Início Atualidade “AO FIM DE ALGUM TEMPO DE UTILIZAÇÃO, CONSEGUIMOS PERCEBER AS VANTAGENS SIGNIFICATIVAS DESTA METODOLOGIA NOS SERVIÇOS 360”

“AO FIM DE ALGUM TEMPO DE UTILIZAÇÃO, CONSEGUIMOS PERCEBER AS VANTAGENS SIGNIFICATIVAS DESTA METODOLOGIA NOS SERVIÇOS 360”

0
“AO FIM DE ALGUM TEMPO DE UTILIZAÇÃO, CONSEGUIMOS PERCEBER AS VANTAGENS SIGNIFICATIVAS DESTA METODOLOGIA NOS SERVIÇOS 360”

POR ADRIANA SOUSA, ENGENHEIRA CIVIL/BIM MANAGER

Como estamos presentes em todas as fases do desenvolvimento do projeto até à sua execução, entendemos que seria importante que este trabalho fosse realizado em ambiente BIM, permitindo um maior controlo ao nível do planeamento e económico, viabilizando a integração multidisciplinar e a eficiência ao longo de todo o processo.

UCCI CASTELO BRANCO
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Castelo Branco foi o primeiro projeto da Galbilec totalmente elaborado com a Metodologia BIM. Esta metodologia permite-nos ter apenas num modelo toda a informação referente ao projeto, possibilitando a hipótese de simular o edifício, com um aspeto e características bastante próximo do real, mesmo antes de o construir.
Este modelo tridimensional contém a informação geométrica, materiais, caraterísticas técnicas, entre outros. A transferência deste modelo através do ficheiro ifc, é ainda constantemente ajustada de forma a que consigamos manter no ficheiro toda a informação, quando o transferimos para entidades externas ou projetistas que utilizam software diferente do nosso.
No entanto, sempre que o projeto é realizado internamente, esse problema não existe, torna-se colaborativo, porque a equipa consegue trabalhar num mesmo modelo ao mesmo tempo, não havendo qualquer perda da informação.
Ao fim de algum tempo de utilização, conseguimos perceber as vantagens significativas desta metodologia nos serviços 360, como a interoperabilidade entre software diferente, o ambiente colaborativo, controlo económico e de prazos, aumento da produtividade e otimização do processo, com um grande benefício para o aumento da eficiência da utilização e manutenção dos edifícios.

POR PEDRO QUINTAS, ENGENHEIRO CIVIL

Aabordagem digital ao trabalho colaborativo, durante as diferentes fases do projeto, surge de um modo natural entre o departamento de estruturas e arquitetura da Galbilec. A implementação de uma plataforma comum, colaborativa, entre os dois departamentos, começou no final do ano passado. Todos os projetos desenvolvidos internamente, com início no presente ano, iniciam a sua conceção estrutural tendo por base o modelo digital da arquitetura, permitindo uma maior facilidade de interpretação e integração de soluções que materializem o programa do edifício.
As equipas desenvolvem internamente processos de trabalho com modelos digitais BIM, não só dentro de cada especialidade, mas também entre si, permitindo trocas de informação através do mesmo modelo. Neste momento procuramos centralizar todas as informações internas, associadas a um determinado projeto, no mesmo modelo, evitando replicação e/ou perda entre os elementos das equipas.
A modelação BIM, com todas as vantagens reconhecidas pela indústria AEC, requer um esforço conjunto de todos os intervenientes: desde o cliente, às equipas de produção durante as fases de projeto e de obra, e das entidades que exploram os edifícios. Nesse sentido, a Galbilec tem procurado desenvolver processos que abrangem, não só a compatibilização de especialidades em obra, a criação automatizada de quantidades ou definição e criação de modelos digitais colaborativos, mas acima de tudo a comunicação, integração e adoção da metodologia por parte dos diversos intervenientes ao longo das diversas fases.