
Em 2020, a seguradora MAPFRE cresceu 1,7%, comparado com uma queda no mercado segurador de Portugal de 18,8%, como consequência de uma estratégia desenvolvida durante os últimos quatro anos. Sobre esta temática, e outras, a Revista Pontos de Vista esteve à conversa com Luís Anula, CEO da MAPFRE Portugal, que nos deu uma visão mais profunda sobre a orgânica da marca e a forma como a mesma tem vindo a crescer, principalmente num ano, 2020, marcado pela pandemia e que tantos obstáculos provocou em todos os setores em Portugal e no mundo. Conheça mais de uma marca que, fruto de uma estratégia ousada e inovadora, conseguiu superar expetativas, tendo conquistado quota de mercado, cenário revelador da excelência da marca em território luso.
Nesse período, a companhia apostou no desenvolvimento da rede própria, atualmente com 106 lojas em Portugal, no desenvolvimento de grandes acordos com bancos e financeiras (Banco CTT, Bankinter, Banco Santander e RCI Bank – grupo Renault), no desenvolvimento de ramos estratégicos (autos, habitação, empresas e vida), e na transformação digital.
Sobre este crescimento em contraciclo com o mercado segurador português, Luís Anula, CEO da MAPFRE Portugal, refere: “2020 foi um ano desafiante para nós, mas ainda assim conseguimos crescer. Tivemos que gerir os impactos da pandemia e conseguimos estar sempre operativos para dar resposta a clientes, mediadores e parceiros. Devo destacar o desempenho nos segmentos automóvel, habitação e vida e sublinhar alguns dos eixos estratégicos da MAPFRE: as parcerias com bancos; o aumento da rede de lojas, quer para servir os nossos clientes e parceiros, quer para sustentar a formação dos profissionais”, acrescenta o nosso interlocutor.
ISO 22301 – A primeira seguradora em Portugal a obter o certificado em gestão da continuidade do negócio
Também em 2020, a MAPFRE foi a primeira seguradora em Portugal a obter o certificado em gestão da continuidade do negócio pela AENOR – ISO 22301, um reconhecimento notável, tendo em conta o ano desafiante devido ao impacto da Covid-19. Já em 2021, os espaços da MAPFRE foram considerados, também pela mesma entidade, locais seguros face à COVID-19, que cumprem com as mais recentes recomendações nacionais e internacionais para proteger as pessoas, sejam colaboradores, clientes, fornecedores ou outros.
Segundo Luis Anula, este reconhecimento vem confirmar que “a MAPFRE conseguiu ter um desempenho superior ao mercado em vários tipos de seguros em consequência da reformulação dos produtos, tornando-os mais atractivos, da inovação implementada nos cálculos de tarifas e na operativa, que nos tornou mais competitivos, e da gestão de sinistros em que continuamos a dar a melhor resposta”, salienta o CEO da MAPFRE Portugal, assegurando ainda que “os ramos em que tivemos melhor comportamento foram nos seguros automóvel, habitação vida e empresas, em que somos verdadeiramente especialistas, pois temos uma proposta de valor de alta qualidade para os nossos clientes e parceiros, a um preço muito competitivo”.
MAPFRE – Proximidade com os empresários
Não existem dúvidas, o segmento de empresas continua a ser uma das áreas mais estratégicas da companhia, assumindo um peso de 47%, algo que levou o responsável da MAPFRE a destacar: “Os mais representativos são, sem dúvida, os de global risks (seguros para empresas com dimensão internacional), onde oferecemos coberturas às empresas portuguesas nos seus projetos internacionais. A experiência internacional da MAPFRE, o nosso trabalho em mais de 100 países, permite-nos oferecer a resposta mais adequada para os diferentes riscos. Também ganham peso na nossa carteira os produtos dirigidos às pequenas e médias empresas. Neste segmento fizemos um importante trabalho nos últimos anos e temos todas as condições para apresentar as melhores soluções, adaptadas a cada tipo de negócio. Queremos estar próximos dos empresários deste país e muito mais agora, quando muitos estão a sofrer as consequências deste confinamento tão prolongado”.
Digitalização e Aposta na Inovação
A MAPFRE possui uma ampla experiência neste segmento de clientes, apresentando uma proposta de valor diferenciada. Além de um portefólio vasto de produtos e serviços que respondem a todas as necessidades de proteção das empresas, independentemente da dimensão ou do setor de atividade, possui profissionais especializados na assessoria aos clientes empresa em toda a rede de lojas.
Já este ano a seguradora lançou, inclusive, o novo Multirriscos Empresas, um seguro inovador para o segmento empresarial e o primeiro do mercado a contar com uma cobertura de grande impacto social, a responsabilidade ambiental.
Além disso, a Área de Clientes da seguradora permite que as empresas façam online, de forma simples e ágil, toda a gestão dos seus seguros com a MAPFRE. Disponibiliza também de forma gratuita um outro serviço totalmente inovador e exclusivo: o 360º Empresas. Esta é uma aplicação desenvolvida com uma metodologia que analisa as necessidades de proteção das empresas e propõe recomendações de melhoria para a gestão dos seus riscos. A terminar, Luís Anula, CEO da MAPFRE Portugal, assegurou que a marca continuará próxima do mercado e dos seus clientes, perpetuando uma dinâmica que assenta na promoção de valor e da qualidade, “pois pretendemos continuar a crescer e a marcar a diferença na vida das pessoas e das empresas”.
MAPFRE
A MAPFRE é um grupo empresarial multinacional com mais de 80 anos, de origem espanhola, com um dos mais completos e globais portefólios de produtos e serviços do mercado segurador mundial.
A nível internacional, é a maior seguradora espanhola do mundo, a maior multinacional seguradora na América Latina, estando no Top 15 dos grupos europeus em volume de prémios. Conta com 26 milhões de clientes, emprega 34 mil colaboradores nos cinco continentes em que opera e, no final de 2020, o total de ativos atingiu os 69.153 milhões de euros.
Em Portugal há 35 anos, a MAPFRE está presente em todo o território nacional com mais de 100 lojas, para além de uma vasta rede de mediadores e parceiros de distribuição. Tem uma jointventure com o Bankinter e com o Banco Santander. Com sede em Lisboa, trabalha diariamente para um serviço de qualidade, com foco na relação com o cliente.
Na vertente social, a Fundação MAPFRE (instituição sem fins lucrativos) contribui para o bem-estar da sociedade, sendo também a acionista maioritária do Grupo MAPFRE.
Rua Doutor António Loureiro Borges, 9 – Ed. Zenith – Miraflores,
1495-131 Algés
Telefone:210 739 283
www.mapfre.pt