Iniciativa D-Way reúne especialistas para melhorar o cuidado das pessoas com diabetes em Portugal 

Os números mais recentes confirmam que a diabetes é um dos desafios de saúde que mais cresce no século XXI.

417

De acordo com as previsões partilhadas na 9ª edição do Atlas da Diabetes, uma publicação da Federação Internacional da Diabetes datada de 2019, esta doença afetava em 2019 9,3% dos adultos, algo como 463 milhões. O que significa que as estimativas de há uma década, que previam a existência de 438 milhões de pessoas com diabetes em 2025, já foram ultrapassadas, confirmando que este é um dos desafios de saúde que mais rápido tem crescido no século XXI, sendo apelidado por alguns como uma “pandemia”. Por cá, segundo a mesma fonte, a prevalência da doença entre os adultos chega já aos 14,2[1], o que nos torna um dos países com números mais elevados no território europeu. Existem muitos motivos para colocar a diabetes na ordem do dia e procurar respostas para os desafios colocados por estes números através do D-Way: Um novo caminho para a Diabetes, uma iniciativa do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), com o apoio da Boehringer Ingelheim, que irá juntar especialistas para encontrar as melhores práticas e políticas capazes de melhorar o cuidado das pessoas com diabetes em Portugal.

Na perspetiva da Dra. Maria de Belém, Presidente da comissão de honra da iniciativa D-Way, “A diabetes é uma doença muito pesada; em primeiro lugar, para os que dela padecem e suas famílias, em segundo lugar, para a sociedade em geral pelos custos sociais e económicos que acarreta e, em terceiro lugar porque não estamos a conseguir baixar os seus níveis de incidência”.

Tendo a pandemia da COVID-19 como pano de fundo, e a necessidade de dar início a um novo ciclo de planeamento na saúde, os cuidados das pessoas com diabetes tipo 2 destacam-se como uma problemática central. Apesar de todos os avanços, é preciso fazer mais: identificar e enquadrar os recursos e os instrumentos das política e de governação que permitam reforçar a capacidade do sistema de saúde, identificar as boas práticas e envolver agentes e contribuidores para a criação de um consenso e de uma visão de futuro, inovação e desenvolvimento dos cuidados para as pessoas com diabetes que, segundo as estimativas, têm tendência a aumentar ainda mais. No culminar deste percurso teremos o lançamento de “ um documento (Policy brief) de cariz estritamente cientí­fico e sintetizar um conjunto de informações, opiniões e visões de pessoas que estão no terreno e de instituições das quais depende globalmente o tratamento desta doença”, de acordo com o Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Investigador principal da iniciativa D-Way e Presidente do conselho científico do ISBE.

Para delinear o caminho, a Iniciativa D-Way convida especialistas de diferentes áreas, a quem pede o contributo para a discussão e melhoria das metodologias e propostas, um convite que se traduz num percurso, composto por várias fases, das quais se destacam a realização de dois seminários, o primeiro já no dia 1 de julho, que irá ter como tema ‘Resources and tools for Governance in Diabetes’.

O seminário é gratuito, mas exige inscrição prévia, que deverá ser feita em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcYRnWghhg71CQCXcjTSr-ceRt_3sMeZY8Y4c4bLG__rQCXA/viewform