A NORAUTO é hoje um dos principais players de mercado, sendo uma marca de enorme prestígio, reconhecimento e excelência. No sentido de contextualizar junto do nosso leitor, de que forma é que a marca tem vindo a promover uma dinâmica de valor e qualidade em prol da satisfação do cliente?
Para a Norauto a transformação cultural e digital é o principal eixo estratégico da empresa e pretende responder a uma estratégia Client e Employee Centric. Por isso mesmo, em outubro de 2019 iniciou a sua transformação interna com o objetivo de criar uma organização mais ágil, sempre com o foco no colaborador e no cliente. Desta forma, através da metodologia agile, os colaboradores estão organizados de forma multidisciplinar, em prol de um objetivo comum: proporcionar a cada cliente uma experiência diferenciadora, que vá de encontro às suas necessidades e expectativas. Os excelentes resultados de satisfação e recomendação cliente, a notoriedade mais alta do mercado Nacional em centros de manutenção automóvel e os prémios recebidos ao longo destes últimos anos, como o Prémio Escolha do Consumidor 2021, Prémio Cinco Estrelas 2021 e Marca Confiança 2021 são o reflexo do empenho diário de cada colaborador Norauto na busca pela inovação e qualidade.
Vamos continuar a inovar no nosso setor, a apresentar produtos e serviços diferenciadores, e que facilitem a vida dos automobilistas com um objetivo bem claro: ser uma plataforma de soluções na mobilidade.
No âmbito da sua atuação e orgânica, de que forma é que a NORAUTO aposta fortemente na vertente da inovação e de que forma é que isso se reflete no serviço prestado ao mercado?
A Norauto está atenta às necessidades dos clientes e das suas expetativas, desenvolvendo serviços e produtos diferenciadores no mercado bem como aliando-se a parceiros estratégicos para procurar novas soluções e oportunidades de negócio.
A nossa aposta mais recente e vendo também a pandemia como uma oportunidade de criar novas soluções, a Norauto em linha com a sua transformação interna e com as equipas a trabalhar em projetos no método agile, permitiu de forma eficaz e rápida colocar no mercado novos serviços de proximidade para o cliente:
O SOS Baterias, em que vamos até ao cliente e fazemos o diagnóstico e substituição da bateria, o Norauto DriveR, um serviço chave na mão em que não precisa sair de casa, os nossos profissionais recolhem e entregam a viatura e ainda um serviço em parceria com a Uber no qual o cliente deixa a sua viatura na Norauto e recolhe no dia seguinte, utilizando o serviço Uber para regressar a casa.
Uma das premissas da marca passa pelo compromisso assumido com as vertentes da sustentabilidade e da energia verde. Em que moldes é que vemos esta dinâmica ambientalmente responsável e porque é que sentiram esta necessidade?
Como empresa do Grupo Mobivia, assumimos como fundamental o nosso compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e é por este compromisso que nos empenhamos e nos reinventamos.
Estamos comprometidos em melhorar o nosso desempenho utilizando para isso os recursos de forma mais eficiente e sendo proativos na procura de soluções que nos permitam criar valor em três eixos fundamentais: Pessoas, Mobilidade e Planeta.
Pessoas, porque no nosso ADN somos uma empresa que coloca as pessoas no centro da organização; Mobilidade, porque existimos para que a mobilidade dos portugueses seja acessível e sustentável para todos. Procuramos desenvolver e entregar cada vez mais soluções ecológicas, integrando a sustentabilidade como parte do plano de negócios; e Planeta, porque desenvolvemos a nossa atividade procurando minimizar o nosso impacto ambiental e simultaneamente integrar e promover o desenvolvimento das comunidades locais.
É possível aliar Inovação com Sustentabilidade e proteção do meio ambiente? Se sim, como perpetuam essas duas vertentes, ou seja, de aposta na inovação com responsabilidade e respeito pelo meio ambiente?
