A Willis Towers Watson é uma empresa global líder em consultoria, corretagem e soluções que apoiam clientes em mais de 140 países e mercados a transformar o risco num caminho para o crescimento. Quais considera terem sido os fatores-chave na história da empresa, que a conduziram à referência mundial?
A Willis Towers Watson possui uma rica e vasta história que remonta ao século XIX, tendo passado por vários processos de fusões e aquisições que lhe permitiram evoluir e chegar à estrutura atual.
Todavia, a principal força motriz que nos conduziu ao sucesso foi, sem dúvida, o conjunto de valores que a nossa organização imprime em todos os seus colaboradores e que os inspira e motiva a melhorar todos os dias o serviço prestado ao cliente.
Esses valores são o forte foco no cliente, o trabalho em equipa, a integridade, o respeito mútuo e a constante busca pela excelência em tudo o que fazemos. São valores que nos definem e continuarão a definir na nossa abordagem aos negócios e nas nossas relações com os clientes.
A nossa presença global em mais de 140 países reveste, também, um fator-chave para o nosso sucesso contínuo, pois, é através da proximidade com o cliente que se fortalecem as relações e se forma a base para a confiança.
Desenham e oferecem soluções que gerem o risco, otimizam os benefícios, promovem o talento e ampliam o poder do capital de forma a proteger e a reforçar as organizações e os indivíduos. “Juntos desbloqueamos potencial”, tal como afirmam. De que forma? Que valor os serviços da Willis Towers Watson aportam aos clientes?
A Willis Towers Watson é composta por um amplo grupo internacional que inclui um leque de profissionais com conhecimentos nas mais variadas áreas, agindo em conjunto para defender os melhores interesses dos clientes. Esses conhecimentos multidisciplinares permitem-nos entender melhor as necessidades dos clientes e surpreendê-los ao superarmos as suas expectativas.
Juntos desbloqueamos potencial porque quando um cliente escolhe um de nós, na verdade está a escolher todos nós e juntos conseguimos oferecer soluções inovadoras, atingir elevados padrões de profissionalismo e ultrapassar quaisquer fronteiras em termos de negócios, geografias e funções.
Esta nossa postura possibilita que nos foquemos naquilo que é essencial e darmos o nosso melhor para gerir o risco do cliente da forma mais eficaz.
Assim, os clientes veem a Willis Towers Watson como o seu consultor de confiança que lhes fornece serviços de alta qualidade.
O processo de fusão e aquisição (M&A) vem representando uma solução economicamente viável para diversos empreendedores. Com as empresas a tentarem cortar custos devido à pandemia, estes negócios aceleram por toda a Europa. Já era previsível este aumento? Como se encontra atualmente o mercado das fusões e aquisições?
O aumento no número de transações de fusões e aquisições (M&A) já era expetável, mesmo num cenário com perspetivas económicas tão incertas, sendo que os nossos dados sugerem que o presente ano de 2021 trará consigo uma onda de novas transações.
As empresas continuarão, em 2021, a procurar criar resiliência para resistir a choques ou crises futuras, com um número crescente de transações em todos os setores focado na diversificação e na captura de capacidades há muito procuradas.
Apesar da pandemia, na área de M&A, continuamos a apoiar os nossos clientes num grande número de operações em Portugal, fornecendo soluções para riscos cada vez mais complexos que requerem soluções sofisticadas.
O seguro de Warranty and Indemnity (W&I) ou Representations and Warranties (R&W) continua a ser o mais utilizado nas operações de M&A, embora seja cada vez mais comum que sejam contratados seguros para a cobertura de contingências identificadas, especialmente riscos fiscais.
Além da área dos seguros, também notamos que as empresas têm vindo a solicitar os nossos serviços relativamente aos seus recursos humanos e aos riscos relacionados com as pessoas como estratégia de sucesso para as suas transações em fusões e aquisições.
O tipo de operações de M&A a que mais assistimos ao longo deste último ano foram as relacionadas com Energias Renováveis, Imobiliário e TMT/TI. Houve ainda um aumento significativo nas operações envolvendo farmacêuticas e nas relacionadas com alimentos e logística.
A Willis Towers Watson aproveita a experiência adquirida em mais de 1000 fusões e aquisições para ajudar os clientes a alcançar o sucesso tanto a curto como a longo prazo. Considera que, neste momento, este processo é uma boa opção para empresas que estão a passar por momento incerto devido à crise económica? Porquê?
As empresas não podem ainda presumir que o pior já passou visto que o clima de incerteza deverá continuar a fustigar o mercado durante mais algum tempo.
Contudo, os momentos de incerteza e fragilidade económica podem trazer novas oportunidades para as empresas em termos de fusões e aquisições que, se bem analisadas e planeadas, podem ajudar a reforçar as suas posições no mercado e alinhar uma nova rota, mais eficaz, para ultrapassar os atuais obstáculos e atingir o almejado sucesso e crescimento.
Com efeito, em momentos de crise como aquele em que vivemos, as fusões e aquisições podem salvar empresas que se encontram à beira da insolvência e garantir a sua sobrevivência, salvando igualmente os empregos dos seus trabalhadores.
Além disso, as fusões e aquisições permitem a obtenção de ganhos em termos de eficiência e de escala, bem como contribuir para a inovação e qualificação profissional visto que os profissionais são expostos a novas gestões e práticas, que promovem a partilha de conhecimento mútuo.
Como perspetiva o futuro para a área das fusões e aquisições tendo em conta a atipicidade presente? Neste domínio, qual será o papel da Willis Towers Watson enquanto parceiro de negócios?
Apesar da crise que se instalou em todo o mundo devido à pandemia, perspetivamos que a tendência no mercado de fusões e aquisições continuará a ser de subida.
As empresas poderão encontrar boas oportunidades para crescer e sedimentar a sua posição através das transações de fusões e aquisições. No entanto, consideramos essencial a realização de um detalhado trabalho prévio de due diligence que permita aferir a viabilidade, as vantagens e desvantagens e os riscos que o negócio envolve.
Com a sua vasta experiência na área de fusões e aquisições, aliada aos seus profissionais de excelência, a Willis Towers Watson pode desempenhar um papel importante na criação de valor para os seus clientes, quer num cenário de compra ou venda, quer num cenário de fusão entre empresas, gerindo eficientemente os riscos dos seus negócios.