganham. Ao dia de hoje a Rainbow continua a demonstrar um crescimento notável na área da saúde, pela necessidade de um equipamento eficaz na limpeza doméstica, e no recrutamento devido à situação do aumento das despesas e do desemprego que Portugal atravessa. Felizmente, nestes tempos mais difíceis, a oportunidade Rainbow tem sido a solução de emprego para muitas famílias.
Cada um de nós já venceu a corrida da vida quando nascemos, então aproveitem esta grande oportunidade e lembrem-se sempre de onde vêm, façam as coisas com integridade, caminhem com dignidade e não deixem que nada nem ninguém vos pare. Ganhar a Miss Internacional depois de participar em mais de 50 concursos e alcançar sempre as três primeiras posições teve muitas situações desafiantes, construir o meu negócio também teve momentos muito desafiantes, criar três filhos sozinha e protegê-los também é um desafio. Muitas vezes senti dor e medo, mas a minha fé, a minha coragem, o meu amor, a minha motivação, o meu propósito, a minha família, a minha equipa e eu, são suficientemente importantes para nunca desistir e tornar todos esses desafios em aspetos positivos na minha vida. Não tenham medo de falhar, aprendam com cada experiência que arrisquem e tentem as vezes que forem necessárias até serem bem-sucedidos
Se querem melhorar a vossa vida e a da vossa família, se o vosso sonho é fazer o que amam e num lugar onde são felizes, se querem juntar-se a uma equipa que vos façam sentir parte de uma família e querem viajar com tudo pago para vocês e mais um acompanhante – Juntem-se à nossa equipa líder de mercado a nível mundial com 16 distribuidores autorizados Rainbow por todo o país, mais de 500 agentes autorizados, 200 colaboradores e mais de 325.000 clientes em Portugal! Garantimos crescimento pessoal e profissional enquanto contribuem para casas portuguesas mais saudáveis com a inigualável máquina Rainbow, com uma história de mais de 85 anos. Estamos à vossa espera!
Quanto a mim, o meu foco vai continuar a ser manter a Rainbow Portugal entre as três melhores organizações do mundo, apoiar os meus 16 distribuidores, continuar a abrir novos escritórios com a ambição de conseguirmos ter um escritório em cada distrito de Portugal a dar ainda mais apoio aos nossos mais de 325 mil clientes, aumentar a nossa equipa nacional, haver uma Rainbow em cada casa portuguesa, continuarmos a ser distinguidos como PME Excelência e manter a Rainbow Portugal unida, forte, confiante e apaixonada.