Aliar inovação à sustentabilidade torna-se cada vez mais uma necessidade, não só por uma questão de proteção do meio ambiente, mas também como uma forma de alcançar novas oportunidades de mercado. Para o futuro temos uma visão simples e ambiciosa: assegurar que a Mobilidade seja cada vez mais sustentável e acessível a todos e para cumprir esta visão estamos empenhados em:
Tornar as novas tecnologias de veículos acessíveis através de equipamento e serviços de manutenção sempre adaptados;
Agir no sentido de prolongar a vida útil dos veículos atuais para os tornar mais seguros e mais económicos, mais respeitadores das pessoas e do ambiente, e, em última análise, mais sustentáveis;
Permitir que todos os condutores tenham acesso a todas as utilizações possíveis do automóvel, quer este seja propriedade plena, alugado, partilhado, emprestado, para todos os dias e para ocasiões especiais;
Fornecer soluções alternativas a cada automobilista para os apoiar em todas as suas necessidades de mobilidade.
Comprometemo-nos assim em garantir que a nossa atividade, os nossos produtos e os nossos serviços oferecem soluções inovadoras e eficientes que satisfazem as expectativas dos nossos clientes, do público em geral, das pessoas e do planeta.
No trajeto da energia verde, a NORAUTO apresenta atualmente um serviço completo e vasto no que concerne à manutenção de veículos elétricos, cada vez mais em voga em Portugal. Pelo facto deste setor de mercado, dos veículos elétricos, estar em crescimento, sentiram que tinham a obrigação de apresentar soluções fiáveis e eficientes neste domínio? Como o fizeram?
Como resultado dos nossos compromissos, na Norauto sentimos a necessidade de ser um dos atores da transição para uma mobilidade mais sustentável. O nosso objetivo é reduzir a nossa pegada de carbono em 30% até 2022. No entanto, as viagens feitas pelos nossos colaboradores, fornecedores e clientes têm um impacto definitivo em termos de emissões de CO2.
Por conseguinte, é nosso dever oferecer-lhes o maior número possível de soluções para limitar estes impactos. Isto pode ser visto, por exemplo, na nossa gama de scooters elétricas, trotinetes e bicicletas de assistência elétrica, para satisfazer as novas exigências dos utilizadores.
Uma das mais recentes novidades neste setor e para responder às necessidades dos nossos clientes, é a parceria entre a Norauto e a Power Dot, disponibilizando no estacionamento do centro Norauto de Cascais, carregadores para os veículos elétricos, assumindo uma vez mais o nosso compromisso com a sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade verde.
De que forma é que a NORAUTO é hoje um parceiro seguro e viável no domínio da mobilidade elétrica em Portugal?
A Mobilidade assume um papel essencial na sociedade, é mais do que uma necessidade, é um direito humano natural, que cria laços e nos permite exercer a nossa liberdade.
A Norauto trabalha diariamente no desenvolvimento de novos serviços e gamas de produtos alinhados com a estratégia Client e Employee Centric, de forma que, quer o cliente quer os colaboradores tenham uma experiência positiva e inovadora. Esta aposta nos veículos elétricos é uma forma a contribuir para uma mobilidade urbana e sustentável através da oferta de uma vasta gama de soluções de mobilidade que se adaptam ao consumidor em função das suas necessidades. Paralelamente a Norauto, trabalha continuamente na formação das nossas equipas de forma a termos técnicos especializados e garantir a satisfação dos nossos clientes.
As questões relacionadas com a vertente do compromisso sustentável e verde começam hoje, cada vez mais, a estar na dinâmica diária das marcas, mas a NORAUTO tem sido um exemplo claro dessa aposta há alguns anos. Sente que a marca, também neste sentido, foi capaz de se antecipar ao mercado com uma visão futurista e de proteção da sociedade e do meio ambiente?
