Início Atualidade “ESTAMOS SEMPRE FOCADOS NO UTENTE”

“ESTAMOS SEMPRE FOCADOS NO UTENTE”

0
“ESTAMOS SEMPRE FOCADOS NO UTENTE”

Atendendo ao facto de estarmos a atravessar uma situação de pandemia global, muito do tempo despendido por parte dos profissionais de saúde tem sido dedicado exclusivamente a esta problemática. Assim, alguns tratamentos para controlar outros problemas de saúde foram suspensos. No caso do Grupo Clara Saúde, de que forma têm tentado colmatar esta questão?
Desde o início da pandemia, que o Grupo Clara Saúde teve sempre a preocupação de manter todas as suas unidades a funcionar, com alguns ajustes nos horários, é certo, mas mantivemos todas as valências disponíveis para continuarmos a apoiar a população noutras situações clínicas que não a de doença pandémica. Mantivemos sempre uma preocupação constante de continuarmos com o denominador comum do nosso grupo- a existência de uma ‘medicina de proximidade’ consciencializando os nossos profissionais e colaboradores de que tal era possível, colocando à sua disposição todos os equipamentos de segurança e a implementação de circuitos que garantissem a segurança do profissional e do utente. Em virtude da pandemia, o grupo viu-se forçado a modificar e a reforçar a sua resposta na biologia molecular, sem nunca descurar as restantes valências do laboratório garantindo a nossa oferta no sentido de proporcionar um serviço de excelência.

Já no que ao coronavírus diz respeito, o que tem sido realizado pela marca em prol da segurança e saúde comum? Internamente, existem de momento trabalhos e/ou investigações a serem concretizados quanto ao mesmo?
Esta pandemia veio desafiar o nosso grupo a reorganizar a sua estrutura e as suas equipas, promovendo a interdisciplinaridade para que continuasse a ser possível contribuir para a segurança do utente e da melhoria contínua, garantindo uma resposta de qualidade.
Desta forma, para continuarmos a apoiar os nossos utentes, foram criados circuitos paralelos para os doentes que recorrem ao nosso serviço covid, não prejudicando todos os serviços que já prestávamos. Assim, foi possível oferecer mais um serviço e não nos dedicarmos apenas a este como teria sido bem mais fácil. Para que tal fosse possível, foi necessário fortalecer toda a nossa estrutura não apenas na vertente humana, apoiando a formação de novos colaboradores e impulsionando a sua aprendizagem, as oportunidades de melhoria e a inovação, assim como, equipando com a mais recente tecnologia algumas das nossas unidades, de entre estas, o laboratório, principal visado em toda esta pandemia dado o enorme aumento do fluxo de trabalho.
Ao nível da investigação, o grupo participa, na verificação e implementação de novos métodos não invasivos de colheita de produtos biológicos para determinação por PCR do SARS-CoV2, particularmente a utilização da saliva como produto biológico viável para o diagnóstico à covid19. Em paralelo, encontramo-nos em processo de implementação da metodologia para a quantificação das imunoglobulinas produzidas pela vacina que é responsável pela imunidade, novamente uma aposta na medicina de proximidade e um passo importante no apoio à sociedade para avaliação da chamada “imunidade de grupo”. O grupo Clara Saúde tem participado em diversos trabalhos de investigação onde o know how dos seus profissionais é uma mais-valia e um fator de desenvolvimento, algo de que temos muito orgulho, contribuindo também, a nossa capacidade de articulação com diferentes áreas do conhecimento para gerar mais-valia para os utentes e para os colaboradores.

O que significa para si o Grupo Clara Saúde?
Definir o Grupo Clara Saúde em poucas palavras é difícil, não podemos apenas caraterizá-lo como um conjunto de profissionais que cuidam, protegem e apoiam. O seu papel na sociedade vai muito mais além; este grupo tem a particularidade de reconhecer e investir no seu capital humano fortemente comprometido com a organização, missão e valores da empresa. É muito mais que uma estrutura de intervenção em diferentes áreas. O grupo representa um projeto de melhoria contínua na prestação de cuidados, com simpatia, profissionalismo e competência técnica suficientes para marcar a diferença no panorama da Saúde em Portugal. Temos ainda um longo caminho a percorrer, mas temos a noção que o caminho faz-se andando, passo a passo, no sentido da melhoria contínua nos cuidados de saúde prestados, sempre focados na qualidade, na competência e acima de tudo no utente.