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Missão Danone Nutricia: “Nutrir Todas as Fases da Vida”

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Missão Danone Nutricia: “Nutrir Todas as Fases da Vida”

Ao procurar estabelecer a Nutrição Médica como parte integrante dos cuidados de saúde, a Danone Nutricia amplia e completa a missão do grupo Danone de levar  saúde através da alimentação a um maior número de pessoas, e acredita no poder da nutrição clínica para fazer a diferença positiva e comprovada na saúde. Como nos pode descrever a diferença que a mesma já fez na sociedade e, em particular, nas áreas em que atua?
A Missão da Danone Nutricia (Divisão de Nutrição Especializada do Grupo) é “Nutrir Todas as Fases da Vida”, indo ao encontro das necessidades específicas da população, tentando garantir o máximo de acessibilidade a esta tipologia de produto.
O papel da Nutrição Clínica é essencial na gestão da malnutrição associada à doença tendo por isso um papel chave na recuperação das doenças, como por exemplo o cancro, AVC, COVID-19, doenças inflamatórias do intestino, entre muitas outras, aumentando a qualidade de vida e a sobrevivência dos doentes.
A Danone Nutricia prima pela excelência na investigação, e todos os seus produtos antes de serem colocados no mercado são previamente estudados e testados em ensaios clínicos com doentes, tal como acontece nos medicamentos, assegurando que a nutrição clínica tem realmente um papel diferente daquele que estamos habituados a assumir.

A Danone Nutricia desenvolve soluções nutricionais específicas que ajudam na recuperação de indivíduos com baixa ingestão proteica e/ou energética na sua alimentação. Qual a importância de suplementos nutricionais orais ou alimentação entérica para o tratamento e recuperação de pacientes?
Grande parte dos protocolos internacionais e nacionais de tratamento de doenças ou condições clínicas, como é o caso da oncologia, COVID-19, disfagia e internamento em UCI, inclui recomendação de uso da alimentação entérica e, nomeadamente, os suplementos nutricionais orais. Além disso, esta é uma categoria já comparticipada em quase todos os países da Europa.Infelizmente Portugal é um dos poucos países onde essa realidade ainda não existe.
Em 2020 lançámos o Fortimel Compact Protein Sabores Sensoriais, desenvolvido para doentes oncológicos com alterações de paladar. Produto único e muito relevante, dado que 70% dos doentes oncológicos sofrem alterações de paladar e no olfato, na sequência dos tratamentos a que são sujeitos. Lançámos também, em tempo record, o Nutrison Protein Intense, alimentação por sonda desenhada para doentes em UCI, como por exemplo para os doentes internados por COVID-19.
Já em Junho vamos lançar o Fortimel Advanced, uma fórmula única desenhada para a recuperação funcional dos doentes com eventos agudos como as fraturas da anca ou AVC. O Fortimel Advanced é o único produto com indicação na sarcopenia, doença que se carateriza pela perda de força e massa muscular.

Enquanto que para muitas empresas a inovação é negligenciada e não recebe a devida importância, outras organizações tratam o tema como parte do core business, a ponto de ele ser essencial para o posicionamento estratégico das marcas, como é o caso da Danone Nutricia. De que forma a inovação em saúde se tornou num dos principais desideratos desta unidade?
A Inovação na Danone Nutricia acompanha quatro áreas diferentes:
Nutrição Clínica, cujos exemplos enunciamos anteriormente, e que procuramos que venha colmatar necessidades ainda existentes como por exemplo as alterações paladar em doentes oncológicos que comprometem a ingestão nutricional adequada, e tão necessária na recuperação.
– Nutrição Clínica Pediátrica, iremos ter novidades relativamente a NEOCATE, produto para tratamento de Alergia Severa à Proteína do Leite de vaca, e que passou recentemente a ser comparticipado.
– Leites para bebés: somos a única empresa no mercado com 50 anos de investigação avançada em Leite Materno especificamente, e deve-se a essa Investigação a nossa mais recente Inovação Aptamil Profutura com ingredientes idênticos aos encontrados no leite materno.
– Nutrição Infantil onde somos cada vez mais sustentáveis, sendo Bledina a única marca no mercado de alimentação infantil que assenta na prática de Agricultura Regenerativa, acabando de lançar também uma gama 100% vegetal à base de leite de coco.

Prova disso mesmo é aquela que é considerada a “maior inovação dos últimos anos em leites de transição”, APTAMIL PROFUTURA – a gama mais avançada de Aptamil, disponível exclusivamente em farmácias. Destinada a bebés e ao seu sistema imunitário, quais são os componentes que asseguram e ajudam no fortalecimento do mesmo?
É uma inovação completamente diferenciadora e disruptiva a vários níveis. É realmente a gama de leites infantis mais avançada de Aptamil que representa, uma aproximação ainda maior à investigação do leite materno: Aptamil Profutura tem componentes funcionais, como oligossacáridos, prebióticos, posbióticos e ainda vitaminas que ajudam no fortalecimento do sistema imunitário do bebé.
Além da fórmula, mais avançada, e que ajuda o sistema imunitário dos bebés, tem também uma embalagem única no mercado que é mais higiénica, proporciona uma mais fácil preparação com uma só mão, sendo adaptada quer para destros quer para canhotos.

Por que razão esta solução é considerada uma inovação de excelência? Quais foram os trabalhos/investigações e tecnologias utilizadas no processo da sua concretização?
A fórmula de Aptamil Profutura tem componentes idênticos aos encontrados no leite materno de forma a conferir alguns dos seus benefícios, nomeadamente ao nível da microbiota intestinal e do sistema imunitário do bebé.
Tem também uma extensa investigação de cada um dos nossos ingredientes funcionais: modelos de investigação in vivo e in vitro com efeito positivo na microbiota intestinal dos bebés.
Temos também resultados de estudos clínicos e outros estudos promissores ainda em curso com bebés saudáveis, que demonstram um melhor equilíbrio da microbiota intestinal, consistência de fezes e diminuição de sintomas gastrointestinais comuns nos bebés.

Concorda que a relação com a tecnologia tem proporcionado resultados substanciais no desenvolvimento de soluções avançadas para atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes, sem perder a proximidade com as pessoas? Qual é a tendência na área da saúde para um período a médio e longo prazo?
Durante o período pandémico o distanciamento físico é colmatado com meios digitais. Enquanto empresa o contacto com pais, pacientes e profissionais de saúde é essencial, pois é desta interação que nascem as melhores propostas de valor que desenvolvemos com a ciência mais avançada. No futuro teremos com certeza redes de contacto híbridas, mas a tecnologia não substituirá o contacto.

Para o futuro, o que está a ser preparado pela Danone Nutricia para dar seguimento à missão de Nutrir Todas as Fases da Vida?
Para Nutrir todas as Fases da Vida e conseguir que a nutrição clínica chegue a toda a população que dela necessita – cerca 100 mil pessoas em Portugal necessitam de apoio nutricional com recurso a nutrição clínica – a Danone Nutricia, em conjunto com outros intervenientes, tem feito todos os esforços para que a importância desta categoria seja reconhecida, de forma a tornar-se mais acessível.