GRUPOCONCEPT – “CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO”

Sandra Castanheira, Administradora do GrupoConcept e líder de uma equipa focada em objetivos, confidenciou-nos que, talvez um dos fatores-chave para o sucesso deste tão (re)conhecido grupo, seja a motivação e a satisfação profissional de cada colaborador. Para a própria, ser líder, é dar as ferramentas certas para que tal seja uma realidade.

77

Primeiramente gostaríamos de conhecer melhor a Sandra Castanheira. Quem é enquanto mulher e profissional?
Desde muito jovem, sempre senti que existiam lugares e comportamentos aceites quando frequentados ou tidos por homens e limitados ao sexo feminino. Isso foi algo que sempre me causou bastante incómodo e desencadeou da minha parte ações que visassem a alteração desta visão social.
Hoje em dia, como mulher, sinto fazer parte do início de uma sociedade igualitária entre géneros, ainda com um grande caminho por percorrer, na qual sinto que tenho a responsabilidade de participar. A minha contribuição é diária, tanto como profissional e gestora de uma equipa maioritariamente feminina em cargos de direção, como pessoal, na educação da minha filha a quem faço questão de passar estes valores de igualdade entre os géneros.
É difícil falar de mim como profissional individual, pois considero que pertenço a uma equipa extremamente competente, com foco no crescimento, na elevada qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos clientes. Gosto de pensar que possuo também as mesmas características do grupo com o qual trabalho e que tanto admiro.
Dou primazia à criatividade e à inovação, tendo sempre em conta que as estruturas base sejam sólidas e que permitam a inclusão de novos conceitos sem deterioramento dos anteriores.

A título pessoal, que características diria serem fulcrais para se singrar no mundo da liderança?
Acredito que um líder deve ter, em primeiro lugar, uma visão bem definida de quais os objetivos que pretende conquistar e tem que possuir a capacidade de partilhar essa visão com os restantes elementos do grupo, a ponto que esta se torne um objetivo comum. É fundamental que tanto as competências profissionais como pessoais sejam compreendidas e utilizadas da melhor forma. Cabe também ao líder a tarefa de permitir uma eficiente articulação interpessoal através de uma clara definição do papel de cada colaborador na organização, para que se possam obter os resultados pretendidos, enquanto se estimula a motivação, a satisfação profissional de cada um e consequentemente a sensação de pertença à organização. No GrupoConcept sempre tivemos este conceito em mente e talvez seja este, um dos fatores do nosso sucesso.

Atualmente é Administradora do GrupoConcept que visa, sobretudo, democratizar a beleza ao permitir que todas as mulheres tratem de si, recorrendo a tecnologia de ponta e profissionais especializados. Como é pertencer a um Grupo com uma estrutura de sucesso e reconhecimento?
Apenas pontualmente me apercebo da dimensão da nossa estrutura e do reconhecimento que o grupo apresenta no exterior. Como elemento atuante e bastante integrado nos processos diários da operação acabo normalmente por ter uma visão de “dentro para fora”, focada no que pode ser melhor, como podemos chegar mais longe e no que podemos trazer de novo. Recebo com uma grande satisfação a tomada de consciência deste reconhecimento, que surge como uma sensação de trabalho cumprido e como uma recompensa do esforço empreendido não só por mim, mas também pelos mais de 700 colaboradores que diariamente se empenham em representar as nossas marcas com a máxima qualidade. Na realidade este sempre foi o nosso objetivo, a criação de uma marca forte presente em vários países e que pudesse oferecer serviços de estética, aos melhores preços com a melhor qualidade.

Tendo em conta que a sociedade se encontra em constante mudança, de que forma têm conseguido reinventar-se e adaptar-se, sem nunca esquecer as necessidades dos mais de 1 milhão de clientes que já passaram pelas clinicas Bodyconcept e DepilConcept?
Felizmente para o grupo, a preocupação geral com o bem-estar físico e psicológico tem tido um crescimento bastante significativo nos últimos 15 anos. Quando iniciámos a marca, acreditávamos que esta preocupação já existia, mesmo que de uma forma mais latente.
Apesar desse aumento favorável na procura da área de serviços que são prestados nas nossas clínicas, nos últimos anos o consumidor tornou-se mais informado e mais exigente e por esse motivo a nossas adaptações têm sido, por um lado focadas na aposta constante na formação dos nossos profissionais tanto ao nível do atendimento geral como na aplicação dos serviços, e por outro no aumento da oferta de novos serviços apoiados em novas tecnologias, tais como a cavitação, a radiofrequência, e recentemente o laser e a Criolipólise.
A manutenção dos valores iniciais da marca, que passam por um atendimento personalizado e uma adequação dos nossos serviços e produtos às necessidades individuais de cada cliente, é também, por si só, uma das características que tem permitido a continuidade e a expansão da marca.

Os valores que são assumidos, enquanto elementos definidores do GrupoConcept, são transversais a todos os profissionais e às várias áreas em que atua, mostrando-se decisivos para a sua evolução e o seu contínuo sucesso. Assim, o que podemos esperar da marca para o futuro promissor?
Tal como referi anteriormente, a inovação é algo que considero fundamental para que a BodyConcept e a DepilConcept possam continuar a ser consideradas as marcas de referência na área da estética e do bem-estar. Temos neste momento, várias equipas focadas principalmente no crescimento de quatro áreas. Estas são o aumento do número de unidades, tanto em território nacional como internacional, a inclusão de novas ferramentas de trabalho nas clínicas, que permitam aumentar a eficiências das equipas no atendimento ao cliente, o aumento da comunicação dos nossos produtos e serviços através de novos canais que permitam chegar a mais clientes e o desenvolvimento através do aumento da variedade, da linha de cosmética exclusiva Concept +.