Início Atualidade “O NOSSO OBJETIVO É AJUDAR NO SUCESSO DOS NOSSOS CLIENTES!”

“O NOSSO OBJETIVO É AJUDAR NO SUCESSO DOS NOSSOS CLIENTES!”

0
“O NOSSO OBJETIVO É AJUDAR NO SUCESSO DOS NOSSOS CLIENTES!”

A VGP é uma empresa familiar cuja filosofia atravessa gerações. É conhecida por trabalhar de forma responsável e sustentável, encontrando o equilíbrio certo entre resultados, tradição e inovação. Como é que, ao longo dos anos, a VGP procurou criar valor para os clientes e ser um parceiro de confiança também para as comunidades onde atua?
Nos nossos esforços para servir melhor os nossos clientes e as comunidades, somos guiados por quatro princípios: Pessoas em primeiro lugar: trabalhando juntas, com segurança e responsabilidade; Integridade: estabelecer confiança sendo transparentes, abertos e honestos com todas as partes interessadas; Sustentabilidade: através de uma abordagem prática com soluções criativas e sustentáveis que alcançamos building tomorrow today”; e, finalmente, Sucesso do cliente: o nosso objetivo é entregar resultados para o seu sucesso por meio de controlos operacionais rigorosos e as melhores soluções possíveis para todas as partes interessadas.

O setor da logística está sujeito a mudanças rápidas. A VGP beneficia de seu cuidadoso e sofisticado processo de seleção de terrenos, oferecendo instalações atraentes e funcionais e em localizações privilegiadas. Quais são os critérios que utilizam para encontrar o “local perfeito”, de acordo com as necessidades de cada um?
O nosso modelo de negócios começa com a localização de terrenos de primeira linha. Nas seleções dos terrenos, procuramos locais próximos aos anéis viários das principais cidades europeias e com acesso à rede de transporte público. A nossa estratégia de aquisição de terrenos engloba um processo cuidadoso de forma a garantir que o parque não atravessa áreas residenciais, que minimiza as viagens para os funcionários dos nossos clientes e a acessibilidade logística. Não nos comprometemos apenas com os nossos clientes, como também procuramos otimizar a inserção do parque no meio ambiente local. A nossa procura leva-nos a áreas denominadas greenfields, mas também a oportunidades onde já se encontram unidades industriais (brownfields), muitas delas com questões ambientais, em que a construção de novas unidades irão reduzir o nosso impacto ecológico e ajudar a revitali­zar o espaço e a envolvente. Além disso, como vamos introduzir recursos sustentáveis, os nossos projetos irão restaurar e melhorar a biodiversidade dessa área. Os locais brownfield são frequentemente um incómodo para a vizinhança local, especialmente quando o solo está contaminado ou o local está ao abandono. Um redesenvolvimento trará energia positiva para a comunidade. Como esses locais costumam estar situados em localizações privilegiadas em termos de proximidade com as áreas metropolitanas, despertam o interesse dos nossos clientes. Outra vantagem é a existência de mão de obra disponível e a infraestrutura de transporte já está preparada.

Focada na otimização contínua de edifícios, de acordo com as exigências do mercado e as mais recentes inovações técnicas, a VGP aposta também na eficiência energética e na sustentabilidade. Quais os projetos que estão a ser desenvolvidos atualmente para melhorar essas metas?
A VGP está empenhada em implementar medidas abrangentes ao longo da sua estratégia de sustentabilidade para alcançar a neutralidade de carbono até 2025. Para esse fim, definimos metas novas e ambiciosas. Fundada como uma empresa familiar, a VGP quer dar uma contribuição impactante para uma economia mais sustentável e um uso mais consciente dos recursos naturais. Queremos realizar as mudanças necessárias que estão ao nosso alcance para melhor preservar os recursos existentes para as gerações futuras. Também temos a convicção de que todas as nossas ações em prol de um futuro mais sustentável terão um impacto positivo e fortalecerão os laços com o nosso público alvo, como clientes, municípios, investidores, parceiros de negócios e colaboradores. O Relatório de Responsabilidade Corporativa 2020 da VGP destaca o progresso e o compromisso da empresa em fortalecer os esforços de sustentabilidade no dia-a-dia operacional da VGP em período de pandemia COVID-19. A proteção da saúde e do bem-estar dos funcionários da VGP tem sido uma das principais prioridades em 2020, ao mesmo tempo que garante um impacto mínimo no andamento da construção dos parques da VGP. Outro passo importante rumo à neutralidade de carbono, são os esforços acelerados de certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) com 100% do novo portfólio a ser certificado, o que inclui a certificação Very Good para o VGP Park Santa Maria da Feira, a primeira BREEAM Certificado de sustentabilidade «Very Good» emitido em Portugal para um parque empresarial. Além disso, este caminho na sustentabilidade é suportado pela expansão considerável da capacidade de geração de energia verde da VGP Renewable Energy para 42,5 MWp, com outros 53,3 MWp em desenvolvimento.

