Início Atualidade “O balanço da minha relação com a GSK não podia ser mais positivo”

“O balanço da minha relação com a GSK não podia ser mais positivo”

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“O balanço da minha relação com a GSK não podia ser mais positivo”

A GlaxoSmithKline (GSK) é hoje uma das empresas farmacêuticas mais inovadores a nível mundial, perpetuando uma dinâmica que assenta na promoção da qualidade de vida e da melhoria da saúde. Desta forma, e no sentido de contextualizar junto do nosso leitor, de que forma é que a marca, em Portugal, tem vindo a contribuir para o lema com que se apresenta: “Ajudar as pessoas a fazerem mais, sentirem-se melhor e viverem mais tempo”?

A GSK Consumer Healthcare é uma das empresas líderes mundiais focada no autocuidado da saúde. Trabalhamos para oferecer às pessoas os melhores e mais inovadores produtos do mercado para cuidar da sua saúde, no dia a dia, e fazêmo-lo sempre, colocando-as no centro das nossas decisões. Pensamos por e para elas porque os nossos clientes e consumidores são a nossa única prioridade. Por trás das nossas marcas, reconhecidas em centenas de países, existe um legado científico impressionante que as sustenta e nos torna líderes de mercado em categorias como a saúde oral, analgésicos musculares ou articulares e multivitamínicos. O nosso compromisso com os portugueses é oferecer-lhes sempre esta máxima excelência. É por isso que, nos últimos dois anos fortalecemos as nossas principais marcas e lançámos mais de dez novos produtos, respondendo a esta máxima de estarmos próximos das reais necessidades das pessoas. O nosso esforço tem sido recompensado com a sua confiança: somos os líderes portugueses no mercado de OTCs e na Categoria de Saúde Oral.

É inevitável falar da pandemia da COVID-19 que assolou o mundo de uma forma feroz e atroz. Desta forma, como é que a marca tem vindo a lidar com este novo paradigma e de que forma é que tem mantido os seus esforços na promoção e em prol de uma Saúde Inovadora e Diferenciadora?

A pandemia causada pela Covid-19 revelou uma realidade que permaneceu um tanto escondida por outras questões sociais, políticas ou económicas: cuidar da nossa saúde e dos nossos entes queridos é uma prioridade. Prevenir e proteger a nossa saúde tem sido e é uma necessidade absoluta. Todos nos esforçamos muito aumentar as nossas medidas de higiene, evitar adoecer, cuidar mais do nosso sistema imunitário … e para complementar todas estas medidas, a GSK Consumer Healthcare acaba por ser um aliado essencial: temos marcas líderes em ajudar a cuidar de gengivas e dos dentes como Parodontax e Sensodyne; temos os multi-vitamínicos Centrum e agora Centrum Imuno-C que ajuda a reforçar o sistema imunitário e marcas como Vibrocil e Rhinomer, que ajudam o nosso sistema respiratório a funcionar de forma mais eficiente. Sabíamos que os nossos consumidores estavam mais preocupados com estas questões e durante os meses mais difíceis da pandemia redobrámos os esforços para garantir que o fornecimento de produtos e a disponibilidade de marcas fossem totais. Posso dizer com orgulho que fomos bem-sucedidos.

De que forma é que conseguir manter o foco, mesmo em tempos de pandemia, na vertente da importância das Pessoas, na continuidade do negócio e na busca incessante por soluções?

Na sua essência, é simples. Quando se tem uma prioridade tão clara, como é estar ao serviço das pessoas para que elas continuem a cuidar da sua saúde, a tomada de decisões, por mais complexa que seja, acaba por ser optar pelo lado da balança onde esse elemento é valorizado. E isto aplica-se, externamente para os consumidores e também internamente. Fomos eleitos uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal (Great Place to Work – 5º lugar na categoria de 100 a 500 colaboradores) – porque os nossos colaboradores, que antes de serem trabalhadores são pessoas e procuram também cuidar da sua saúde, sentiram-se protegidos e apoiados durante a pandemia para desempenharem as suas tarefas em total segurança. Tivémos de fazer alterações de última hora e mudar processos e rotinas de trabalho de uma semana para outra, demonstrando agilidade e adaptação ao meio ambiente, mas com uma máxima nas nossas cabeças: as pessoas e a sua saúde são prioridade. Os nossos colaboradores deram 110% de si, num ambiente complexo e incerto. Estiveram à altura do que os nossos consumidores e os nossos clientes esperam das suas marcas de confiança.

