“O SUCESSO NÃO SE MEDE PELO DINHEIRO QUE SE GANHA MAS SIM PELO NÚMERO DE VIDAS QUE CONSEGUIMOS TRANSFORMAR”

Estudiosa do tema Feng Shui há mais de 20 anos, Sofia Lobo Cera é hoje uma referência a nível nacional e internacional. O seu propósito é poder contribuir para uma sociedade mais feliz e equilibrada, de acordo com os conhecimentos que adquiriu ao longo dos tempos sobre a temática. Conheça a importância da sua implementação em tempos tão complexos como o que vivemos e o que podemos fazer para melhorar o nosso bem-estar.

496

Sofia Lobo Cera vem da área da Engenharia Química – Ramo Ambiente e Qualidade mas foi o Feng Shui que despertou o verdadeiro significado da sua vida. Começou a estudar o tema de forma autodidata mas cedo percebeu que toda a sua envolvente continha mais do que aquilo que vinha em livros. Atualmente dedica-se à Consultoria de Feng Shui através da sua marca e há 12 anos que dá aulas em várias escolas do país sobre aquilo que melhor sabe. Mas não fiquemos por aqui: já escreveu o livro “Mude a sua casa, enriqueça a sua vida” e podemos confidenciar que a terceira edição do mesmo está para breve – mais organizada, com algumas dicas adicionais e ainda uma parte que refere tudo aquilo que deveríamos, enquanto sociedade, saber sobre o Feng Shui.
Com um percurso vasto e consolidado, a nossa entrevistada assume que realiza ainda com frequência lives nas suas redes sociais e workshops em empresas, onde partilha eficazmente muito do seu conhecimento referente ao conceito de mais de quatro mil anos de descobertas.
A sua atividade diária – aquela a que mais dá de si mesma e da qual nutre especial atenção – é a Consultoria de Feng Shui. Estas consultas permitem harmonizar, equilibrar e potenciar as energias das casas e dos espaços empresariais, ajudando os ocupantes a atingir determinados objetivos como a saúde, os relacionamentos, o reconhecimento social, entre muitos outros, uma vez que a casa/espaço é o reflexo das pessoas que nela habitam/coabitam. “Sou uma pessoa que gosta de fazer tudo pelo melhor, sou muito perfecionista e muito dedicada aos meus clientes. Tenho perfeita noção de que lido com as vidas das pessoas de uma forma íntima e profunda. Quando estamos a trabalhar num projeto, é como se fossemos os «médicos» da casa ou da empresa. Algo que seja mal sugerido, pode colocar em risco o equilíbrio da família ou dos colaboradores. Assim, zelo pelo profissionalismo e considero-me muito cuidadora de todos os que acompanho”, começa por explicar Sofia Lobo Cera.
Ver o antes e o depois da dita transformação sobre os elementos do Feng Shui tem sido até então o seu estímulo diário, o que a alimenta enquanto profissional dedicada e apaixonada pela sua atividade. “É ajudar os outros a terem uma vida melhor que me satisfaz. Digo muitas vezes que o sucesso não se mede pelo dinheiro que se ganha mas sim pelo número de vidas que conseguimos transformar”, acrescenta.
Idealmente, e segundo a nossa entrevistada, deveria aplicar-se o Feng Shui na fase de planeamento e construção de um espaço de modo a que o mesmo fosse implantado no melhor local e com uma disposição e organização de acordo com os mapas energéticos do mesmo. Contudo, pode aplicar-se também em espaços em fase de remodelação ou até mais em locais já construídos e habitados. Como é então este processo? Começa-se primeiramente com um bom diagnóstico – percebe-se quais são os objetivos dos ocupantes para aquele espaço. “A seguir segue-se a fase do meu trabalho que, na verdade, se baseia em cálculos, e por fim escrevo o projeto que é posteriormente entregue ao cliente. De seguida, faço um acompanhamento da execução daquelas implementações. Quando falamos em projetos de raiz, entram também na equação Arquitetos ou Decoradores sendo que aqui, o trabalho em equipa e a empatia, tem de ser a voz decisiva, a final. É o mais importante em todo o processo”, assegura Sofia Lobo Cera. Já na fase da obra, esta é acompanhada tanto pelo Arquiteto como pelo Consultor de Feng Shui para que nada fuja ao que foi inicialmente projetado.
Certo é, todos estes projetos devem ter a personalidade e a identidade de cada cliente, sendo importante também o papel do Decorador. “Vamos imaginar que, em determinada zona do espaço eu digo que tem de estar o elemento água com alguns apontamentos do elemento árvore – e estes elementos podem ter variadas formas e características associadas no que diz respeito à cor, forma, textura, material, entre outros. Assim, o Decorador, de acordo com a sua criatividade, vai criar a harmonia ideal. Ou seja, esta harmonia acaba por se refletir no bem-estar que cumpre os elementos que se devem utilizar no Feng Shui, e claro, de acordo com o gosto do cliente”. Existe uma panóplia de soluções possíveis e enquadradas sempre e para determinado espaço. Aqui, mais uma vez, o trabalho em equipa é a chave principal.

“HOJE EM DIA O FENG SHUI É UM CONCEITO MUITO MAIS CONHECIDO”
“Em Portugal o Feng Shui tem estado em crescimento porém, como é óbvio nós, os Consultores, gostaríamos que crescesse mais, mas estamos muito felizes com a sensibilização que se tem vindo a sentir em relação ao tema. Hoje em dia o Feng Shui é um conceito muito mais conhecido. Ainda assim, há dois setores que, na minha opinião, ainda têm de expandir mais os horizontes e conhecer melhor esta metodologia: a construção civil, em que, infelizmente, ainda se encontram muitas pessoas que não são sensíveis ao bem-estar dos ocupantes dos seus projetos; e o outro é a nível empresarial, porque sinto que as empresas ainda têm receio de assumir que contactam este serviço para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores”, explica Sofia Lobo Cera.
É de referir também que, e segundo a própria, a pandemia também trouxe, apesar das adversidades que todos conhecemos, um valor maior ao Feng Shui, devido ao facto de as pessoas estarem mais em casa, de olharem e perceberem se se sentem digna e confortavelmente nos seus espaços. O teletrabalho veio, de facto, «acordar» o sentido de oportunidade de organizar/alterar o meio envolvente. “As pessoas tiveram de encontrar um posto de trabalho em casa, ao mesmo tempo que as fizesse sentirem-se produtivas e equilibradas. Posso garantir que o Feng Shui, para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, é uma ajuda preciosa”, assegura a nossa interlocutora acrescentando ainda que “tive muita sorte em relação à pandemia. Sempre fiz consultas no estrangeiro, e a questão das deslocações e do tempo que se perdia nelas fazia constantemente parte da minha vida. Agora, a implementação das consultas online (de das quais me sinto extremamente feliz com os frutos que tem dado), permitem-me realizar consultas nos mais variados países como Angola, Brasil, Singapura, França ou Espanha. Se tivesse de me deslocar, como antes fazia, não conseguia ajudar tantas pessoas”.
O futuro? Esse, passa por continuar a concretizar os sonhos das pessoas em todo o mundo, garante Sofia Lobo Cera. A mesma que espera, sobretudo, conseguir tocar o máximo no tecido empresarial português e assim apoiar a felicidade da comunidade tanto a nível pessoal, social e económico.