Apostada em contribuir para a sustentabilidade do Planeta e para minimizar a sua pegada ecológica, a Norauto oferece fácil acesso a uma mobilidade mais limpa e mais acessível, sendo esta a base estrutural à implementação de uma ambiciosa estratégia de Desenvolvimento Sustentável destinada a tornar a empresa e todo o Grupo Mobivia, progressivamente num ecossistema de empresas com um impacto positivo no Homem e no Ambiente.
Consciente da poluição causada pelo seu setor de atividade no qual está inserida, a Norauto tem estado empenhada em reduzir o seu impacto ambiental, particularmente através da criação de canais de reciclagem. Para cada tipo de resíduo, quer seja perigoso ou não, criámos um canal específico de triagem, recolha e reciclagem. Como parte da nossa melhoria contínua, criámos um roteiro de “economia circular” cujo objetivo é produzir bens e serviços de forma sustentável, limitando o consumo e desperdício de recursos (matérias-primas, água, energia), bem como a produção de resíduos. Isto representa, no ano fiscal de 2020, mais de 785 toneladas de resíduos reciclados nos centros. Paralelamente a estas preocupações a Norauto tem investido em serviços inovadores, produtos eco friendly, redução do packaging e no ecodesign de produto, apostando na conceção ecológica e na preservação dos recursos naturais.
De que forma é que esta preocupação ambiental, de sustentabilidade e inovação tem impacto no momento em que o consumidor/cliente, escolhe um espaço para tratar do seu veículo? Sente que hoje os portugueses estão mais recetivos e sensíveis a marca que demonstram essas preocupações?
Entendemos que o atual consumidor não se foca apenas em produtos, serviços e preços, procura experiências com significado e o que as tendências de consumo nos mostram é que a sustentabilidade está no topo. O compromisso da marca Norauto com o desenvolvimento sustentável é um caminho que percorremos há já vários anos, que está integrado na nossa estratégia de desenvolvimento e é visível nas ações e decisões que tomamos. Por isso, acreditamos que quando o cliente escolhe um espaço para tratar do seu veículo deve fazê-lo tendo em conta as preocupações ambientais das empresas, garantindo por exemplo a reciclagem dos produtos.
Analisando o momento atual, de pandemia, tem sido mais difícil fomentar estas dinâmicas em torno da sustentabilidade, da inovação e do compromisso verde?
Pelo contrário. Acreditamos e vivemos o momento atual como uma oportunidade para fazer mais e melhor e principalmente inovar na nossa abordagem Client e Employee Centric, tornando-nos mais ágeis, mais competitivos e mais sustentáveis. A mobilidade elétrica cresceu neste momento atual e tivemos a oportunidade de acompanhar os nossos clientes na sua transição.
A terminar, o que podemos continuar a esperar por parte da NORAUTO de futuro? Que novidades, no domínio da sustentabilidade e da inovação, é que podemos esperar da vossa parte?
Para o futuro o que esperamos é continuar a percorrer o mesmo caminho com um modelo de negócio circular e sustentável, construído com base na confiança e na transparência da Marca. Pretendemos que esta transformação seja visível de forma a envolver parceiros, sensibilizar clientes e comunidade envolvente, e assim poderemos fazer mais e melhor pois acreditamos que mais do que nunca estamos todos despertos para a necessidade e para a importância de fazer negócio e criar valor de forma sustentável e duradoura.
Escolher NORAUTO, é…?
É permitir ao cliente ter uma experiência de compra positiva, omnicanal e diferenciadora, sendo a escolha certa para o consumidor! Na Norauto pretendemos, cada vez mais, estar mais próximos dos clientes, procurando responder às suas necessidades tendo como foco a experiência do cliente e a sua satisfação.
Estamos atentos às expectativas dos clientes e pretendemos ser reconhecidos pelos consumidores como uma plataforma de soluções de mobilidade, disponibilizando ao cliente serviços inovadores e de proximidade. Acreditamos que ao sermos esta plataforma de soluções, estaremos 15 minutos à frente e continuaremos a facilitar a vida dos automobilistas, contribuindo, assim, para a sua satisfação e confiança na Norauto bem como para uma mobilidade segura e sustentável.