Qual tem sido o papel da GlaxoSmithKline (GSK) no domínio da vacinação e de que forma é que a marca analisa a importância deste processo a nível nacional e mundial?

À medida que a pandemia COVID-19 continua, os nossos pensamentos estão com aqueles que são afetados. A nossa principal contribuição na luta contra o COVID-19 é usar a nossa ciência para desenvolver soluções. Também estamos a fazer tudo o que podemos para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes, clientes, colaboradores e comunidades.

Consistente com os nossos valores e papel como uma empresa de saúde global, liderada pela ciência, continuamos a tomar decisões informadas pela ciência mais recente e em consulta com as principais autoridades de saúde.

Desde o início da pandemia, temos procurado maneiras de aproveitar a nossa experiência científica e tecnologia para fazer a diferença. Como resultado, estamos a trabalhar com vários parceiros para desenvolver potenciais vacinas e tratamentos COVID-19 da forma mais rápida e segura possível. Estamos empenhados em garantir que as vacinas COVID-19 cheguem às pessoas que delas necessitam. Em setembro de 2020, ao lado de outros líderes da indústria, Emma Walmsley, a nossa CEO, assinou uma lista de compromissos para garantir o acesso equitativo global às vacinas e tratamentos COVID-19.

Falando um pouco de si, quem é Mariana Carvalho e de que forma é que o seu percurso se cruzou com a GlaxoSmithKline (GSK)? Que balanço faz da sua ligação com a marca?

Sou atualmente a Country Manager da GSK CH em Portugal e tenho o privilégio de ter tido a experiência de trabalhar em diferentes multinacionais em funções comerciais tendo passado pela Nielsen, Diageo e agora GSK. Como uma pessoa que gosta de experiências e de mudança, tive a oportunidade de trabalhar seis anos nos EUA em posições regionais e globais, líderando equipas multi-disciplinares e conhecendo diferentes mercados, realidades e culturas, o que sem dúvida aportou muitíssimo ao meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Sou também a mãe de um menino de cinco anos, razão pela qual há três anos regressei a Portugal, para lhe proporcionar um crescimento mais perto da familia e dos valores que nos caraterizam. Foi assim que me cruzei com a GSK – uma oportunidade e um novo desafio na hora certa.

O balanço da minha relação com a GSK não podia ser mais positivo. Tem sido uma experiência muito gratificante, de muitos desafios, oportunidades, conquistas e crescimento. Tenho a sorte de trabalhar num negócio que se foca em ajudar as pessoas a cuidarem da sua saúde no dia a dia. Mas, acima de tudo, tenho uma equipa fantástica e estou rodeada de pessoas incríveis, que são a minha maior fonte de energia e onde a confiança, o espírito de colaboração e parceria nos permite atingir com sucesso os resultados a que nos propomos.

De que forma é que carateriza o seu estilo de liderança e qual a importância de promover um diálogo recorrente e positivo com as equipas no sentido de promover melhores resultados em prol da marca?

Eu diria que sou uma líder orientada a resultados, mas 100% focada em pessoas. Considero-me afiliativa, sem medo de mostrar vulnerabilidade, com bastante energia positiva, leal, próxima e privilegio a construção de relações de confiança, pois a confiança é o pilar base de qualquer equipa e crítico para atingir resultados. Para haver confiança, tem de se promover o diálogo e um espaço onde as pessoas se sintam seguras em poderem estar em desacordo, desafiar ou apoiar, sempre e quando o façam com positive intent e respeito. Tem de haver sempre um balanço entre pessoas e resultados e resultados e pessoas – mas as pessoas são o ativo principal de qualquer organização e o respeito, o cuidado, a humanidade são valores pelos quais me guio e tento transmitir no dia a dia.

