POR EURICO BRILHANTE DIAS, SECRETÁRIO DE ESTADO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Tendo como referente de sentido o reforço o posicionamento do nosso país na economia mundial, esta iniciativa programática identifica um conjunto alargado de medidas, a implementar no quadro das diversas etapas do processo de internacionalização. A qualificação do território reveste-se da máxima importância nos esforços de angariação de investimento tendo as plataformas digitais, nos últimos anos, assumido um papel de relevo na promoção das valências nacionais. Como instrumento específico ao serviço da identificação de localizações empresariais em Portugal foi criada, pela AICEP Global Parques, a plataforma digital Portugal Site Selection (PSS).
Esta plataforma disponibiliza de forma fácil, rápida, e gratuita, informação sobre localizações empresariais disponíveis para acolher projetos de investimento, podendo os investidores avaliar, de imediato, a potencialidade dos territórios. Esta ferramenta digital vem otimizar o processo de procurement de áreas empresariais, analisando os requisitos necessários ao projeto e identificando, na base de dados da plataforma, os lotes/ativos disponíveis mais adequados para a prossecução do investimento. O PSS promove todas as localizações nacionais, incluindo as do interior do país, em regiões de Baixa Densidade. A versatilidade revelada pelo PSS enquanto ferramenta ao serviço da captação de investimento tem vindo a justificar a realização de diversas ações de promoção internacional, nomeadamente junto dos mais relevantes Site Selectors bem como o estabelecimento de hyperlinks em diversos websites institucionais de Embaixadas e Câmaras de Comércio, e a sua difusão pela rede da Diáspora e pelos Centros de Negócio da AICEP.
A AICEP Global Parques tem desenvolvido esta ferramenta com o propósito de responder de forma cada vez mais direcionada às especificidades dos vários sectores de atividade, de alargar a sua cobertura a todo o território nacional (incluindo às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores), e de oferecer uma informação sempre atualizada e o mais completa possível sobre a oferta disponível. Do lado da recolha de informação, destacam-se as parcerias estabelecidas com a Associação Nacional de Municípios Portuguesas, com as Comunidades Intermunicipais ou com a AICEP Portugal Global.
Estas sinergias com instituições públicas de âmbito nacional, regional e local têm-se revelado indispensáveis ao cumprimento do objetivo de se alcançar uma cobertura total do território. Este esforço concertado permitiu recolher, até ao momento, informação sobre áreas de localização empresarial de 210 municípios – uma cobertura de 68%, estando representados 418 parques empresariais com 15.205 Lotes (dos quais, 5.258 lotes livres) e 99 espaços de escritórios.
Entre os últimos esforços de atualização do PSS, destaca-se a inclusão do Cadastro de Ativos, como complemento de oferta de espaços fora de parques empresariais. Adicionalmente, o novo Dashboard de Indicadores do PSS, outra das novidades agora divulgadas, dá a conhecer a oferta de espaços disponíveis para instalar iniciativas empresariais por região, possibilitando, através da articulação e segmentação desta informação, uma gestão coordenada desta oferta pelas entidades nacionais responsáveis pela gestão territorial. O Dashboard dá sequência aos objetivos do Programa Internacionalizar 2030, no que respeita ao desenvolvimento e qualificação de solo de uso empresarial. Por último, cumpre referir a Consultoria Estratégica do PSS, que visa a capacitação de municípios na captação de investimento: conhecimento do território, identificação de vantagens competitivas, organização de informação e elaboração de dossier do investidor. O desenvolvimento de um Dossiê do Investidor Digital para o Município de Alter do Chão, no qual se evidenciam as suas mais-valias competitivas, é um bom exemplo do trabalho em curso neste domínio. No ano transato, iniciou-se igualmente a colaboração com o Ministério da Coesão Territorial e a plataforma T-Investe; e a inserção do PSS nas linhas de atuação do Programa Nacional de Apoio da Diáspora (PNAID), que visa a atração e fixação de pessoas e empresas em territórios de baixa densidade, através de investidores provenientes das Comunidades Portuguesas.
O PSS revelou-se um instrumento decisivo nos processos de seleção de localização da Eurocast em Arcos de Valdevez, da Bontaz em Viana de Castelo, e da AAPICO, em Águeda (todas empresas do setor automóvel); da Mecachrome, em Évora (setor aeronáutico); da Fresh-52, em Almeirim, ou a Vitas-Roullier, em Setúbal (setor agroindustrial).
O gradual incremento da utilização de ferramentas digitais nos vários domínios da atividade económica, tem vindo a refletir-se também no número de visitantes do Portugal Site Selection. No ano passado, a plataforma contabilizou 6120 visitas, de 77 países (designadamente da China, dos EUA, da Espanha, da França, do Brasil, do Reino Unido e da Alemanha). O PSS conquistou o público internacional, tendo sido galardoado com várias distinções internacionais que atestam a sua importância no desenvolvimento económico nacional. Destaca-se, neste âmbito, a atribuição do prémio de melhor projeto de desenvolvimento do ambiente empresarial pela European Enterprise Promotion Awards 2020.
O Portugal Site Selection contribui decisivamente para a concretização dos objetivos estratégicos de apoio à angariação de investimento apresentando, de forma transversal e equitativa, as localizações empresariais disponíveis em Portugal. Mais do que uma plataforma, o PSS é uma janela para o mundo, dando a conhecer o enorme potencial para acolhimento de novos negócios e empresas que o nosso país encerra.