Início Atualidade “É FUNDAMENTAL CONTINUAR A SENSIBILIZAR TODA A POPULAÇÃO PARA A RELEVÂNCIA DESTE BEM ESCASSO, A ÁGUA”

“É FUNDAMENTAL CONTINUAR A SENSIBILIZAR TODA A POPULAÇÃO PARA A RELEVÂNCIA DESTE BEM ESCASSO, A ÁGUA”

0
“É FUNDAMENTAL CONTINUAR A SENSIBILIZAR TODA A POPULAÇÃO PARA A RELEVÂNCIA DESTE BEM ESCASSO, A ÁGUA”

À luz dos acontecimentos, desafios e naturais consequências que a pandemia da COVID-19 provocou mundialmente, muitas organizações tiveram de reajustar os seus planos de atuação no mercado para melhor fornecer e dar resposta às necessidades dos clientes. Para os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora, não foi certamente diferente. Assim, qual o impacto destas adversidades no serviço de fornecimento de água, de recolha e tratamento da mesma?
Têm sido tempos de muito trabalho, pois os SIMAS não param nem podem parar, são um serviço público de primeira linha. No entanto, importa ainda salientar que durante o ano de 2020 (entre março e dezembro) verificámos um aumento do consumo de água doméstico de 8%, face ao período homólogo no ano anterior. Isto deveu-se, naturalmente, ao facto de os consumidores passarem mais tempo em casa devido ao confinamento, logo aumentaram o seu consumo.
Temos equipas que estão permanentemente nas ruas a assegurar o serviço e respetiva manutenção para que os nossos clientes não tenham nenhum corte no abastecimento e tudo decorra com a maior normalidade possível. O elevado profissionalismo e empenho de todos os profissionais que exercem a sua atividade em serviços essenciais, nos quais se enquadra a atividade desenvolvida pelos SIMAS, tranquiliza-nos, faz-nos acreditar no futuro e ajuda-nos a definir o caminho que pretendemos percorrer durante os próximos anos.
E este profissionalismo traduz-se em medidas concretas, nomeadamente no apoio aos milhares de clientes que atravessam dificuldades neste período de pandemia. Exemplo disso, são os tarifários que os SIMAS possuem dedicados a famílias numerosas e sobretudo o tarifário social. Os consumidores domésticos com tarifa social nos Concelhos de Oeiras e da Amadora são, para um consumo de 10m3 mensal, os que têm menor encargo comparativamente aos outros consumidores da Grande Lisboa. Aplicámos também a isenção das custas e os juros de mora associados aos pagamentos fora de prazo, e claro que desde o início da pandemia todos os cortes de fornecimento de água foram suspensos, medida esta que irá vigorar pelo menos até 31 de junho deste ano.
Outra das nossas prioridades foi, a manutenção dos atendimentos presenciais através de agendamento prévio e também a disponibilização de uma nova aplicação para smartphones a APP- myAQUA.
Esta APP gratuita veio muscular todo o apoio e suporte digital ao cliente, permitindo aos clientes fazerem toda a gestão do seu contrato de água de forma autónoma, desde aderir à fatura eletrónica e ao pagamento por débito direto, até à gestão das suas faturas, podendo gerar novas referências para pagamento e comunicarem atempadamente as suas leituras do contador.
A propósito das leituras, e em tempos de pandemia, importa ainda referir que suspendemos as leituras de contadores no interior das residências, por forma a mantermos seguros os nossos funcionários, bem como os nossos clientes. Neste sentido, posso adiantar que os SIMAS têm um projeto piloto de telemetria residencial (contadores com leituras remotas) com cerca de 800 contadores na zona de Cacilhas, em Oeiras, que pelos bons resultados vai avançar com segurança para uma escala maior.