Os Parques Industriais e Logística assumem cada vez mais um papel de liderança no universo empresarial. Como caracteriza o mercado português neste setor?
Uma parte considerável das unidades logísticas e semi-industriais disponíveis no mercado português são bastante antigas e, muitas vezes, não adequadas para se adaptarem ao e-commerce moderno, à utilização semi-industrial tecnológica da última milha ou mesmo a simples utilização logística. Essas unidades, além de antigas e com problemas ambientais por resolver, não possuem as características necessárias e exigidas para serem utilizadas como um armazém moderno. A falta de altura, a estrutura e a falta de cais são algumas das características básicas que as unidades logísticas devem ter, mas que não encontramos nestas unidades. A sustentabilidade é outro requisito esperado por muitos de nossos clientes internacionais.
Outra característica do nosso mercado nacional, e à semelhança ao passado recente do mercado residencial, é a cultura do renting. Muitas empresas ainda consideram o investimento em imóveis como um bom investimento, sacrificando a flexibilidade e mobilidade que o arrendamento proporciona. Se podemos aprender algo com a pandemia é que a necessidade de espaço hoje não é a mesma de amanhã!

Também é importante entender como, durante uma pandemia, continuam a promover essa dinâmica. No caso da VGP, o que tem sido feito para promover condições para o desenvolvimento de todos aqueles que perpetuam a sua fonte de crescimento nesses espaços?
Com o surgimento da Covid e o confinamento obrigatório, o e-commerce cresceu em um único ano em torno de 60% – duas a três vezes mais o crescimento dos últimos anos. De repente, surgiu a necessidade de responder a um aumento exponencial de pedidos, com um prazo de entrega curto e em linha com as necessidades do cliente. Essa resposta forçou um aumento do stock nas unidades e uma redução do ciclo de tempo – descarregamento-armazenamento-carregamento. O padrão internacional de construção da VGP prescreve uma altura interna mínima de 12m para aumentar a capacidade de armazenamento e também a flexibilidade da unidade. Uma unidade de 12m permite a divisão em dois pisos de 6m ampliando a área operacional caso seja necessário e adequado ao cliente, ou permitir a ampliação de unidades automáticas de distribuição/armazenamento.

Acredita que a atividade industrial e logística será uma das chaves mais importantes para a recuperação da economia nacional? Porquê?
Acredito que sim, embora ache que o mercado de logística e indústria terão caminhos diferentes. Se queremos ter a logística como fundamental para a nossa recuperação, precisamos de pensar de forma diferente em relação às nossas estruturas portuárias. Portugal é um país periférico e sem portos marítimos considerados portas de entrada para a Europa. O mercado da logística vai crescer nos próximos anos em Portugal e atingirá a sua saturação natural quando atingirmos a nossa capacidade de consumo interno. No entanto, se encontrarmos uma maneira de transformar os nossos portos em portas para a Europa e com ligações marítimas e terrestres adequadas, os investimentos em logística crescerão muito mais além das necessidades locais, como os centros de logística em torno de Antuérpia, Hamburgo, Roterdão e Valência.
Quanto ao uso semi-industrial, a demanda também irá crescer. Para as indústrias tradicionais, costumávamos ter a vantagem da mão de obra barata disponível, mas hoje temos de nos concentrar em indústrias de valor agregado, dependendo dos avanços tecnológicos e trazendo empregos altamente qualificados em TI e tecnologia. Acredito que Portugal pode esperar grandes resultados nesta área.

Presente em mais de dez mercados diferentes, qual foi a estratégia desenhada pela VGP para um futuro que passará pela fase pós-pandémica? As expetativas permanecem positivas?
O ano passado foi transformador para a VGP de várias maneiras. Apesar dos desafios imprevistos, criamos um crescimento da base de capital à medida que ultrapassamos muitas tendências e aumentamos significativamente o número de projetos em construção, em sua maioria pré-arrendados, impulsionados pelo forte crescimento do arrendamento. Olhando para 2021, estamos a ver as mesmas fortes tendências operacionais continuarem, o que nos deixa convencidos de que este também pode ser um bom ano. Iniciamos vários projetos icónicos e temos vários projetos marcantes em andamento, incluindo a VGP Park Moerdijk – o maior projeto de desenvolvimento na Holanda – e mais projetos brownfield, incluindo em Heidelberg, onde 13 hectares serão reconstruídos no local histórico de Heidelberger Druckmaschinen AG.
Fortalecemos as nossas equipas em todas as áreas, a fim de aumentar as nossas ofertas e melhorar o nosso envolvimento com os clientes. Também continuamos a investir nas nossas comunidades – por meio de nossa contribuição para os primeiros 16 projetos identificados pela Fundação VGP.
É com confiança que olhamos para 2021 e além. O nosso crescimento vai continuar em níveis elevados durante 2021, apoiadas por uma procura sólida do arrendamento, e esperamos que as mudanças tecnológicas e o e-commerce continuem a ser um importante impulsionador da procura dos nossos parques. O nosso pipeline de terrenos será a base para o crescimento nos próximos anos e a VGP espera ser capaz de continuar a aumentar o seu portfolio com os projetos em construção e os novos previstos para 2021. Iremos também nos concentrar na expansão da nossa oferta de serviços pela VGP Renewable Energy com aumento da produção de energia verde e facilitando a transição energética aos nossos clientes.