Início Atualidade “A tecnologia serve em qualquer atividade para otimizar e melhorar os serviços prestados”

“A tecnologia serve em qualquer atividade para otimizar e melhorar os serviços prestados”

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“A tecnologia serve em qualquer atividade para otimizar e melhorar os serviços prestados”

Muitos afirmam que o trunfo da tecnologia e digitalização passou a ser um trunfo inquestionável no imobiliário, contudo não nos podemos esquecer que este setor é feito “por pessoas e para pessoas”, o que leva a crer que a tecnologia não consiga eliminar a importância das relações que se constituem. Concorda com esta afirmação? Porquê?
Concordo em absoluto. A tecnologia serve em qualquer atividade para otimizar e melhorar os serviços prestados. No nosso caso, e falando da APP da CENTURY 21, o cliente tem acesso a todos os imóveis da rede em tempo real, com toda a informação detalhada, e pode de imediato agendar visita. Os consultores e os proprietários recebem o pedido e articulam logo o agendamento. Podem inclusivamente fazer proposta de aquisição, e acompanhar o estado da mesma. Não obstante esta facilidade e até assertividade, estou totalmente convicta que não haverá nenhum comprador a fazer aquisição sem visita ao imóvel, negociação presencial com o consultor, e concretização do negócio (CPCV e escritura) com todos os intervenientes sentados a uma mesa.
Para além do negócio em si, vejo claramente as sinergias da minha equipa, e embora muito do trabalho seja feito à distância, há sempre a necessidade de estar em contacto com os colegas, trocar experiências, e pura e simplesmente conviver.

No que diz respeito à Century 21 Arquitetos Porto e Gondomar, de que forma instituíram a vertente tecnológica sem descurar da proximidade com os clientes?
Tivemos realmente uma aposta clara nas ferramentas tecnológicas, que iniciámos ainda antes da pandemia. Era o nosso foco para 2020, sem saber que seria fundamental para ultrapassarmos esse ano. Claro que nunca descorámos aquilo que é o nosso maior trabalho: relações. Essas foram e serão sempre a base da nossa atividade. Durante o confinamento, usámos todas as ferramentas tecnológicas ao nosso alcance para continuar a alimentar essas nossas relações, mantendo sempre contacto próximo com os nossos clientes, parceiros e colegas, e garantindo que caso fosse necessário algum apoio, alguma ajuda, estávamos próximos e disponíveis.

Podemos afirmar que esta revolução digital, sendo um dos efeitos transformadores da pandemia, trouxe novos desafios e oportunidades para o mundo dos negócios, e o setor imobiliário não é exceção. Quais têm sido as grandes vantagens desta mudança de paradigma para a Century 21 Arquitetos Porto e Gondomar?
É inequívoco que estamos numa era digital. As pessoas passam muito tempo nas redes sociais, e os eventos online ganham assim muita importância. Hoje em dia não faz sentido promover um imóvel como fazíamos há dois anos atrás. A nossa aposta, principalmente em vídeo, faz com que a nossa empresa esteja sempre em destaque e, por essa razão, seja uma das primeiras referências para os clientes. É também claro para eles, que o nosso serviço é distinto, e que procuramos diariamente melhorar e inovar para garantirmos as melhores ferramentas de mercado.

Já para o mercado em si e para os clientes da Century 21 Arquitetos Porto e Gondomar, quão benéfico é ter ao dispor as novas práticas digitais? O que é que lhes permite?
Como referi, temos a certeza de ter o melhor serviço na área tecnológica para o nosso cliente proprietário. Ainda antes da pandemia, apostámos na aquisição do equipamento necessário para realizar as reportagens virtuais dentro da nossa empresa, e não ser necessário recorrer a serviços externos. Isto permitiu-nos melhorar e inovar, e termos hoje em dia uma reportagem virtual totalmente distinta das restantes usadas no mercado. Aliámos esse serviço com o virtual staging, vistas aéreas, virtual open house ao vivo (para responder a questões em direto), e exportamos para todas as redes sociais, e para os melhores portais imobiliários. Os nossos imóveis têm por isso a maior visibilidade possível, o que automaticamente aumentou a nossa taxa de conversão. Quando no mercado assistimos a um aumento do tempo de venda de um imóvel, na nossa empresa invertemos essa tendência.

Terá sido esta uma mudança necessária que foi acelerada, mas que era inevitável? 2021 é o ano da consolidação do digital no setor imobiliário?
Sem dúvida. 2021 foi o ano com o melhor arranque, desde que estamos nesta atividade, principalmente por esta aposta nas ferramentas tecnológicas.
Se estivermos atentos ao mercado internacional, principalmente mercados mais maduros como os EUA ou o Canadá (por exemplo), vemos diariamente novas abordagens, novas ferramentas, que podemos importar e adaptar. Estamos todos muito mais focados nesta área, e a contribuir para um serviço mais assertivo e de grande qualidade na mediação imobiliária.
Continuando esta aposta e estas boas práticas, estamos a construir um setor mais profissional e, por conseguinte, mais creditado.