Hoje, felizmente, o panorama está a mudar e vemos, cada vez mais, líderes femininos em cargos e funções de liderança. Na sua opinião, a que se devem essa mudança de paradigma? Sente que hoje as Mulheres têm um nível de confiança superior e que isso lhes tem permitido chegar a patamares mais elevados de gestão e liderança?

Não penso que as mudanças tenham a ver com as Mulheres terem uma confiança superior. Acredito sim, que vivemos hoje em dia numa sociedade e num mundo corporativo onde existem cada vez mais oportunidades, onde existe um maior cuidado e uma maior aposta na diversidade e inclusão – algo muito importante para a GSK e uma prioiridade para a companhia. É mais do que reconhecido e está provado o impacto na performance de uma companhia, por ter equipas com diversidade. Apostar e investir em diversidade não é apenas uma questão social; existe valor acrescentado de o fazer. As organizações crescem, avançam e alcançam melhores resultados. Equipas diversas promovem discussões mais saudáveis, trazem diferentes perspetivas, e maior engagement dos colaboradores.

Pessoalmente, acredito que as Mulheres trazem imenso valor acrescentado às organizações, tal qual o fazem os Homens, ambos com caraterísticas diferentes e não menos importantes. É o balanço dos dois, tal como é o balanço entre gerações mais novas e mais velhas, portugueses e estrangeiros e os seus diferentes pontos de vista, que maximizam o potencial de uma organização.

Ao falarmos nestas mudanças, sente que as mesmas surgiram pela capacidade que as Mulheres Líderes começam hoje a ter para assumir as suas posições ou também foi a própria sociedade que se sentiu instigada a seguir esse caminho, rumo à igualdade?

Como referi, acredito que vivemos hoje numa sociedade onde existem cada vez mais oportunidades e onde há uma maior abertura à diversidade e inclusão – fazendo parte da agenda cultural de muitas organizações.

Contudo, na minha opinião, existe também hoje da parte das Mulheres uma maior vontade, um mindset, uma ambição e uma organização diferente que nos permite ser bastante focadas e exitosas no trabalho. Acredito genuinamente que se o foco, o trabalho, o propósito e os resultados estão lá, então por uma questão de mérito e igualdade de oportunidades temos hoje em dia muitas Mulheres em posições de Líderança.

Acredita que existe uma Liderança Masculina e uma Liderança Feminina, ou a liderança positiva, motivadora e verdadeira não tem género?

A liderança positiva, motivadora e verdadeira não tem género. Eu tenho tido a sorte de ter um bom balanço de líderes Homens e Mulheres e com cada um aprendo e tiro proveito de diferentes fortalezas, e não se pense que as mulheres são necessariamente mais orientadas a pessoas e os homens mais orientados a resultados. Acho que sem dúvida caminhamos para um futuro/presente onde esse tipo de rotulagem é cada vez menor e que bom que assim é.

O que podemos continuar a esperar para o futuro por parte da GlaxoSmithKline (GSK)?

O futuro da GSK Consumer Healthcare é verdadeiramente promissor. Conforme anunciado há meses, em 2022 tornar-nos-emos numa empresa de autocuidado independente líder mundial, com marcas líderes em OTCs e Saúde Oral, com base na compreensão humana e na ciência confiável. Isto representa um desafio emocionante que enfrentamos com grande vontade e entusiasmo.

Que mensagem lhe aprazaria deixar ao universo feminino, no sentido de as Mulheres continuarem a acreditar que tudo é possível e tudo podem alcançar?

A mensagem que gostaria de deixar é que temos de trabalhar, de ter claros os nossos objetivos, o nosso propósito, para com isso desenharmos o nosso precurso e o que queremos conquistar. Temos de querer continuamente aprender, sair da zona de conforto, e estar dispostos a ter algumas dores de crescimento. Acima de tudo, sou uma forte crente na meritocracia e em estarmos dispostos a enfrentar medos, arriscar e tentar. Mas na realidade… isto aplica-se a todos nós, independentemente do género!