Início Atualidade “O BIM É UMA FERRAMENTA CAPAZ DE APORTAR VALOR E EFICIÊNCIA AOS PROJETOS COMO UM TODO”

“O BIM É UMA FERRAMENTA CAPAZ DE APORTAR VALOR E EFICIÊNCIA AOS PROJETOS COMO UM TODO”

0
“O BIM É UMA FERRAMENTA CAPAZ DE APORTAR VALOR E EFICIÊNCIA AOS PROJETOS COMO UM TODO”

A Construtora Albarrã nasceu em 1985 e, desde a sua fundação, que tem mantido a sua identidade, desenvolvendo ao mesmo tempo, a sua cultura própria no respeito pelo espírito que sempre a norteou. De que identidade estamos a falar? Como define a marca que a empresa projeta em todas as suas iniciativas e que a tornam única no mercado?
A essência da Construtora Albarrã assenta num conceito de empresa familiar, fundada há 36 anos, tendo os seus sócios fundadores resolvido iniciar este projeto colocando ao serviço dos seus Clientes as suas experiências e conhecimento combinados. A identidade desta empresa baseia-se numa aposta na permanência e melhoria contínua dos seus trabalhadores, quase como que se de uma família se tratasse. Esta não é uma abordagem puramente romântica, ela existe porque produz resultados com superiores níveis de produtividade das equipas e qualidade final do serviço prestado. Somos, sim, uma empresa que aposta em ser (re)conhecida por quatro vetores: Seriedade, Rigor, Profissionalismo e a Qualidade. É essa a nossa identidade.

Uma das receitas para os bons resultados e clientes satisfeitos, passa pela qualidade dos serviços que presta e pelo modo profissional, eficiente e cuidadoso com que executa as suas tarefas. A sua atividade centra-se na construção civil e obras públicas, mas não só. Como resumem a vossa oferta de serviços?
Correto, o nosso trabalho assenta na satisfação dos Clientes e na qualidade dos trabalhos que entregamos. Um cliente satisfeito é uma porta aberta para trazer novas referências.
Além disso estamos atentos às necessidades e novas tendências do mercado, pelo que evoluímos na oferta dos serviços que prestamos. Atuamos assim em três grandes grupos:
A Reabilitação Urbana, onde fazemos reabilitação e conservação de edifícios, tem assumido, nos tempos atuais uma importância acrescida para a sociedade e cultura portuguesas, uma vez que se torna necessário manter e preservar o património já edificado. Esta é atualmente a área para a qual a Construtora Albarrã é mais solicitada e para a qual diariamente aloca a maioria dos seus recursos. Atuamos tanto no setor residencial (eg. apartamentos, moradias, prédios) como no do comércio ou serviços (eg. escritórios, lojas, hotelaria, ambiente hospitalar).
As Construções Novas, que são uma outra vertente onde temos crescido bastante, nomeadamente na construção de moradias, pequenos edifícios, muros, entre outros, nas quais aplicamos as melhores práticas existentes e com resultados garantidos de solidez, estabilidade, eficiência e durabilidade.
E, ainda, fruto da nossa experiência com algumas autarquias, temos outra área de atuação que se insere nos Arranjos Exteriores. Temos equipas especializadas para trabalharem os espaços verdes no geral, mas igualmente, outros espaços de lazer como parques infantis, campos polidesportivos ou piscinas.

Num mercado em constante mudança, de que forma nos pode descrever a evolução do setor da construção em Portugal? A digitalização tem sido crucial para um setor mais eficiente?
O setor da construção viveu um período de queda prolongada da produção por cerca de 10 a 15 anos no início do século. Nos últimos cerca de quatro anos tem havido uma tendência de retoma com mais encomendas e com as empresas do setor a conseguirem recuperar alguma da sua produção nacional, ainda que longe dos valores “pré-crise”. Este período de perturbação acabou por fazer desaparecer algumas das empresas do mercado e por provocar outros fenómenos como a emigração de mão-de-obra qualificada ou de tornar pouco atrativa uma carreira na construção civil para os jovens. Estes fatores fizeram com que seja cada vez mais importante poder-se contar com uma empresa que tem mão-de-obra qualificada e equipas competentes. Daí a aposta da Construtora Albarrã em reter os melhores e em criar esta cultura de equipa ou de família entre os seus colaboradores que referia há pouco.
Relativamente à questão da digitalização, posso dizer que o setor da construção corre o risco de, por vezes, ser visto como um setor com práticas desatualizadas e pouco sujeito à tão em voga “transformação digital” das empresas. Mas acredito que esta transformação é muito importante! A adoção de tecnologia para agilizar e atualizar processos antigos tem sido crucial para nos conseguirmos destacar e para que os nossos Clientes estejam mais tranquilos e satisfeitos com a qualidade do nosso trabalho.

Como tentativa de resposta a vários desafios que surgem na indústria da construção, o conceito BIM (Building Information Modeling) tem ganho um relevante espaço de discussão. Esta ferramenta é utilizada pela Construtora Albarrã? Que mais-valias apresenta?
O BIM é efetivamente uma ferramenta capaz de aportar valor e eficiência aos projetos como um todo. São conhecidas as suas principais vantagens como o aumento da produtividade, a facilidade na deteção de conflitos nas especificações ou evitar a duplicação de tarefas. É claramente uma tendência no mercado, cada vez mais gabinetes de projeto adotam esta solução e nós, enquanto executantes desses mesmos projetos estamos aptos para contribuir para os mesmos.

A Construtora Albarrã trabalha para um futuro risonho, propondo-se a manter e melhorar os altos níveis de profissionalismo e qualidade. Assim, que estratégia será adotada pela mesma, para permanecer ativa num mercado cada vez mais exigente?
Temos uma carteira de Clientes interessante tanto no setor público como no setor privado, muitos inclusivamente são Clientes já de vários anos. Temos também muitos clientes que nos chegam por referenciação de outros clientes e por indicação de parceiros satisfeitos e isso é muito gratificante.
Naturalmente sentimos que a nossa reputação vai sendo impactada positivamente e isso eleva o patamar de compromisso para com os nossos clientes. Acreditamos que a diferenciação se faz com Seriedade, Rigor, Profissionalismo e Qualidade, quatro valores que fazem parte da nossa cultura interna e que estão todos os dias no nosso horizonte. Só desta forma nos podemos sentir tranquilos, pois o nosso trabalho assenta na satisfação dos Clientes. É esta a pedra basilar para o nosso sucesso e futuro!