Início Atualidade “A ESTÉTICA É E SERÁ CADA VEZ MAIS UM NEGÓCIO DE SUCESSO”

“A ESTÉTICA É E SERÁ CADA VEZ MAIS UM NEGÓCIO DE SUCESSO”

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“A ESTÉTICA É E SERÁ CADA VEZ MAIS UM NEGÓCIO DE SUCESSO”

É no ano de 2005 que nasceu a BodyConcept e em 2007 a DepilConcept com o objetivo de se criar em Portugal uma nova forma de olhar para os cuidados de saúde e beleza. Afirma-se que esta área de mercado é pouco acessível e que o novo conceito destas duas marcas veio colmatar esse facto. De que forma?
As marcas BodyConcept e DepilConcept são atualmente líderes de mercado nas suas áreas de atuação, nomeadamente os tratamentos de estética corporal e facial, e na DepilConcept a prestação de serviços de fototerapias a luz pulsada e serviços de depilação a laser.
O conceito BodyConcept veio colmatar uma necessidade do mercado de serviços de estética acessíveis, uma vez que o mesmo possui um pacote mensal de 24 tratamentos de estética de corpo e rosto por apenas 55€. Esta oferta é acessível a toda a população portuguesa e está aliada a um método próprio de prestação dos serviços e acompanhamento personalizado focado na obtenção de resultados por parte da cliente. Na BodyConcept encontra também a maior oferta de pacotes de tratamentos de estética do mercado, além do recurso a tecnologia de ponta, o que é também a razão de sucesso da marca.
Na DepilConcept o diferencial dos serviços que presta baseia-se no seu método exclusivo de prestação do serviço, com qualidade e preço acessível, aliado ao fato de ser a única clínica de fotodepilação que garante os resultados dos clientes por escrito.

Esta nova forma de encarar a beleza foi uma aposta ganha, como tem sido demonstrado pelo crescimento da rede de clínicas, em sistema de franchising, com mais de 100 clínicas de norte a sul do país. Quais diria que têm sido os fatores-chave no reconhecimento das marcas da qual é Administradora?
As razões do sucesso de ambas as marcas são, efetivamente, a qualidade dos serviços prestados aos clientes quer a nível de tratamentos, quer por franchisados, e o seu conceito único e exclusivo. Os serviços que prestamos, onde sempre primámos pela qualidade e por termos as melhores práticas do mercado, proporcionam a todas as clínicas o acesso a uma constante inovação tecnológica, apoio presencial na abertura, na gestão diária, na gestão de marketing e operacional, bem como acesso a frequentes formações proporcionadas a toda a rede de colaboradores e franchisados.

Interessa conhecer melhor a Susana Martins Nunes e a sua história. O que nos pode contar sobre o seu percurso até chegar à atual posição?
Sou licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE, e sempre dediquei a minha vida à área comercial, de marketing e de gestão de franquias. Trabalhei em algumas redes de franchising quer em Portugal, quer no estrangeiro, nomeadamente nos EUA e no Brasil. Tendo um pai empresário, sempre tive por objetivo ter um negócio próprio, após ganhar experiência em várias multinacionais que me proporcionassem o complemento da formação académica. Aos 30 anos achei que estava no momento certo para o fazer e, juntamente com dois colegas, fundámos a BodyConcept. Desde o seu lançamento foi formatada para a expansão de franchising: logótipo, manuais de expansão, escolha da localização, criação da sua missão, valores, etc. As primeiras 2 franquias foram entregues 3 meses após a abertura clínica piloto e o sonho tornou-se realidade. Mais tarde, criámos a DepilConcept e mais recentemente a marca de produtos ConceptPlus, que além se serem utilizados nas nossas clínicas e vendidos nas clínicas BodyConceopt e DepilConcept, podem também, desde março, ser adquiridos no novo site www.careconceptstore.com. Além destas 3 empresas (BodyConcept, DepilConcept e ConceptPlus) e da gestão de 7 clínicas próprias, estamos atualmente com clínicas no Brasil, Polónia, Cabo Verde, Sérvia, e foram fechados contratos de Master franchisado em 2020 para abertura de clínicas também na Irlanda, República Checa e Eslováquia.

Todos nós somos movidos diariamente por algo que nos fascina, por querer fazer mais e melhor ou por um objetivo concreto que desejamos alcançar. Qual tem vindo a ser o seu estímulo diário ao longo dos anos?
Fascina-me o crescimento, e esse fascínio é partilhado quer pelos meus sócios, quer pelas nossas diretoras e equipas. Mesmo em pandemia o ano passado foi o ano em que a média de faturação da rede Depilconcept mais cresceu, entregámos mais 3 master internacionais, a BodyConcept teve vários meses em que se bateu o histórico de vendas de 15 anos. Lançámos o site da Concept+, abrimos várias clínicas em Portugal e alcançámos as 100 clínicas no país. Este Março, mês em que abrimos as clínicas ao dia 15, batemos os objetivos em todas as 7 clínicas próprias e as 2 redes só na primeira semana já tinham batido os valores de faturação do ano passado onde tivemos que encerrar no dia 22, devido ao Covid-19. Paralelamente a este estímulo de ver a empresa crescer, motiva-me o adorar o que faço e a independência pessoal e familiar que ser empresária me proporciona.

Acredita que atualmente, os desafios continuam a ser maiores quando é uma mulher a enveredar pelo mundo dos negócios bem como em cargos de liderança, como no caso da Susana Martins Nunes?
Num mundo de negócios maioritariamente masculino, no geral para as mulheres o desafio continua a ser efetivamente maior, quer dentro das organizações, pela forma como são encaradas as suas capacidades e disponibilidade, quer pela necessidade de terem que conciliar a sua profissão com uma exigente gestão familiar. A maioria das nossas colaboradoras são mulheres, a maioria das nossas franchisadas também, embora também tenhamos casais franchisados e homens à frente das nossas clínicas. Acredito na capacidade das mulheres, na sua força, polivalência e inteligência e a prova do seu sucesso é o facto de termos várias franchisadas a gerir as clínicas com os maridos, sendo este um negócio de família.

A terminar, qual continuará a ser o seu papel no GrupoConcept, dando seguimento à cronologia de sucesso?
A estética é e será cada vez mais um negócio de sucesso. Os nossos objetivos futuros além da expansão internacional, e consolidação no mercado nacional, passarão pela diversidade de oferta quer de produtos, quer de serviços dentro desta área. Continuarei a trabalhar em prol da rede, das minhas equipas e do crescimento do grupo.