É missão do Grupo Clara Saúde prestar aos seus utentes os melhores, mais rápidos e mais úteis serviços de saúde e diagnóstico, assim como satisfazer pessoal e profissionalmente os membros da sua equipa e contribuir para o crescimento dos seus parceiros. Com um percurso (bem) consolidado, como tem vindo a ser o concretizar destes propósitos ao longo dos tempos?
Ao longo dos dez anos de existência do GCS, temo-nos aproximado cada vez mais dos nossos objetivos e missão. Para isso muito contribuíram vários fatores: organização profissional da estrutura; implementação de métodos de gestão modernos; aposta criteriosa nos recursos humanos; investimento na melhor tecnologia possível; entrega e empenho das chefias intermédias; humanização da nossa intervenção.
Afirma que a grandeza do sucesso do Grupo tem sido possível graças à qualidade dos seus profissionais que todos os dias trabalham com esforço, dedicação e profissionalismo para uma saúde de excelência. Que mais-valias traz esta dedicação aos utentes?
Num grupo empresarial de cariz familiar, como o nosso, os recursos humanos não são apenas colaboradores; são também família e amigos. Claro que esta realidade tem aspetos positivos e negativos. Mas, na minha vivência destes últimos anos, os positivos superam em muito os negativos: no empenho, dedicação e disponibilidade, mas também e essencialmente no relacionamento íntimo e personalizado com todos os nossos clientes e parceiros.
Também incluído nos princípios de planeamento do Grupo, está a aposta contínua em inovação e talento, sendo que se propõe a fornecer as melhores técnicas de diagnóstico possíveis em saúde, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos. É legítimo afirmar que o sucesso e a eficácia dos serviços da marca estão diretamente ligados à constante inovação e consequente solidificação da capacidade diferenciadora dos mesmos?
A inovação tem sido uma constante e tem acompanhado o nosso crescimento. Inovação em procedimentos, tecnologias, métodos, investigação científica, mas também em postura e atitude. Posso dar três exemplos do que temos feito para ilustrar o que acabo de dizer; temos o laboratório (Labocentro) com maior número de equipamentos para dar resultados de RT-PCR para Covid19 em menos de uma hora; estamos a finalizar um estudo para implementar uma forma de colheita sem o uso da zaragatoa para o Covid19; lançámos um projeto de investigação científica próprio, no seio da Almascience (Laboratório Colaborativo).
Sabemos que a marca se destaca também por promover a proximidade com os seus utentes e por humanizar a medicina, criando empatia não só com os pacientes como com as suas famílias. Sendo esta – e desde sempre – uma prioridade, como tem conseguido manter-se perto, num momento em que se promove o distanciamento social?
O humanismo no tratamento, não passa só pelo contato físico próximo. A atitude, simpatia, o resultado da nossa intervenção e ajuda, refletem mais e melhor a nossa postura, que a proximidade social. Acolhemos com convicção as normas emanadas pelas nossas autoridades de saúde, mas temos extremo cuidado com a sua implementação, por forma a não construírem barreiras que nos “afastem” daqueles que temos de servir e que tanto nos custou a aproximar.
O que significa para si o Grupo Clara Saúde?
É a questão mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexa que me colocou. Para mim o Grupo Clara Saúde são alegrias, são tristezas, são amigos e família, é a minha casa, sou eu!