Com mais de 22 anos de experiência, a Metro Radical tem hoje uma relação privilegiada, duradoura e de grande confiança com os seus clientes. Como nos pode descrever os elementos que levaram a desenvolver estas relações?
Os elementos que levaram a desenvolver as relações foram uma preocupação permanente com a real leitura das necessidades e expetativas do cliente, cultivando uma cultura de aproximação visando a sua fidelização.
Basicamente nos últimos dez anos trabalhamos a 90% por convite o que significa que quem procura os nossos serviços vem recomendado e com a reais expetativas do tipo de serviço que a Metro Radical lhe pode oferecer.
O perfeito conhecimento da atividade da Metro Radical e o respeito pelo seu compromisso, assumiu-se em dois setores diferenciados no âmbito dos serviços de manutenção e higiene. Fale-nos um pouco destas duas vertentes.
• Limpeza de manutenção de edifícios de escritórios de prestígio;
• Limpeza de manutenção de edifícios residencial premium;
• Facilities Services;
• Serviços corporate e gestão de casas
de férias;
• Limpezas sazonais ou pontuais de residências;
• Limpeza e reabilitação de pedra natural;
• Limpeza e impermeabilização de têxteis do lar (tapeçarias, tapetes, cortinados, sofás).
Quais são os principais desafios da marca para o futuro?
Nós somos e pretendemos continuar a ser uma PME. Este ano fomos premiados pela Scoring como uma das TOP 5% MELHORES PME DE PORTUGAL 2020.
Fazer a diferença no mercado de higiene e manutenção de espaços indoor, marcando a diferença não pela dimensão e nº de colaboradores, mas sim pela qualidade do serviço, mantendo um comportamento ético e responsável, dedicado e com atenção ao detalhe melhorando continuamente a parceria com os nossos clientes num crescimento sustentável.
Enquanto Manager da Metro Radical, a Ilda Reis está à frente desta organização que contém um longo período de história – e desta história fazem parte 120 colaboradores. De que forma este cargo tem posto à prova a sua capacidade de resiliência?
A capacidade de resiliência é posta à prova quase diariamente, existe uma grande rotatividade, por se traduzir em trabalho precário, com horários de trabalho que pressupõe pré e pós laboral sobretudo na limpeza de manutenção de escritórios, “supostamente” de mão-de-obra não qualificada, muitas vezes não valorizada, descriminada, incompreendida.
Para contrariar esta situação, nós formamos, incentivamos, dignificamos, motivamos, todos os colaboradores, proporcionando um bom ambiente de trabalho fornecendo-lhes os recursos e meios necessários ao desempenho das tarefas inerentes as suas funções, contribuindo assim para a sua valorização pessoal, cultivamos a o princípio de que todos os trabalhos são dignos, e da grande importância e impacto que esta atividade tem na sociedade. Como contribuímos diariamente para o bem-estar e qualidade de vida dos utilizadores dos espaços que limpamos e higienizamos.
Para contrariar a precariedade própria da atividade do pré e pós laboral tentamos organizar equipas em que os mesmos colaboradores possam assegurar tarefas que se traduzam num mínimo de 30h semanais.
Faz parte das práticas da Metro Radical a formação continua on job e a promoção interna dos recursos humanos a postos de maior responsabilidade e de chefia. Incentivamos todos os colaboradores que se identificam com a política de qualidade da Metro Radical com a atribuição de prémios mensais por assiduidade e resultados, e anualmente na gratificação ao balanço.
Dos 120 colaboradores efetivos, a Metro Radical é composta maioritariamente por mulheres (90%), desde a CEO aos serviços administrativos, financeiros, gestão da qualidade e operacionais.
A nível pessoal, interessa compreender quem é a Ilda Reis. O que nos pode contar sobre o seu percurso?
Por razões pessoais fui viver para Paris em 1982.
Após terminar a formação académica, decidi trabalhar numa grande empresa da minha área de atividade, limpeza e manutenção. Fiz todo o percurso, atravessei literalmente todas as áreas e departamentos da empresa desde o administrativo, financeiro, supervisão, gestão da qualidade e operacional.
Acabei por ficar responsável pelo dossier da gestão da qualidade em cinco hotéis de grande prestígio no centro de Paris e duas sedes de duas empresas multinacionais.
Adquiri o gosto pelo detalhe e pela minucia do trabalho perfeito, tornei-me assim perfecionista, e realizei que esta seria a minha área de atividade em qualquer parte do mundo.
Assim quando voltei a Portugal de imediato decidi constituir a Metro Radical.
O que a move diariamente, enquanto líder de uma empresa que tem como objetivo fazer o melhor pelos seus clientes?
O que me move são os clientes.
Os clientes escolhem a Metro Radical mas nós também escolhemos com quem pretendemos trabalhar.
Regra geral, os nossos clientes são proprietários de edifícios, fundos de investimento ou gestores que tem a preocupação de proporcionar às empresas arrendatárias dos seus edifícios de Prestigio um conjunto de serviços de qualidade, com preocupações ambientais, funcionalidades, certificações, (LEED, e outras), dotando o edifício de todos os recursos de bem-estar, como zonas de lazer, estacionamento de bicicletas, zonas de carregamento de automóveis elétricos, energia ecológica, sistemas de renovação do ar e recolha de resíduos diferenciada.
Os mesmos princípios e resoluções estão implícitos da política das e grandes empresas nacionais e internacionais com as quais temos o privilégio de ser parceiros.
Por fim, escolher a Metro Radical significa…?
Significa escolher uma empresa parceira do cliente, com a garantia da plena satisfação no serviço executado, com qualidade e atenção ao detalhe, realizado por uma equipa de colaboradores formados e motivados, uma empresa certificada na qualidade em constante atualização.
Regularmente, pelo menos a cada dois anos, estamos presentes em feiras internacionais do nosso setor de atividade, onde procuramos atualizar-nos sobre tecnologia, equipamentos, metodologia, produtos e acessórios que vão surgindo a nível internacional, que otimizem e facilitem os resultados operacionais da nossa atividade.
Sendo uma PME a Metro Radical tem desenvolvido nos últimos cinco anos ações de responsabilidade social corporativa, apoiando entidades de solidariedade social e sem fins lucrativos, tanto a nível financeiro como ao nível da prestação de serviços.
A nível financeiro apoia instituições de caracter social designadamente entidades de apoio à deficiência profunda, e entidades de apoio a bairros desfavorecidos.
A nível da prestação de serviços de limpeza para entidades de solidariedade social onde os serviços são bastante necessários e dispendiosos, podendo desta forma utilizar a verba que lhes estava destinada para outros fins.