Também o Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS) foi adaptado e ajustado às novas tecnologias, utilizadas para novas formas de comunicação. O que foi necessariamente modificado e que resultados surgiram do projeto?
O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março. Esta efeméride visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. Interessa compreender primeiramente de que forma os SIMAS preservam a qualidade da água que fornecem e que vai ao encontro dos objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas, aquando do lançamento da Declaração Universal dos Direitos da Água?
O Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), adaptou-se em 2020 e mantém o seu lugar no mundo digital, através de um regime misto, com aulas virtuais nas plataformas Zoom e Microsoft Teams, aulas presenciais (quando possível) e ainda vídeos pré-gravados, podendo os alunos visualizá-los as vezes que pretenderem. Todos podem, assim, participar e aprender em prol do Planeta. Para nós, era fundamental adaptar o PEAS às circunstâncias decorrentes da pandemia, e os resultados são muito satisfatórios. As comunidades educativas adaptaram-se rapidamente e estão a trabalhar as temáticas da sensibilização ambiental do recurso ÁGUA e da economia circular, em perfeita sintonia connosco.
No que diz respeito ao Dia Mundial da Água, temos várias possibilidades a serem estudadas, que serão colocadas em prática mediante a evolução da situação pandémica. Mas uma coisa é certa, iremos assinalar a data e aproveitar a mesma para voltar a sensibilizar toda a população: jovens, adultos, séniores para a relevância deste bem escasso e tão essencial à vida – a água, que deve ser preservada.
No âmbito dos cuidados e preservação da água, temos o PSA – Plano de Segurança da Água, que assegura uma permanente monitorização dos parâmetros da qualidade da água para consumo humano, cujos dados publicamos de forma trimestral no nosso site. E é também motivo de orgulho para toda a organização os resultados obtidos nesta área, fazendo com que recebamos prémios e selos de qualidade da água para consumo humano, emitidos pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos. Por fim, e ainda nesta temática, é de salientar o trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade, garantindo que a aposta na sustentabilidade é transversal a toda a organização e a todas as áreas, com projetos específicos que vão ao encontro dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) definidos pela ONU.

Quais são os grandes desafios dos SIMAS para o próximo triénio?
Uma das grandes apostas dos SIMAS tem sido o esforço contínuo no combate e na redução das perdas de água, reais e aparentes, com investimentos substanciais na remodelação das redes de abastecimento e drenagem. Só para este ano de 2021 estão previstos cerca de três milhões de euros de investimento na remodelação de redes, mas também, através da substituição de contadores contamos com uma melhoria significativa nos valores das perdas de água.
Está ainda prevista a construção de dois novos Reservatórios de Água, um reservatório no Alto de Santa Catarina, em Linda a Velha, no valor de 2,5 milhões de euros, o que nos permitirá aumentar a capacidade de armazenamento de 3.750m3 de água, e o outro reservatório no Alto dos Agudinhos, este projeto pretende fazer face ao desenvolvimento de toda a zona baixa de Caxias e da Cruz Quebrada.
A construção deste novo subsistema de abastecimento de água no Alto dos Agudinhos, em Queijas, será um projeto de responsabilidades partilhadas entre os SIMAS e a Câmara Municipal de Oeiras, no sentido em que será criada uma estrutura verde com equipamentos lúdico/desportivos, bem como ligações pedonais na zona envolvente ao reservatório, permitindo obter uma solução integrada no referencial urbano. Pretendemos lançar um concurso de ideias para este projeto comum até ao final do primeir trimestre de 2021.
Sobre as reservas de água, posso adiantar que as mesmas se destinam ao consumo humano e à distribuição pública, e o seu armazenamento tem vários objetivos, tais como fazer face às variações diárias e sazonais de consumo e reserva de água para situações de prevenção e emergência. São assim asseguradas as reservas de água para 48 horas, pelo menos.
Os SIMAS pretendem igualmente investir na substituição e erradicação de toda a rede de fibrocimento existente até 2025, que é a melhor forma de garantir aos clientes a excelência na qualidade do serviço, sem interrupções de fornecimento, com bons níveis de pressão, garantindo conforto aos nossos consumidores. O investimento neste Plano Estratégico ronda os 21 milhões de euros.
No que diz respeito a novos projetos, temos mais um grande projeto icónico a caminho: a construção do “Templo da Água”. No início de março vamos lançar um concurso para a empreitada onde o investimento ronda os 5,3 milhões de euros, tendo um prazo de execução de 24 meses.
Para o desenvolvimento dos conteúdos está prevista para abril deste ano, a abertura do concurso de ideias, tendo como grande enfoque a componente tecnológica, incluindo inteligência artificial e a tecnologia 5 G.
Pretendemos que os visitantes do “Templo da Água” possam usufruir de conteúdos de referência a nível internacional, na promoção da cadeia de valor da água, onde a dimensão da sustentabilidade, educativa, cultural e de entretenimento e lazer se misturam numa experiência única e inesquecível. Proporcionar uma experimentação ímpar onde são reproduzidas as diferentes paisagens ou territórios do planeta terra, como as cataratas do Niágara ou o Ártico. O objetivo é transmitir a componente sensorial e tridimensional, num espaço onde o visitante sente a água nos seus diversos estados (sólido, líquido, gasoso).
O “Templo da Água” distinguir-se-á por ser um projeto icónico e ímpar em Portugal, que nascerá junto ao Parque dos Poetas, no concelho de Oeiras e ficará concluído em 2024.