Início Atualidade PERSISTÊNCIA E CORAGEM

PERSISTÊNCIA E CORAGEM

0
PERSISTÊNCIA E CORAGEM

Manuel Lázaro Silva, um empreendedor nato, com vários projetos e ligações com Países Lusófonos e no Mundo, é o criador de um projeto inovador o “Magnoli Symbols”, produção de plantas aromáticas, medicinais e óleos essenciais, cujo site será colocado no ativo em abril e sobre o qual ele nos vai falar.
Cada projeto é um só, e este em especial, foi criado no âmbito de uma amizade de longa data, com o descendente do maior grupo francês de produção e venda de óleos essenciais, sediado na Provença Francesa. Criámos em 2018 a Magnoli Symbols Lda, com o projeto de produzir e vender, a nível nacional e internacional, a produção de PAM (Plantas Aromáticas e Medicinais) no Algarve, praticamente inexistente na região, ou pouco representativa no panorama nacional. O projeto foi aprovado no Nera (Associação Empresarial da Região do Algarve) em Loulé, para acedermos ao necessário financiamento, para o cultivo em grande escala mas consequentemente em 2019, por doença grave do meu sócio, tivemos de suspender a atividade e o projeto de plantação e construção de uma destilaria para esse fim. Neste espaço de tempo declarou-se uma pandemia mundial.
No entanto após a sua saída em junho de 2020 da sociedade, decidi retomá-lo e fazer dele uma realidade com o lançamento do site de vendas online em abril de 2021, que estamos a construir neste preciso momento e com a previsão da produção em campo para 2022, visto que nesta altura e devido à situação que atravessamos de pandemia não seria possível fazê-lo de outra forma.

A título pessoal, quais as características que diria serem fulcrais para singrar no mundo dos negócios?
Para responder a essa questão, cito um famoso escritor brasileiro, “um guerreiro que nunca perdeu uma batalha, não conhece o sabor de uma vitória”. Persistência e coragem são as palavras-chave. O mundo está cheio de pessoas com boas intenções, mas com maus princípios. Visão, objetivo, transparência e confiança são, para mim, os laços que devemos transmitir. Acrescento que a credibilidade é o mais importante, sendo um somatório de coragem, de seriedade e de competência.

Quais têm sido os pontos-chave ao longo do seu percurso e que lhe permitiram ser um homem/líder de sucesso?
A visão de agarrar a oportunidade: fi-lo quando tinha 21 anos ao criar a minha primeira empresa, e quando realizei o meu primeiro contrato, a construção do armazém para a montagem do conjunto de aviões da Latecoére, em Toulouse, nos anos idos, de setembro de 1984.
A partir daí, foi sempre a construir projetos até 2014, uns de sucesso e outros não, deixei definitivamente a vida empresarial em França, quando decidi ir para Luanda-Angola, no final desse ano, e por ser outro desafio pessoal e profissional, que me lançaram e que aceitei.

Manuel Lázaro é o Presidente da AdielSumus Associação Empresarial, e recentemente apresentado na lista para Vice-Presidente da Casa de Angola do Algarve, o que este cargo irá exigir de si enquanto líder de uma associação para o desenvolvimento e investimentos empresariais nos Paises de lingua oficial portuguesa?
Começarei por responder a essa questão, com uma pergunta que um homem fez a um Sábio!
– “Diga-me senhor, em que área eu poderia fazer uma grande carreira?”. Ele respondeu com um sorriso, – “Seja um bom ser humano. Há muitas oportunidades nessa área e muita pouca concorrência”.
O foco principal da minha ação neste momento é de perenizar, desenvolver e estruturar, com o apoio dos Órgãos Sociais e dos nossos Coordenadores nas delegações em cada país, já nomeados.
A AdielSumus, (Associação para o desenvolvimento e investimento na Lusofonia) e nos demais países onde já temos representação, é uma instituição criada com três membros em 2019 e que hoje tem várias dezenas de empresários e empresas associadas. Temos vindo a dar passos seguros na consolidação da sua estrutura e implementação nos países lusófonos, sendo São Tomé e Príncipe o último a aderir ao processo, faltando neste momento a Guiné Equatorial e Timor. Isso também resulta na aceitação da proposta da minha candidatura, a Vice-Presidente da casa de Angola no Algarve, estando ligado fortemente a este país, onde residi e lidero ainda hoje, um projeto internacional, em parceria com a MSC Cruzeiros em Lisboa, com um tour Operador Angolano, para a criação de uma nova rota Lusófona de cruzeiros para África, começando em Lisboa, (atracando) nos países de língua portuguesa, e terminando em Capetown.
No caso da Casa de Angola no Algarve, com muita honra, e finalmente após alguma ponderação, aceitei o convite, com o objetivo de estreitar os laços com este país maravilhoso a nível cultural e empresarial, laços que nos unem desde sempre, pela história comum.
Neste caso, também para dar um impulso na parte cultural e organizacional no evento anual de música Africana da C.A.A., e que já se realiza há alguns anos na Doca de Faro, pretendo de acordo com o seu Presidente, Alves Gameiro, que seja realizado um festival de música Lusófona diferente e inédito em Agosto de 2021, da forma que me for possível, ajudando a desenvolver esses laços com a minha experiência de vários anos, como administrador de uma Rádio associativa, ligada à comunidade portuguesa em França e que desde sempre realizou grandes eventos musicais.

O que tem a dizer deste marco histórico dos 100 números editados pela Revista Pontos de Vista? Acha que esta parceria permite uma maior visibilidade sobre a AdielSumus no mercado em geral e por isso avizinham-se novos desafios e projetos em conjunto?
Obviamente, se a melhor peça de arte estiver escondida e não puder ser apreciada ao seu justo valor pelas pessoas, não serve para nada. Estou satisfeito por ter aceite este desafio desta parceria com a Pontos de Vista, parabenizo o seu diretor juntamente com sua equipa, e posso congratular-me por sermos incluídos neste número 100, marco do sucesso do vosso trabalho a nível nacional e internacional, divulgando as ações e projetos, dos quais pretendemos manter as publicações, nas mais variadas ações das nossas empresas.
Neste foco, permitindo divulgar ao mundo lusófono e empresarial a nossa ação, deixo o desafio – podem contar connosco e com a nossa experiência em consultoria, nos mais variados projetos de investimento, para os países lusófonos e no mundo.