Início Atualidade Kaspersky junta Geek’alm e Farfetch para debater oportunidades das mulheres em tecnologia

Kaspersky junta Geek’alm e Farfetch para debater oportunidades das mulheres em tecnologia

0
Kaspersky junta Geek’alm e Farfetch para debater oportunidades das mulheres em tecnologia

O primeiro episódio da campanha Women in Tech @ Kaspersky Portugal foi hoje lançado no YouTube e conta-nos a história de Ana Carolina Cardoso, Software Engineer na Farfetch, plataforma mundial líder no mercado da moda de luxo online. Ana Carolina é formada em Informática para a Saúde pelo Instituto Politécnico de Leiria, contando com cerca de 10 anos de experiência na área. Na Farfetch desde 2016, considera-se uma verdadeira apaixonada por tecnologia e por toda a sua vertente técnica.

Ao longo de cerca de 30 minutos, Ana Carolina Cardoso partilha agora a sua visão em relação ao mundo tecnológico e às temáticas da igualdade de género, onde reconheceu o crescente investimento das empresas na promoção de medidas igualitárias e realçou a falta de profissionais do sexo feminino no setor de IT.

Durante a conversa, a Software Engineer da Farfetch aborda igualmente a sua experiência e percurso profissional até chegar ao cargo atual, assim como analisa questões em torno da igualdade de género, políticas empresariais de equidade, carreira e atração e retenção de mais mulheres no setor. E deixa o conselho: “Se é mesmo isto que querem fazer, não tenham medo. Este é um mundo ainda dominado por homens e, para revertermos isto, precisamos de mais mulheres. Não tenham medo de arriscar e de serem quem são, de serem confrontadas ou de responder. Se nós tivermos medo e não arriscarmos, nunca vamos transformar este mundo de homens num mundo igual”.

A presença feminina na tecnologia tem vindo a crescer ao longo dos anos, fazendo com que este seja cada vez menos um universo associado aos homens, mas ainda há muito espaço para evoluir. As mulheres continuam a ser uma minoria no mundo da tecnologia e é preciso continuar a reverter esta tendência.

A Women in Tech @ Kaspersky Portugal é a nova campanha da Kaspersky, que dá voz às várias mulheres portuguesas que trabalham no setor de IT e cuja carreira poderá inspirar mais mulheres a juntarem-se ao mundo da tecnologia. Esta campanha, transmitida no Youtube e constituída por três episódios, promove conversas informais com convidadas exclusivas de grandes empresas em Portugal, que partilham as suas experiências, oportunidades e desafios no acesso à profissão e na evolução da sua carreira. Este conjunto de entrevistas procura desmistificar alguns preconceitos associados à profissão no feminino e encorajar jovens a ingressarem no mundo das tecnologias.

Assista aqui à primeira conversa. Todas os episódios da campanha estarão disponíveis no canal de YouTube da Geek’alm.