O Dia Internacional da Cerveja, um evento mundial assinalado em mais de 50 países e que este ano é celebrado no dia 6 de agosto, foi a data escolhida pela Associação Cervejeiros de Portugal para lançar a campanha “Saber Cerveja” um programa da Associação que visa aproximar o setor dos consumidores, com mais conhecimento e saber sobre Cerveja num sentido lato, deste temas relacionados com a sua composição, saúde, nutrição, gastronomia, responsabilidade social, cultura cervejeira e, claro, a sua naturalidade e autenticidade. O vídeo que dá corpo a esta campanha pode ser visualizado aqui.
A campanha estará presente nos canais FOX, FOX Comedy, FOX Crime, FOX Life, FOX Movies e National Geographic por duas semanas. No Facebook e Instagram do Saber Cerveja, bem como no Linkedin da Cervejeiros de Portugal, as celebrações da efeméride começarão mais cedo e pautarão os seus conteúdos numa homenagem a toda a cadeia de valor da Cerveja, desde quem semeia a cevada e lúpulo, a quem a serve, aos nossos restaurantes, cafés, hotéis, bares e discotecas que vêm agora o alívio das medidas de contenção da propagação da covid-19. No dia da efeméride, a Cervejeiros de Portugal desafiam ainda os portugueses a partilhar uma foto de uma cerveja, marcando o hashtag #VivaCerveja e a página @sabercerveja, ativas no Facebook e Instagram, de forma a esta homenagem e celebração chegar a todo o setor.
Francisco Gírio, Secretário-Geral da Associação Cervejeiros de Portugal reforça que “habitualmente, o associativismo não está tão próximo dos consumidores. Para romper este paradigma criámos a marca e programa Saber Cerveja, que visa informar e trazer mais saber sobre cerveja que hoje conta, cada vez mais, com novos sabores e formas de consumo, sempre com a moderação em pano de fundo. Mas a ação do Saber Cerveja vai mais longe do que um hub de informação em plataformas sociais: neste ano e meio atípico, e particularmente difícil para o setor, a associação criou ao abrigo deste programa a Academia da Cerveja, um conjunto de cursos de curta-duração para profissionais do setor Horeca, e publicou o Guia dos Cervejeiros em Portugal 2020-2021, um mapeamento do melhor que se faz nos 18 distritos e ilhas em matéria de cerveja, promovendo as cervejeiras nacionais, industriais e artesanais, que hoje são mais de 100 empresas”.
Exclusiva para profissionais do canal Horeca, a Academia da Cerveja conta com a parceria da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, para dinamização junto dos profissionais do setor, do TP-Turismo de Portugal, para a certificação da formação e da APTCM – Associação Portuguesa dos Técnicos de Cerveja e Malte, no apoio técnico e bolsa de formadores. O setor cervejeiro tomou esta iniciativa no sentido de responder a uma lacuna no mercado em matéria de informação e especialização destes profissionais que, todos os dias, interagem diretamente com os consumidores, contribuindo para a qualidade e competitividade da atividade turística e de restauração, face às atuais tendências e exigências do mercado global. As formações teórico-práticas contam com três níveis: o Módulo Prata: “Saber Servir Cerveja”, que já contou com cerca de 70 formandos e, após o verão de 2021, será dinamizada a primeira sessão do Módulo Gold: “Saber Comunicar Cerveja”, para efeitos de harmonização ou degustação.
O Guia dos Cervejeiros em Portugal 2020-2021 é também uma iniciativa Associação Cervejeiros de Portugal e do projeto Saber Cerveja, cujo resultado foi a reunião de mais de 100 produtores no continente e ilhas, demonstrando a capilaridade desta cadeia de valor, bem como a determinação de cervejeiros e microcervejeiros que desenvolvem, em nome do setor, toda uma variedade de sabores e aromas, sempre com a frescura e qualidade em denominador comum, em cada canto de Portugal. Além do empreendedorismo e inovação patentes no crescimento do setor, o Guia “Cervejeiros em Portugal 2020-2021”, ilustra também a diversidade da oferta cervejeira, tendo sido mapeadas as marcas de cerveja que podem ser saboreadas em muitos Brewpubs e Tap Rooms de Portugal. Em muitos deles há a possibilidade da realização ou agendamento de visitas, ou de combinar o consumo da cerveja com espaços de restauração, para a celebração da cultura cervejeira.
Em 2020, um ano verdadeiramente atípico, a evolução da produção, vendas e consumo de cerveja foi, naturalmente, de queda generalizada uma vez que o consumo de cerveja em Portugal e no mundo é, marcadamente, de carácter social e de convívio. Segundo estatísticas da Associação Cervejeiros de Portugal, a produção total de Cerveja em 2020 fixou-se nos 659 Milhões de litros, tendo caído 7,3% face a 2019. Já as vendas registaram uma queda de 15%, tendo sido consumidos no mercado doméstico cerca de 469 Milhões de litros de cerveja no ano passado. Em 2020, o setor exportou 194 Milhões de litros de cerveja, uma subida de 9% face o período homologo (177 Milhões de litros de cerveja), fruto da reabertura de mercados, especialmente no segundo semestre de 2020.